Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Imagem 1: Criada por CANVA em: https://www.canva.com/ Acesso em 06, mar. 2025.
Rudolf Laban foi um teórico da dança e do movimento que se dedicou a compreender profundamente a dinâmica do corpo no espaço. Ele desenvolveu um sistema detalhado de análise do movimento, classificando os gestos e deslocamentos em diferentes níveis e planos, reconhecendo como cada um influencia a expressão e a comunicação por meio da dança.
Os níveis do movimento referem-se à altura predominante do corpo durante a execução de um gesto ou deslocamento. Laban os dividiu em três categorias principais:
Nível baixo: Movimentos próximos ao chão, como agachamentos, rolamentos, deslocamentos rasteiros e quedas controladas. Esse nível costuma transmitir sensações de peso, estabilidade ou ligação com a terra.
Exemplo de movimentação no Nível Baixo
Imagem 2: Disponível em: Photo by Johnny Edgardo Guzman: https://www.pexels.com/photo/monochrome-photo-of-ballet-dancer-3467381/ Acesso em: 06, fev. 2025.
Nível médio: Movimentos realizados com o corpo em posição ereta, mas com as pernas levemente flexionadas. Caminhadas, giros, deslocamentos laterais e movimentos fluidos são comuns nesse nível, que representa a naturalidade e o equilíbrio do corpo.
Exemplo de movimentação no Nível Médio
Imagem 3: Disponível em: Photo by Pavel Danilyuk: https://www.pexels.com/photo/a-man-and-a-woman-dancing-in-a-dance-studio-6926435/ Acesso em: 06, fev. 2025.
Nível alto: Movimentos que exploram a elevação do corpo, como saltos, estendimentos e gestos amplos voltados para cima. Esse nível sugere leveza, expansão e liberdade.
Exemplo de movimentação no Nível Alto
Imagem 4: Disponível em: Photo by Samuel Acevedo: https://www.pexels.com/photo/elegant-dancer-posing-in-sunlit-room-30982688/ Acesso em: 06, fev. 2025.
Além dos níveis, Laban também organizou o movimento em planos espaciais, que determinam a direção dos deslocamentos do corpo:
Plano MESA (horizontal): Abrange movimentos que se espalham lateralmente, como deslizes, giros amplos e deslocamentos circulares.
Plano PORTA (vertical ou frontal): Relaciona-se a movimentos que crescem ou diminuem em altura, como subidas e descidas, braços erguidos ou abaixados.
Plano RODA (sagital): Inclui movimentos que projetam o corpo para frente e para trás, como avanços, recuos e balanços.
Imagem 5 – Disponível em: https://encr.pw/WZ9IO Acesso em: 06, mar. 2025.
A aplicação desses conceitos pode ser observada em diversas manifestações culturais e artísticas. Nas danças populares, como a Dança do Coco, os bailarinos alternam entre os diferentes níveis para construir ritmo, interação e expressividade. O nível baixo aparece nas batidas dos pés e nos deslocamentos rítmicos próximos ao chão; o nível médio, nas caminhadas, balanços e marcações corporais; enquanto o nível alto se manifesta nos saltos e nos movimentos amplos dos braços.
Compreender e explorar os níveis e planos espaciais no movimento não apenas enriquece a expressividade na dança, mas também permite uma maior consciência corporal e criatividade na construção coreográfica.
QUESTÃO 1
Os níveis do movimento referem-se à altura predominante do corpo durante a execução de um gesto ou deslocamento. Laban os dividiu em três categorias principais. São elas:
(A) Nível Visual, Nível Corporal e Nível Híbrido.
(B) Nível Porta, Nível Mesa e Nível Roda.
(C) Nível Alto, Nível Médio e Nível Baixo.
(D) Nível Formal, Nível Informal e Nível Híbrido.
QUESTÃO 2
Além dos níveis, Laban também organizou o movimento em planos espaciais, que determinam a direção dos deslocamentos do corpo. São eles:
(A) Plano Visual, Plano Corporal e Plano Híbrido.
(B) Plano Porta, Plano Mesa e Plano Roda.
(C) Plano Alto, Plano Médio e Plano Baixo.
(D) Plano Formal, Plano Informal e Plano Híbrido.
QUESTÃO 3
Como é o Plano Mesa proposto por Rudolf Laban?
QUESTÃO 4
Como é o Plano Porta proposto por Rudolf Laban?
Autoria | Eurim Pablo |
Formação | Educação Física, Artes Visuais e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade | (GO-EF06AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções. |
Referências | BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2ª ed. rev. e ampl. Blumenau, SC: editora Acadêmica, 143 p., 2000. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LABAN, R.V. Domínio do Movimento. São Paulo: summus, 1978. LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983. LE BRETON, D. O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. |