Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Uma Aventura no Mundo dos Desenhos: Charge ou Cartoon?
Olá, artistas do 4º ano!
Você sabia que o cartoon e a charge além de um gênero textual também é uma expressão artística?
Cartoon e charge são desenhos super legais, como histórias em quadrinhos, mas com um toque especial! Eles usam o humor para contar histórias e fazer a gente pensar sobre o mundo ao nosso redor.
Mas qual a diferença entre eles?
- Cartoon: É como um desenho animado, mas em forma de desenho. Ele conta histórias divertidas e engraçadas, com personagens que a gente adora. Os cartoons falam sobre coisas do dia a dia, como ir para a escola, brincar com os amigos e até mesmo sobre super-heróis!
- Charge: É um desenho que faz uma crítica ou brincadeira sobre algo que está acontecendo no mundo. As charges usam o humor para mostrar como as coisas podem ser estranhas ou injustas. Elas costumam ter personagens famosos ou situações do dia a dia, mas de um jeito bem engraçado e irônico.
Que tal fazermos uma atividade para entender melhor a diferença entre eles?
Lembre-se: A arte é uma forma de expressar nossos sentimentos e ideias. Então, solte a imaginação e divirta-se criando seus próprios cartoons e charges!
Questão 1
Sobre as obras do texto, observe e analise. O que cada uma aborda, estilo, cores…
Por fim, registre ou dialogue com os colegas.
Questão 2
Leia a tabela abaixo, analise novamente as duas obras acima e diga o que cada uma é (charge ou cartoon).
Charge | Cartoon |
---|---|
Faz críticas de acontecimentos recentes, envolvendo figuras públicas, como: críticas ao governo e a personalidades públicas | Sátiras a questões sociais, de forma atemporal e universal, como: críticas à sociedade e questionamentos sobre o cotidiano. |
– utiliza linguagem verbal e não verbal – tem humor – faz uma leitura crítica do cotidiano – é atual e efêmero – precisa de contextualização – situações particulares – pode conter caricaturas de pessoas públicas | – linguagem verbal e não verbal – tem humor – faz crítica a realidade – atemporal – tem a sociedade como contexto – situações e questões coletivas |
Questão 3
Você conhece um artista que trabalha com desenhos?
Jean Galvão é um cartunista que vive no estado de São Paulo e publica suas criações em jornais, revistas, livros e redes sociais. Ele é um artista que tem como profissão a criação de desenhos, ilustrações, charges…
a – Observe as obras, desta atividade, assinadas por Jean Galvão e perceba o que há de comum entre elas.
b – Quais as cores mais usadas pelo artista?
c – Como é o traço de Galvão, ou seja, modo como reconhecemos o artista/obra (pela forma do desenho, a linha e o contorno usado)?
Questão 4
Agora é com você!
- Escolha o material de desenho, como ou sem cores e uma folha.
- Decida se irá criar uma charge ou um cartoon, se necessário releia a tabela da questão 1.
- Pense em algo engraçado, grave, perigoso ou problemático que aconteceu ou acontece para contar por meio da arte que irá desenhar.
Questão 5
A principal diferença entre um cartoon e uma charge é que
(A) O cartoon é sempre colorido e a charge é sempre em preto e branco.
(B) O cartoon conta histórias divertidas e a charge faz críticas sociais.
(C) O cartoon só tem personagens animais e a charge só tem personagens humanos.
(D) O cartoon é mais longo e a charge é mais curta.
Questão 6
A arte é importante para as crianças, segundo o texto,
(A) Porque a arte ajuda a desenvolver a coordenação motora.
(B) Porque a arte permite que as crianças expressem seus sentimentos e ideias.
(C) Porque a arte é uma forma de passar o tempo livre.
(D) Porque a arte é importante apenas para quem quer ser artista.
Para saber mais:
Acesse: PÁGINA VIRTUAL DE JEAN GALVÃO PARA CONHECER MAIS DE SEU TRABALHO. DISPONÍVEL EM: https://www.jeangalvaocartunista.com/PORTAL SÃO FRANCISCO.
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF04AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos, e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa e crítica. (GO-EF04AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral, entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. GALVÃO, Jean – 1972. Página virtual: Disponível em: https://www.jeangalvaocartunista.com/. Acessado em: 21/09/2022. Portal São Francisco. Cartunista. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/cartunista. Acessado em: 21/09/2022 |