Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Qualidades de movimento
Os dançarinos podem experimentar diferentes qualidades de movimento, como fluido, angular, suave ou explosivo, e usar essas qualidades de movimento para criar uma sequência improvisada.
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Acesso em 11, abr. 2023
A improvisação na dança ocorre através de uma série de técnicas e práticas que permitem que os dançarinos criem movimentos espontâneos e originais no momento da apresentação. Algumas das técnicas mais comuns usadas na improvisação na dança incluem:
Movimentação livre
Os dançarinos podem ser convidados a dançar livremente sem se preocupar com a técnica ou com um estilo específico, permitindo que seus corpos se expressem livremente.
Responder à música
Os dançarinos podem improvisar movimentos em resposta à música que estão ouvindo, permitindo que a música os guie em sua criação de movimento.
Movimentação guiada
Os dançarinos podem ser orientados a experimentar certos tipos de movimento ou a seguir um conjunto de instruções para criar uma sequência improvisada.
Diálogo de movimento
Dois ou mais dançarinos podem interagir através de um diálogo de movimento, criando movimentos em resposta aos movimentos do outro.
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Acesso em 11, abr. 2023
Independentemente da técnica usada, a improvisação de movimentos na dança requer que os dançarinos estejam presentes e conscientes do momento, ouvindo atentamente o que seus corpos estão dizendo e respondendo intuitivamente aos estímulos que recebem. É uma forma de arte única, que permite que os dançarinos explorem sua própria individualidade e criatividade.
QUESTÃO 1
A improvisação de movimentos na dança ocorre através de uma série de técnicas e práticas que permitem no momento da apresentação que os dançarinos
(A) criem movimentos espontâneos e originais.
(B) usem movimentos repetidos e ensaiados.
(C) utilizem movimentos precisos e técnicos.
(D) explorem movimentos coreografados.
QUESTÃO 2
Algumas das técnicas mais comuns usadas na improvisação na dança incluem explorar diferentes qualidades de movimento, nas quais os dançarinos podem experimentar diferentes estilos de movimento para criar uma sequência improvisada, como
(A) livre, denso, angular ou retilíneo.
(B) fluido, angular, suave ou explosivo.
(C) angular, suave, livre ou direcionado.
(D) explosivo, angular, suave ou denso.
QUESTÃO 3
O que é qualidade de movimento?
QUESTÃO 4
O que é necessário que os dançarinos compreendam ao criarem a improvisação de movimentos?
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Habilidade: | (GO-EF08AR12-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral, considerando aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos de elementos constitutivos do movimento, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais. Dialogar com a produção artística goiana, seus distintos processos e fazeres. |
Referências | BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > Acesso em 23/02/2023. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LE BRETON, D. (2003). O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Vozes. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |