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ARTE – Dança, a arte de mexer o corpo em harmonia.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Arte foi veiculada na TV no dia 14 de maio de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Independente do som, ritmo ou gênero da música que acompanha, mexer o corpo, balançar as estruturas, divertir, libertar, ficar em harmonia consigo e com o outro é possível através do passo no compasso do seu limite através da dança.

Acervo pessoal da professora Jussara.

Assista a videoaula a seguir com a temática: Dança

5º ano | Agrupamento E | Ciclo da Infância | Arte

Olá pessoal, como vocês estão? Na aula de hoje vamos falar sobre a dança, uma arte cênica que proporciona descontração, alegria e satisfação para seus praticantes. Dançar é fazer movimentos rítmicos com o corpo, em geral acompanhando uma música. A dança é uma das mais antigas formas de expressão humana, e os movimentos executados costumam estar intimamente ligados aos gestos cotidianos. Que tal arrastar a cadeira e vir dançar comigo?

https://pixabay.com/pt/vectors/ekg-eletrocardiograma-anatomia-2753760/

A dança pode ter diversas finalidades nas diferentes culturas ao redor do mundo. Às vezes, é uma maneira de celebrar eventos especiais, como nascimento, casamento ou morte; outras vezes, tem fins mágicos ou religiosos — há danças executadas para louvar os deuses ou acabar com a fome, para trazer chuva ou curar um doente. Há danças de guerra e de paz. Há danças artísticas que servem para expressar emoções ou contar uma história. As pessoas também dançam para se divertir e confraternizar.

Há muitos tipos de dança. Algumas danças são ligadas a determinados grupos étnicos ou a culturas específicas. Nesses casos, estão bem enraizadas no cotidiano e são muito importantes na vida da comunidade. Isso acontece, por exemplo, em algumas sociedades africanas e em comunidades indígenas. As danças folclóricas são aquelas típicas de determinado país ou região. Nos dias de hoje, porém, elas perderam seus propósitos e significados originais, sendo geralmente executadas apenas para entreter as pessoas e preservar as tradições.

Imagem de uma dança  folclórica

Fonte: https://escola.britannica.com.br/artigo/dan%C3%A7a/481107

As pessoas costumam dançar socialmente, para se divertir. Existem danças de salão, como a valsa e o tango, e danças mais atuais, como o Hip-Hop. Dançarinos profissionais apresentam-se em espetáculos para o público. As apresentações de dança incluem, por exemplo, os espetáculos de Balé clássico, de dança moderna, de Jazz, de sapateado, além das danças clássicas indianas.

Imagem de Balé Clássico

Arquivo pessoal Prof.ª Jussara Hosana

Elementos da dança

De acordo com o site Escola Britannica, os movimentos do corpo do dançarino criam formas e padrões no espaço e costumam estar organizados em uma sequência de passos. Essa sequência é conhecida como coreografia. O profissional que cria coreografias é o coreógrafo. Nas danças tradicionais, existem passos específicos que precisam ser apresentados, mas há também danças em que os movimentos são improvisados. O ritmo é o elemento mais importante da dança porque, além de criar emoção, ajuda a dar forma aos movimentos. O ritmo pode coincidir com os movimentos do dançarino ou contrastar com eles. A maioria das danças segue a música, que determina o estilo e o aspecto dramático da coreografia. Por exemplo, na dança oriental chamada dança do ventre, a música dita o clima e a história. Nos balés, há partes inteiras da música que seguem o estilo do personagem que está dançando. Alguns estilos de dança exigem determinados tipos de roupas, calçados ou adereços. Dançarinos podem usar, por exemplo, armas, máscaras e maquiagem para enfatizar danças de guerra ou de caça. O uso de certos trajes em danças rituais também pode deixar claro que se trata de uma ocasião sagrada. No Brasil, as tribos indígenas fazem pinturas no corpo de acordo com o significado de cada dança. Os espetáculos de dança usam figurinos, cenários e iluminação. Esses elementos ajudam a contar a história, a criar o clima desejado ou a elaborar padrões visuais interessantes. O balé clássico exige o uso de sapatilhas com ponta firme, que permite aos bailarinos ficar na ponta dos pés; já no sapateado os dançarinos utilizam sapatos especiais que têm pequenas placas de metal presas à sola.

Coreógrafo.

Apresentação de alunos da EM Silene de Andrade, ao centro o Professor e coreógrafo Eurim Pablo- referência da dança goiana – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana.

Tradições e danças antigas,

Pinturas feitas nas cavernas há mais de 10 mil anos levam a crer que os povos primitivos já dançavam. Os primeiros registros escritos sobre dança são do antigo Egito e têm cerca de 4 mil anos de idade. A dança era muito importante nas festas em honra aos deuses egípcios; bailarinos talentosos da África central eram levados para o Egito, onde serviam como entretenimento.

 Pintura rupestre de um espetáculo de dança (6000–4000 a.C.), no sítio arqueológico de Tassili n’Ajjer, na Argélia. https://escola.britannica.com.br/artigo/dan%C3%A7a/481107

Danças populares no Brasil:

A autora Boog, na obra Práticas corporais e a Educação Física escolar -vol. 2 -, relatam que a dança popular é parte do patrimônio cultural e, em grande maioria, tem suas origens na religiosidade, porém, se tornou uma expressão cultural regional e, hoje em cada cantinho brasileiro temos uma dança popular tradicional e é cada uma mais bonita e expressiva que a outra.

Danças de matriz indígena:

Os indígenas cantam e dançam para celebrar a colheita, a pesca, caça, nascimento, morte, doença e guerra e gratidão pelas conquistas.

Apresentação indígena no Mato Grosso – Arquivo pessoal da Prof.ª Jussara Hosana

Muitas celebrações de povos indígenas dizem respeito com acontecimentos presentes nos mitos. Tem danças que representam elementos da natureza: os animais: dança da bicuda, tatu, porco do mato, onça. a dança e a representação teatral atribuem significados simbólicos a sua realidade. Agora vamos falar um pouquinho sobre as danças africanas.

Dança Afro

Pessoas reunidas em uma roda de música e dança no Togo, um país da África. https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/dan%C3%A7a%20africana/recursos/220820

Tem muitas manifestações de origem africana, como o maracatu, samba, ciranda, jongo, tambor de crioula, rodas de capoeira que foram tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -Iphan. Nós brasileiros herdamos uma característica africana muito forte que é a expressividade corporal. gesticulamos as mãos, fazemos caras e bocas ao contarmos histórias, cantamos e dançamos. A África é um berço da nossa cultura. Ao falar de alegria, movimentos, dança, canto e toques nos reportamos à arte genuinamente brasileira que é a capoeira.

Capoeira.

Fonte: Boog, Ana Carolina- Práticas corporais e a educação física escolar:3º ao 5º anos / Ana Carolina Boog e Elisabete Jacques Urizzi. 1ª ed. São Paulo: Boreal Edições: 2017.

A capoeira é marcada pelo ritmo do toque dos instrumentos, e do canto das músicas na roda. Os movimentos são feitos tendo como movimento-base a ginga, veja:

Ginga

Fonte: Boog, Ana Carolina- Práticas corporais e a educação física escolar:3º ao 5º anos / Ana Carolina Boog e Elisabete Jacques Urizzi. 1ª ed. São Paulo: Boreal Edições: 2017

Vamos acompanhar alguns movimentos básicos da capoeira?

Fonte: Boog, Ana Carolina- Práticas corporais e a educação física escolar:3º ao 5º anos / Ana Carolina Boog e Elisabete Jacques Urizzi. 1ª ed. São Paulo: Boreal Edições: 2017.

Dança típica de Angola.

Mulheres apresentam uma dança típica de Angola em uma rua de Luanda, a capital do país. https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/dan%C3%A7a%20africana/recursos/224596

ATIVIDADE

Vou deixar um desafio para você: Feche os olhos, imagine-se na sombra de uma árvore bem frondosa, respire fundo, sinta o toque suave do vento, o cantar dos pássaros e vai soltando seu corpo, comece a dançar livremente e só ai então abra seus olhos e continue dançando, arraste quem estiver ai com você e alegrem-se com a alegria que só a dança pode provocar.

RELEMBRANDO!

Hoje nós falamos sobre algumas danças, suas origens e a importância delas na vida do ser humano. As danças indígenas e africanas têm muito na nossa cultura brasileira. A alegria, a expressão e crença indígena e africana estão cunhadas em nossas danças populares pelo país afora.


Ciclo da infância: Habilidade estruturante:
Habilidade complementar:
(GO-EF05AR10-A) Explorar as diversas ações corporais, como saltar, girar, rolar, correr, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço, como deslocamentos, planos, direções, caminhos, bem como tempo/ritmos de movimento, lento, moderado e rápido, ampliando as percepções e sensações sobre o próprio corpo e o corpo do outro, transformando-o em material de pesquisa e criação para o movimento dançado.
(GO-EF05AR11-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral, propondo diferentes ações, virtuais e/ou presenciais, que envolvam a comunidade escolar e/ou local.
Referências:Arquivo pessoal Profª Jussara Hosana Mulheres apresentam uma dança típica de Angola em uma rua de Luanda, a capital do país.https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/dan%C3%A7a%20africana/recursos/224596 Acesso em 04 de abril de 2021
Fonte:Boog,Ana Carolina- Práticas corporais e a educação física escolar:3º ao 5º anos / Ana Carolina Boog e Elisabete Jacques Urizzi. 1ª ed.São Paulo: Boreal Edições: 2017.Pessoas reunidas em uma roda de música e dança no Togo, um país da África. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/dan%C3%A7a%20africana/recursos/220820 Acesso em: o4 de abril de 2021.Apresentação indígena no Mato Grosso-Arquivo pessoal da Profª Jussara Hosana Pintura rupestre de um espetáculo de dança (6000–4000 a.C.), no sítio arqueológico de Tassili n’Ajjer, na Argélia.Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/dan%C3%A7a/481107 Acesso em 03 de abril de 2021.Apresentação de alunos da EM Silene de Andrade, ao centro o Professor e coreógrafo Eurim Pablo- referência da dança goiana – Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana-Na Grécia, mulheres apresentam uma dança folclórica desse país.Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/dan%C3%A7a/481107 Acesso em 03 de abril de 2021.Eletrocardiograma Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/ekg-eletrocardiograma-anatomia-2753760/ Acesso em 03 de abril de 2021.