Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/TBfay7 Acesso em: 24, fev. 2025.
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dos principais teóricos do movimento e da dança do século XX. Seu sistema de análise do movimento, conhecido como Labanotation ou Sistema Laban, categoriza o movimento em quatro fatores principais: peso, espaço, tempo e fluência. Cada um desses fatores descreve qualidades essenciais do movimento humano e sua relação com o espaço e o esforço.
A fluência é um dos fatores do movimento e diz respeito à continuidade e ao fluxo da energia durante a execução de um gesto ou sequência de movimentos. Laban categoriza a fluência em dois tipos principais:
Fluência contida ou controlada: caracterizada por um controle consciente e deliberado da energia, onde o movimento pode ser interrompido ou modificado a qualquer momento. É comum em danças que exigem precisão, como o balé clássico e algumas danças de salão.
Fluência livre: ocorre quando a energia flui sem bloqueios ou interrupções, criando um movimento mais espontâneo e natural. Esse tipo de fluência é característico de danças expressivas e improvisadas, como em algumas danças contemporâneas e danças modernas.
A Relação entre fluência e dança contemporânea
A dança contemporânea é um campo artístico que explora o movimento de forma expressiva e inovadora, rompendo com padrões formais e hierárquicos das danças tradicionais. Dentro dessa perspectiva, a fluência desempenha um papel fundamental na qualidade dos movimentos e na comunicação corporal.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/UiHWJu Acesso em: 24, fev. 2025.
Na dança contemporânea, a transição entre movimentos pode ser fluida e imprevisível, utilizando tanto a fluência livre quanto a contida para criar contrastes e dinâmicas expressivas. A fluência livre permite que o dançarino explore a energia do movimento sem restrições, gerando sequências espontâneas e orgânicas. Já a fluência contida possibilita momentos de pausa, suspensão e controle, criando um diálogo entre tensão e relaxamento.
Muitos coreógrafos contemporâneos exploram a fluência como um elemento essencial na composição coreográfica. A interação entre fluência contida e livre permite jogos de dinâmica e contrastes que enriquecem a expressão corporal. Práticas como o Contato Improvisação, desenvolvida por Steve Paxton, enfatizam a fluência do movimento através do toque e da interação entre os corpos em movimento.
Contato Improvisação de Steve Paxton
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/JP6CSd Acesso em: 24, fev. 2025.
A fluência também se relaciona com aspectos emocionais e psicológicos do movimento. Na dança contemporânea, os bailarinos são incentivados a explorar a fluência como um canal de expressão pessoal, conectando emoções e intencionalidade ao gesto dançado.
Assim, o conceito de fluência de Laban é uma ferramenta para compreender e desenvolver a qualidade do movimento na dança contemporânea, permitindo um maior aprofundamento na expressão corporal e na comunicação do dançarino com o público e com outros performers.
Assista ao vídeo sobre o elemento constitutivo do movimento – fluência.
Para saber mais sobre o elemento constitutivo do movimento – FLUÊNCIA o Professor Eurim Pablo preparou um vídeo para vocês. Clique na imagem ou no Link e assista ao vídeo. YouTube – Canal – Estúdio Conexão Escola.
Disponível em: YouTube Canal – Estúdio Conexão Escola https://youtu.be/CjssUhUZ_iM Acesso em 12, mar. 2025.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O fator fluência diz respeito à continuidade e ao fluxo da energia durante a execução de um gesto ou sequência de movimentos. Laban categoriza a fluência em dois tipos principais, são eles o
(A) rápido ou lento.
(B) leve ou forte.
(C) livre ou contido.
(D) direto ou indireto.
QUESTÃO 2
Os quatro fatores do movimento de Rudolf Laban são:
(A) peso, força, espaço e fluxo.
(B) peso, tempo, força e fluxo.
(C) peso, tempo, espaço e fluxo.
(D) força, tempo, espaço e fluxo.
QUESTÃO 3
A fluência é um dos fatores do movimento e diz respeito à continuidade e ao fluxo da energia durante a execução de um gesto ou sequência de movimentos. Laban categoriza a fluência em dois tipos principais: fluência contida ou controlada e fluência livre. Descreva sobre a fluência contida.
QUESTÃO 4
A fluência é um dos fatores do movimento e diz respeito à continuidade e ao fluxo da energia durante a execução de um gesto ou sequência de movimentos. Laban categoriza a fluência em dois tipos principais: fluência contida ou controlada e fluência livre. Descreva sobre a fluência livre.
SAIBA MAIS
Agora assista ao vídeo de Contato Improvisação: Contact Improvisation La Palma 2014 Canal: Paradies La Palma. Observe a fluência dos movimentos, muito importante nas aulas de Contato Improvisação.
Clique na imagem ou no Link.
Vídeo: Disponível em: https://youtu.be/ddJtotKfdR8?feature=shared Acesso em 24, fev. 2025.
Autoria | Eurim Pablo |
Formação | Educação Física, Artes Visuais e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Conteúdo(s)/ objeto(s) de conhecimento | Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos do movimento: peso, espaço, tempo e fluência. |
Habilidade | (GO-EF09AR11-A) Analisar e experimentar os elementos constitutivos do movimento, tais como: peso, tempo, espaço, fluência, deslocamentos, níveis, formas, direções, ritmo. Reconhecer diferentes formas de relacionamentos em dança seja consigo, com o outro, com o público, com os objetos, com a natureza, com os movimentos do cotidiano. |
Referências | ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. DANTAS, Estélio H. M. Pensando o Corpo e o Movimento – Rio de Janeiro: Shape, 2005. LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. Trad. de Maria da Conceição Parahyba Campos, São Paulo: Ícone, 1990. LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento – São Paulo: SUMMUS, 1978. RENGEL, L. Dicionário Laban. 3ª Ed. São Paulo: Anadarco, 2014. |