You are currently viewing Arte – Charge ou Cartoon

Arte – Charge ou Cartoon

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.

Uma Aventura no Mundo dos Desenhos: Charge ou Cartoon?

Santiago é chargista das edições impressas do Brasil de Fato RS – Charge: Santiago. Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2022/03/04/santiago-lanca-coletanea-com-as-melhores-charges-dos-ultimos-30-anos

Olá, artistas do 4º ano!

Você sabia que o cartoon e a charge além de um gênero textual também é uma expressão artística?

Cartoon e charge são desenhos super legais, como histórias em quadrinhos, mas com um toque especial! Eles usam o humor para contar histórias e fazer a gente pensar sobre o mundo ao nosso redor.

Mas qual a diferença entre eles?

  • Cartoon: É como um desenho animado, mas em forma de desenho. Ele conta histórias divertidas e engraçadas, com personagens que a gente adora. Os cartoons falam sobre coisas do dia a dia, como ir para a escola, brincar com os amigos e até mesmo sobre super-heróis!
  • Charge: É um desenho que faz uma crítica ou brincadeira sobre algo que está acontecendo no mundo. As charges usam o humor para mostrar como as coisas podem ser estranhas ou injustas. Elas costumam ter personagens famosos ou situações do dia a dia, mas de um jeito bem engraçado e irônico.
Jean Galvão. Disponível em: https://www.jeangalvaocartunista.com/. Acessado em: 20/09/2022

Que tal fazermos uma atividade para entender melhor a diferença entre eles?

Lembre-se: A arte é uma forma de expressar nossos sentimentos e ideias. Então, solte a imaginação e divirta-se criando seus próprios cartoons e charges!

Questão 1

Sobre as obras do texto, observe e analise. O que cada uma aborda, estilo, cores…

Por fim, registre ou dialogue com os colegas.

Questão 2

Leia a tabela abaixo, analise novamente as duas obras acima e diga o que cada uma é (charge ou cartoon).

ChargeCartoon
Faz críticas de acontecimentos recentes, envolvendo figuras públicas, como: críticas ao governo e a personalidades públicasSátiras a questões sociais, de forma atemporal e universal, como: críticas à sociedade e questionamentos sobre o cotidiano.
– utiliza linguagem verbal e não verbal
– tem humor
– faz uma leitura crítica do cotidiano
– é atual e efêmero
– precisa de contextualização
– situações particulares
– pode conter caricaturas de pessoas públicas
– linguagem verbal e não verbal
– tem humor
– faz crítica a realidade
– atemporal
– tem a sociedade como contexto
– situações e questões coletivas

Questão 3

Você conhece um artista que trabalha com desenhos?

Jean Galvão é um cartunista que vive no estado de São Paulo e publica suas criações em jornais, revistas, livros e redes sociais. Ele é um artista que tem como profissão a criação de desenhos, ilustrações, charges… 

a – Observe as obras, desta atividade, assinadas por Jean Galvão e perceba o que há de comum entre elas. 

b – Quais as cores mais usadas pelo artista?

c – Como é o traço de  Galvão, ou seja, modo como reconhecemos o artista/obra (pela forma do desenho, a linha e o contorno usado)?

Questão 4

 Agora é com você!

  • Escolha o material de desenho, como ou sem cores e uma folha. 
  • Decida se irá criar uma charge ou um cartoon, se necessário releia a tabela da questão 1.
  • Pense em algo engraçado, grave, perigoso ou problemático que aconteceu ou acontece para contar por meio da arte que irá desenhar. 

Questão 5

A principal diferença entre um cartoon e uma charge é que

(A) O cartoon é sempre colorido e a charge é sempre em preto e branco. 

(B) O cartoon conta histórias divertidas e a charge faz críticas sociais.

(C) O cartoon só tem personagens animais e a charge só tem personagens humanos.

(D) O cartoon é mais longo e a charge é mais curta.

Questão 6

A arte é importante para as crianças, segundo o texto,

(A) Porque a arte ajuda a desenvolver a coordenação motora.

(B) Porque a arte permite que as crianças expressem seus sentimentos e ideias.

(C) Porque a arte é uma forma de passar o tempo livre.

(D) Porque a arte é importante apenas para quem quer ser artista.

Para saber mais:

Acesse: PÁGINA VIRTUAL DE JEAN GALVÃO PARA CONHECER MAIS DE SEU TRABALHO. DISPONÍVEL EM: https://www.jeangalvaocartunista.com/PORTAL SÃO FRANCISCO.

Ariadiny Candido – Cartunista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3x-oQdpmk44

Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(GO-EF04AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica.
(GO-EF04AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral, entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

GALVÃO, Jean – 1972. Página virtual: Disponível em: https://www.jeangalvaocartunista.com/. Acessado em: 21/09/2022. 

Portal São Francisco. Cartunista. Disponível em:      https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/cartunista.  Acessado em: 21/09/2022