Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental.
As músicas de ciranda são canções populares brasileiras, geralmente acompanhadas de danças circulares. Elas são caracterizadas por serem alegres, com letras simples e repetitivas, e por serem cantadas em coro. Começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco, mas existem várias cirandas de acordo com a região e cultura como a Ciranda Fluminense e a Cirandinha do Centro-Oeste.
As cirandas têm uma longa história no Brasil, sendo originárias da cultura africana. Elas foram trazidas para o país pelos escravizados, que as usavam como forma de expressão cultural e resistência.
As músicas de ciranda têm diversas funções. Elas podem ser usadas para celebrar ocasiões especiais, como festas, casamentos e batizados. Também podem ser usadas para passar mensagens educativas ou de conscientização. Além disso, as cirandas são uma forma de lazer e diversão, que podem ser apreciadas por pessoas de todas as idades.
São consideradas uma meditação em movimento, e têm diferentes objetivos, tanto terapêuticos, com benefícios mentais e físicos, quanto como atividade de relaxamento, diversão e integração de grupos.
As cirandas são uma importante manifestação cultural brasileira que faz parte da identidade do país. Elas são uma forma de expressão cultural e resistência que deve ser preservada.
Qual a Diferença entre Cantigas de Roda e Cirandas?
Cantiga de roda e ciranda são termos frequentemente usados como sinônimos, mas há diferença entre eles.
Cantiga de roda é uma música infantil tradicional, geralmente acompanhada de uma coreografia ou brincadeira. As cantigas de roda são geralmente curtas e simples, com letras repetitivas que são fáceis de lembrar e cantar. Elas costumam falar sobre temas como animais, natureza, brincadeiras e emoções.
Ciranda é uma dança circular, geralmente acompanhada de uma cantiga de roda. A ciranda é uma atividade lúdica que estimula a socialização e a coordenação motora. Ela é uma forma de expressão cultural que é transmitida de geração em geração. Por suas riquezas foi se modificando e hoje conhecemos as cirandas infantis, adaptação dessa manifestação para as crianças como a música “Ciranda Cirandinha” e “Ciranda dos animais”.
Portanto, cantigas de roda e ciranda estão frequentemente relacionadas, pois as cantigas de roda são frequentemente usadas para acompanhar as cirandas.
Questão 1
Marque a alternativa correta sobre a Ciranda e a Cantiga de Roda?
A) Cantigas de roda são frequentemente usadas para acompanhar as cirandas
B) As cirandas e as cantigas de roda são animadas
C) Cantiga de roda é a música, enquanto a ciranda é a dança.
D) Todas das anteriores
Questão 2
Qual a semelhança entre a Ciranda infantil e a Cantiga de Roda?
A) Não há Semelhança
B) Ambas são simples e representam parte da cultura popular passada por gerações.
C) Ambas não representam parte da cultura popular passada por gerações.
D) Nenhuma das anteriores
Questão 3
A origem da Ciranda é incerta assim como das Cantigas de Roda, mas acredita-se que está ligada ao coletivo feminino adulto e à dança circular. A Cantiga de roda destina-se às crianças, ensinamentos e brincadeiras, com o passar dos anos surgiram as Cirandas infantis.
Vamos ver um vídeo que aborda diferentes possibilidades de origem? Depois não deixem de conversar sobre o que viram.
Questão 4
Você sabe dançar ciranda? Conhece o passo básico?
Vamos ver um grupo de ciranda?
Gostou?
Questão 5
Agora, vamos dançar?
Escolha uma música e com os colegas, exercitem o passo básico da ciranda, depois coloquem a criatividade em prática?
Sugestões:
Para Ampliar
Há ainda quem acredite que as cirandas como a dança circular vieram com o povo negro Africano que foi escravizado no Brasil, enquanto as Cantigas de Roda tem origem europeia.
Vamos ouvir uma ciranda Afro Brasileira:
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE/Dança e Música |
Habilidades: Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas. Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas. | (GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023. GASPAR, Lúcia. Ciranda. Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: www.basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=519. Acesso em 07/11/2023. Vários Autores. Cantigas de ninar e de roda. PDF. Governo M. de Santa Tereza de Goiás – Adm. 2021-2024. Disponível em: www.santatereza.go.gov.br/wpfd_file/cantigas-de-ninar-e-de-roda Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira. Ciranda (dança). Disponível em: www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001651.htm. Acesso em 14/12/2023. |