Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Pau de Chuva
Os instrumentos musicais desempenham um papel fundamental na vida do ser humano. Eles são uma forma de expressão artística, permitindo a criação e a transmissão de emoções, histórias e ideias através da música. Além disso, os instrumentos também têm um impacto social, cultural e até mesmo terapêutico.
A origem dos instrumentos musicais remonta à pré-história, onde os primeiros humanos começaram a criar sons utilizando objetos naturais, como ossos, pedras e troncos ocos.
Falando especificamente do Pau de Chuva, que é um “instrumento musical idiofónico”, que quer dizer: instrumento que produz o próprio som. Não precisa ser batido, friccionado ou dedilhado. O som é de dentro para fora e impreciso, não se tem controle total de como sairá.
O Pau de Chuva, como o próprio nome já indica, produz um som próximo ao que ouvimos durante as chuvas. Ele é um instrumento de percussão e efeito, “da família dos chocalhos”, tem sua origem de povos indígenas da América do Sul, provavelmente onde hoje é o Chile. Usado principalmente em rituais e cerimônias.
Questão 1
Os instrumentos musicais surgiram:
(A) A partir de estudos científicos sistematizados
(B) Por meio da experimentação, observação e utilização de materiais da natureza
(C) Por meio da observação dos animais
(D) Todas as alternativas anteriores estão corretas
Questão 2
Para o homem, qual a importância dos instrumentos musicais ?
(A) Promover o desenvolvimento cognitivo e emocional
(B) Possibilitam a expressão individual e coletiva por meio da música
(C) Estimulam a criatividade e a imaginação
(D) Todas as alternativas anteriores estão corretas
Questão 3
Vamos construir um Pau de Chuva com material reutilizável?
Veja o vídeo de Histórias e Natureza antes de produzir.
Questão 4
Vamos providenciar os materiais?


Mãos à Obra!
Questão 5
Depois do instrumento pronto, explore o som que ele faz, o seus movimentos e intensidade deles.
De acordo com o material e a quantidade os som dos instrumentos da sala podem e devem ficar diferentes e em algumas ocasiões a combinação deles contribuem para uma melhor percepção.
Questão 6
Por fim, podem usar o instrumento como efeito, para contar ou encenar uma história.

Clique no botão, para acessar a história “O Menino da Chuva” e usar o efeito do instrumento durante a contação/encenação.
Atenção: toda essa atividade pode durar dias e até semanas!
Saber mais
Acesse:
- WikiHow – Como Fazer Pau de Chuva. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Fazer-Pau-de-Chuva Acesso em: 14/07/2023
- Explicatorium – Construir instrumentos: Como construir um Pau-de-Chuva. Disponível em: www.explicatorium.com/cfq-8/instrumentos-fazer-pau-de-chuva.html. Acesso em: 13/07/2023
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE |
Habilidades: | (GO-EF05AR15-D) Construir instrumentos musicais, explorando diversas fontes sonoras, utilizando-os no repertório estudado. (GO-EF05AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir, criar e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos, reconhecendo os elementos teatrais envolvidos. (GO-EF05AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, com foco no estado de Goiás, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 >. Acesso em: 23/06/2023. Musica Brasilis – Recursos Educacionais. Disponível em: https://musicabrasilis.org.br/recursos-educacionais Acesso em: 12/07/2023. Solo infantil. Instrumentos Musicais Reciclados – 42 Ideias Geniais Para Fazer! Disponível em: https://soloinfantil.com/brinquedos/instrumentos-musicais-reciclados/ Acesso em: 10/07/2023 Revista Meu Retiro. Pau de Chuva: como esse instrumento pode me ajudar? Disponível em: revista.meuretiro.com.br/noticias/pau-de-chuva-instrumento/ Acesso em: 12/07/2023 Biruta Gaivota. CHOVE, CHUVA! Disponível em: blogbirutagaivota.wordpress.com/2013/09/05/chove-chuva/#:~:text=Uma%20lenda%20ind%C3%ADgena%20da%20tribo,que%20se%20alimentavam%20de%20peixes Acesso em: 12/07/2023. |