Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A dança improvisação é uma forma de dança em que os movimentos não são coreografados previamente. Em vez disso, os dançarinos respondem ao momento presente, ao ambiente e aos outros dançarinos ao seu redor, criando uma coreografia única e espontânea em tempo real.
Disponível em https://www.freepik.com/free-photo/group-modern-ballet-dancers_6607122.htm#query=dan%C3%A7a%20contemporanea&position=34&from_view=search&track=ais Acesso em 04, abr. 2023
A improvisação é frequentemente usada como uma técnica de treinamento em dança contemporânea e outras formas de dança moderna, permitindo que os dançarinos explorem sua criatividade e expressão individual. A dança improvisada também é usada em performances, muitas vezes como uma forma de improvisação coletiva em que vários dançarinos colaboram para criar uma coreografia improvisada.
A prática da dança improvisação pode ser altamente satisfatória para os dançarinos, permitindo que desenvolvam suas habilidades de escuta, sensibilidade ao movimento e criatividade. Além disso, a improvisação pode ajudar a desenvolver a presença no momento presente e a confiança em si mesmo e em seus movimentos.
Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/contato-improvisa%C3%A7%C3%A3o-contacto-impro-3684684/ Acesso em 04, abr. 2023
QUESTÃO 1
A dança improvisação é uma forma de dança em que
(A) os movimentos são coreografados e ensaiados.
(B) os movimentos acontecem em direções pré definidas.
(C) os movimentos não são espontâneos.
(D) os movimentos não são coreografados previamente.
QUESTÃO 2
A improvisação é uma técnica de treinamento em dança que permite aos dançarinos
(A) explorar a criatividade e expressão individual.
(B) desenvolver a criatividade e a paciência.
(C) aprofundar a imaginação e a precisão.
(D) criar novos movimentos e treinar a coreografia.
QUESTÃO 3
O que é dança improvisação?
QUESTÃO 4
Como acontece a improvisação em dança?
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Habilidade: | (GO-EF06AR11-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral, propondo diferentes ações, virtuais e/ou presenciais, que envolvam a comunidade escolar e/ou local. |
Referências | BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > Acesso em 23/02/2023. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LE BRETON, D. (2003). O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Vozes. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |