You are currently viewing ARTE – CATIRA, UMA DANÇA TRADICIONAL.

ARTE – CATIRA, UMA DANÇA TRADICIONAL.

OLÁ, ESTUDANTE! ESTA VIDEOAULA DE ARTE – DANÇA, FOI VEICULADA NA TV NO DIA 15/03/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

APRESENTAÇÃO DA CATIRA, FAZENDO UM RECORTE HISTÓRICO SOBRE A TRADIÇÃO E A VIVÊNCIA RÍTMICA E MUSICAL

Título: Catira – Autor: Eurim Pablo

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: DANÇA – CATIRA

Arte | 1º Ano | Turma A | Ciclo da Infância

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? PEÇA AJUDA DE ADULTO PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE COM VOCÊ. VAMOS FALAR SOBRE MÚSICA, RITMO E ARTE. MAS ESSA FALA VAI SER DE UM JEITINHO BEM GOIANO.VAMOS COMEÇAR? PREPARADOS?VAMOS FALAR DA CATIRA..

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE ELA?

Imagem: pixabay

VOU TE CONTAR UM POUQUINHO SOBRE ESSA DANÇA. A CATIRA SURGIU HÁ UM TEMPÃO ATRÁS, QUANDO AS CIDADES COMEÇARAM A SER CONSTRUÍDAS. ERA TUDO MUITO LONGE, NÃO TINHAM ESTRADAS, PARA TRANSPORTAR ALIMENTOS, REMÉDIOS E TUDO QUE AS PESSOAS PRECISAVAM, ERAM UTILIZADAS MULAS PARA LEVAR TUDO ISSO. OS MULANDEIROS  (QUE SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM ESSE TIPO DE TRANSPORTE) FICAVAM MUITOS DIAS LONGE DE CASA, E PARA SE DIVERTIR A NOITE COMEÇAVAM A CANTAR CANÇÕES REGIONAIS E DANÇAR EM CIMA DE UM TABLADO DE MADEIRA E BATER PALMAS. ESSA TRADIÇÃO FOI CHAMADA DE CATIRA, E É BEM LEGAL.

VOU ENSINAR PRA VOCÊS UMA DESSAS MÚSICAS DE CATIRA, ELA SE CHAMA:

                CATIRA DO PASSARINHO.
NO PÉ DE LARANJEIRA TEM UM NINHO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
REFRÃO
QUERIA SER PASSARINHO, PRA PODER VOAR BEM ALTO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
NO PÉ DE LARANJEIRA, EM UM NINHO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO,
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
SABIÁ LARANJEIRA, TEM UM PEITO DOURADO
VOA CANTA A CANÇÃO DOS NAMORADOS
VOA CANTA A CANÇÃO DOS NAMORADOS.
REFRÃO
QUERIA SER PASSARINHO, PRA PODER VOAR BEM ALTO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
AUTOR DESCONHECIDO.

VIRAM QUE RITMO GOSTOSO?

PARA DANÇAR A CATIRA, AS PALMAS E AS BATIDAS DE PÉ, SEGUEM UM RITMO. ESSE RITMO DETERMINA O TEMPO MUSICAL E ALÉM DE DANÇAR, SE DIVERTIR, VOCÊ PODE EXERCITAR SEUS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.

VOU TE MOSTRAR COMO.

RETOMANDO A MÚSICA, VAMOS JUNTOS DANÇANDO CONTAR QUANTAS PALMAS SÃO BATIDAS?

PAM, PAM, PAM, PA, PA, PARA, RARA
BATI 7 VEZES AS MÃOS
E AGORA AS BATIDAS DOS PÉS.
PAM, PAM, PAM, PA, PA, PARA, RARA
BATI 7 VEZES OS PÉS.

VIU QUE LEGAL?

A CATIRA É UM RITMO MUITO CONHECIDO AQUI EM GOIÁS, NA VERDADE NOS POVOADOS ANTIGOS QUE DERAM ORIGEM AS CIDADES, ERA A DANÇA REGIONAL MAIS CONHECIDA. HOJE NÓS FALAMOS DESSA DANÇA, PARA ENTENDER QUE A ARTE E A CULTURA SÃO UMA RIQUEZA QUE PRECISAMOS PRESERVAR, E PARA PRESERVAR A GENTE TEM DE CONHECER E LEMBRAR. E A MELHOR MANEIRA DE FAZER ISSO, É DANÇANDO E ACRESCENTANDO OUTROS SONS COMO O MEU CHOCALHO DE ARROZ, POR EXEMPLO, QUE FAZ UM SOM BEM BACANA.

ATIVIDADE:

AGORA VOCÊ, CANTE E DANCE A CATIRA DO PASSARINHO BATENDO PALMAS E OS PÉS NO CHÃO AO RITMO DA MÚSICA E SE QUISER PODE IMPROVISAR UM CHOCALHO PARA SE DIVERTIR.

CATIRA DO PASSARINHO.
NO PÉ DE LARANJEIRA TEM UM NINHO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
REFRÃO
QUERIA SER PASSARINHO, PRA PODER VOAR BEM ALTO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
NO PÉ DE LARANJEIRA, EM UM NINHO DE BARRO
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO,
PODE SER O JOÃO JOÃO DE BARRO
SABIÁ LARANJEIRA, TEM UM PEITO DOURADO
VOA CANTA A CANÇÃO DOS NAMORADOS
VOA CANTA A CANÇÃO DOS NAMORADOS.
REFRÃO
QUERIA SER PASSARINHO, PRA PODER VOAR BEM ALTO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
VER TUDO PEQUENININHO, CASA CAVALO RIACHO
AUTOR DESCONHECIDO.

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS NESSA ATIVIDADE?

  • APRENDEMOS SOBRE A HISTÓRIA DA DANÇA TRADICIONAL GOIANA, A CATIRA.
  • CANTAMOS UMA MÚSICA DE CATIRA.
  • CONTAMOS AS PALMAS E BATIDAS DE PÉS ENQUANTO CANTAMOS E NOS DIVERTIMOS.
Habilidade estruturante:
Habilidade complementar: 
(GO-EF01AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e   contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos.
(EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades.