Esta proposta de atividade de ARTE/DANÇA é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Imagem 1: Criada por IA em: https://chatgpt.com Acesso em 04, fevereiro de 2025.
Corpo em Movimento: Entendendo as Partes e o Todo na Dança
Nosso corpo é um instrumento poderoso para a expressão e a comunicação. Quando dançamos, utilizamos diferentes partes do corpo para criar movimentos que se conectam e formam uma unidade harmoniosa. Para compreender melhor como isso acontece, podemos pensar no corpo como um conjunto de partes que trabalham juntas para produzir o movimento dançado.
A dança exige consciência corporal, ou seja, a percepção de como cada parte do corpo se movimenta e como elas se relacionam entre si. Por exemplo, ao estender um braço, não estamos movimentando apenas essa parte isoladamente, mas também ativando os músculos do ombro, do tronco e até das pernas para manter o equilíbrio. Esse entendimento é essencial para que os movimentos sejam fluidos, coordenados e expressivos.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/PspUG2 Acesso em 04, fevereiro de 2025.
Anatomia do Corpo Humano
A anatomia do corpo humano nos ajuda a compreender essa relação entre partes e o todo. Podemos dividir o corpo em três regiões principais:
Cabeça e pescoço: responsáveis pelo equilíbrio e pela direção do olhar, elementos essenciais para a dança.
Tronco: inclui a coluna vertebral e os músculos do abdômen e das costas, que dão sustentação e permitem flexibilidade e rotação nos movimentos.
Membros superiores e inferiores: braços e pernas possibilitam deslocamentos, giros e gestos que compõem as coreografias.
Imagem 3: Criada por IA em: https://chatgpt.com Acesso em 04, fevereiro de 2025.
Ao explorar a dança, é importante perceber como essas partes se conectam. Um movimento dos pés pode influenciar o posicionamento do tronco e dos braços, criando uma continuidade entre as ações. Da mesma forma, o controle da respiração e a postura influenciam a qualidade do movimento.
Nas aulas de arte e movimento, podemos experimentar diferentes formas de dançar, explorando a relação entre partes e todo. Podemos realizar atividades que nos ajudem a perceber como cada parte do corpo contribui para o movimento completo, como alongamentos, exercícios de equilíbrio e sequências coreográficas simples.
Dessa maneira, ao entender melhor nosso corpo e sua estrutura, conseguimos aprimorar nossa expressão na dança, tornando os movimentos mais conscientes, harmoniosos e criativos.
QUESTÃO 1
Qual das alternativas abaixo melhor explica a relação entre as partes do corpo na construção do movimento dançado?
(A) O movimento dançado acontece apenas com os braços, pois são eles que expressam emoção.
(B) O corpo se movimenta de forma isolada, sem necessidade de conexão entre as partes.
(C) Na dança, as partes do corpo trabalham juntas para criar movimentos coordenados e expressivos.
(D) Apenas as pernas são responsáveis pela movimentação na dança.
QUESTÃO 2
Sobre a importância da anatomia do corpo na dança, assinale a alternativa correta:
(A) A cabeça e o pescoço não influenciam o equilíbrio e a direção do olhar na dança.
(B) O tronco é responsável por dar sustentação e permitir flexibilidade nos movimentos.
(C) Os braços e as pernas são os únicos responsáveis pelo deslocamento na dança.
(D) A postura e a respiração não afetam a qualidade do movimento dançado.
QUESTÃO 3
Explique, com suas próprias palavras, como diferentes partes do corpo se relacionam na construção do movimento dançado. Dê um exemplo prático de um movimento que envolva mais de uma parte do corpo.
QUESTÃO 4
Em sua opinião, por que é importante conhecer a estrutura do próprio corpo ao praticar a dança? Como essa consciência pode ajudar na criação e execução dos movimentos?
Autoria | Eurim Pablo |
Formação | Educação Física, Artes Visuais e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade | (GO-EF06AR09-A) Estabelecer relações entre partes e todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, alinhamentos posturais, apoios, eixos, transferências de peso, tempos, planos, direções. |
Referências | BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2ª ed. rev. e ampl. Blumenau, SC: editora Acadêmica, 143 p., 2000. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LABAN, R.V. Domínio do Movimento. São Paulo: summus, 1978. LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983. LE BRETON, D. O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. |