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Arte/Dança – Planos e Níveis em Dança

Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Imagem 1: Criada por CANVA em: https://www.canva.com/ Acesso em 06, mar. 2025.

Rudolf Laban foi um teórico da dança e do movimento que se dedicou a compreender profundamente a dinâmica do corpo no espaço. Ele desenvolveu um sistema detalhado de análise do movimento, classificando os gestos e deslocamentos em diferentes níveis e planos, reconhecendo como cada um influencia a expressão e a comunicação por meio da dança.

Os níveis do movimento referem-se à altura predominante do corpo durante a execução de um gesto ou deslocamento. Laban os dividiu em três categorias principais:

Nível baixo: Movimentos próximos ao chão, como agachamentos, rolamentos, deslocamentos rasteiros e quedas controladas. Esse nível costuma transmitir sensações de peso, estabilidade ou ligação com a terra.

Exemplo de movimentação no Nível Baixo

Imagem 2: Disponível em: Photo by Johnny Edgardo Guzman: https://www.pexels.com/photo/monochrome-photo-of-ballet-dancer-3467381/ Acesso em: 06, fev. 2025.

Nível médio: Movimentos realizados com o corpo em posição ereta, mas com as pernas levemente flexionadas. Caminhadas, giros, deslocamentos laterais e movimentos fluidos são comuns nesse nível, que representa a naturalidade e o equilíbrio do corpo.

Exemplo de movimentação no Nível Médio

Imagem 3: Disponível em: Photo by Pavel Danilyuk: https://www.pexels.com/photo/a-man-and-a-woman-dancing-in-a-dance-studio-6926435/ Acesso em: 06, fev. 2025.

Nível alto: Movimentos que exploram a elevação do corpo, como saltos, estendimentos e gestos amplos voltados para cima. Esse nível sugere leveza, expansão e liberdade.

Exemplo de movimentação no Nível Alto

Imagem 4: Disponível em: Photo by Samuel Acevedo: https://www.pexels.com/photo/elegant-dancer-posing-in-sunlit-room-30982688/ Acesso em: 06, fev. 2025.

Além dos níveis, Laban também organizou o movimento em planos espaciais, que determinam a direção dos deslocamentos do corpo:

Plano MESA (horizontal): Abrange movimentos que se espalham lateralmente, como deslizes, giros amplos e deslocamentos circulares.

Plano PORTA (vertical ou frontal): Relaciona-se a movimentos que crescem ou diminuem em altura, como subidas e descidas, braços erguidos ou abaixados.

Plano RODA (sagital): Inclui movimentos que projetam o corpo para frente e para trás, como avanços, recuos e balanços.

Imagem 5 – Disponível em: https://encr.pw/WZ9IO  Acesso em: 06, mar. 2025.

A aplicação desses conceitos pode ser observada em diversas manifestações culturais e artísticas. Nas danças populares, como a Dança do Coco, os bailarinos alternam entre os diferentes níveis para construir ritmo, interação e expressividade. O nível baixo aparece nas batidas dos pés e nos deslocamentos rítmicos próximos ao chão; o nível médio, nas caminhadas, balanços e marcações corporais; enquanto o nível alto se manifesta nos saltos e nos movimentos amplos dos braços.

Compreender e explorar os níveis e planos espaciais no movimento não apenas enriquece a expressividade na dança, mas também permite uma maior consciência corporal e criatividade na construção coreográfica.

QUESTÃO 1

Os níveis do movimento referem-se à altura predominante do corpo durante a execução de um gesto ou deslocamento. Laban os dividiu em três categorias principais. São elas:

(A) Nível Visual, Nível Corporal e Nível Híbrido.

(B) Nível Porta, Nível Mesa e Nível Roda.

(C) Nível Alto, Nível Médio e Nível Baixo.

(D) Nível Formal, Nível Informal e Nível Híbrido.

QUESTÃO 2

Além dos níveis, Laban também organizou o movimento em planos espaciais, que determinam a direção dos deslocamentos do corpo. São eles:

(A) Plano Visual, Plano Corporal e Plano Híbrido.

(B) Plano Porta, Plano Mesa e Plano Roda.

(C) Plano Alto, Plano Médio e Plano Baixo.

(D) Plano Formal, Plano Informal e Plano Híbrido.

QUESTÃO 3

Como é o Plano Mesa proposto por Rudolf Laban?

QUESTÃO 4

Como é o Plano Porta proposto por Rudolf Laban?


AutoriaEurim Pablo
FormaçãoEducação Física, Artes Visuais e Mestre em Performances Culturais
Componente CurricularArte/Dança
Habilidade(GO-EF06AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções.
Referências BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2ª ed. rev. e ampl. Blumenau, SC: editora Acadêmica, 143 p., 2000.
GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004.
LABAN, R.V. Domínio do Movimento. São Paulo: summus, 1978.
LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
LE BRETON, D. O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.