You are currently viewing Arte – O que é Cartoon

Arte – O que é Cartoon

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

JÁ VIRAM AQUELES DESENHOS ENGRAÇADOS QUE A GENTE VÊ NOS JORNAIS, REVISTAS E ATÉ NA INTERNET? ELES SE CHAMAM CARTOONS E CHARGES! SÃO COMO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, MAS COM UM TOQUE ESPECIAL: USAM O HUMOR PARA CONTAR HISTÓRIAS E FAZER A GENTE PENSAR SOBRE O MUNDO.

O QUE É UM CARTOON? É UM DESENHO ANIMADO, MAS EM FORMA DE DESENHO! ELE CONTA HISTÓRIAS DIVERTIDAS E ENGRAÇADAS, COM PERSONAGENS QUE A GENTE ADORA. OS CARTOONS FALAM SOBRE COISAS DO DIA A DIA, COMO IR PARA A ESCOLA, BRINCAR COM OS AMIGOS E ATÉ SOBRE SUPER-HERÓIS!

E A CHARGE? É UM DESENHO QUE FAZ UMA BRINCADEIRA OU CRÍTICA SOBRE ALGO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO. AS CHARGES USAM O HUMOR PARA PROTESTAR, CRITICAR OU DENUNCIAR. COSTUMAM TER PERSONAGENS FAMOSOS OU SITUAÇÕES COMUNS DO DIA A DIA, MAS DE UM JEITO BEM ENGRAÇADO E IRÔNICO.

QUESTÃO 1

O OBJETIVO PRINCIPAL DE UM CARTOON É

A) FAZER UMA CRÍTICA SOCIAL OU POLÍTICA.

B) CONTAR HISTÓRIAS DIVERTIDAS DO DIA A DIA.

C) RETRATAR PERSONAGENS FAMOSOS COM IRONIA.

D) PASSAR INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SÉRIAS.

QUESTÃO 2

O OBJETIVO PRINCIPAL DE UMA CHARGE É

A) CONTAR HISTÓRIAS DIVERTIDAS E DE FANTASIA.

B) CRIAR PERSONAGENS BELOS E ENGRAÇADOS.

C) FAZER  CRÍTICAS OU REFLEXÕES ENGRAÇADA.

D) PASSAR INFORMAÇÕES DE FORMA SÉRIA.

QUESTÃO 3

VOCÊ CONHECE ALGUM ARTISTA QUE TRABALHA E VIVE DE DESENHOS?

JEAN GALVÃO É UM CARTOONISTA QUE PUBLICA SUAS CRIAÇÕES EM JORNAIS, REVISTAS, LIVROS E REDES SOCIAIS. ELE É UM ARTISTA QUE TEM COMO PROFISSÃO A CRIAÇÃO DE DESENHOS, ILUSTRAÇÕES, CHARGES, CARTOONS…

OBSERVE UMA DE SUAS OBRAS, REFLITA E DEPOIS DISCUTA SOBRE ELA E O QUE DIZ!

AGORA RESPONDA:

A) O QUAL A CRÍTICA OU PROBLEMA APRESENTADO NA OBRA?

B) QUAIS AS CORES FORAM USADAS PELO ARTISTA?

C) ONDE SE PASSA A CENA REPRESENTADA?

QUESTÃO 4

AGORA É COM VOCÊ!

ESCOLHA O MATERIAL DE DESENHO, COMO OU SEM CORES E UMA FOLHA. 

PENSE EM ALGO GRAVE, PERIGOSO OU PROBLEMÁTICO QUE SEMPRE ACONTECE PARA CONTAR POR MEIO DAS TIRINHAS DE MANEIRA ENGRAÇADA E CRÍTICA.

EXEMPLOS DE TEMAS:

  • DENGUE
  • RUAS COM BURACOS
  • TRANSPORTE – ÔNIBUS ESTRAGADOS
  • ATENDIMENTO MÉDICO
  • VACINAS 
  • O PREÇOS DOS PRODUTOS

QUESTÃO 5

DEPOIS DA PRODUÇÃO:

  • DIVULGUE SEUS TRABALHOS NAS REDES SOCIAIS, OU EM UMA EXPOSIÇÃO COM AS OBRAS DOS COLEGAS.
  • COMPARTILHE SUA CRIAÇÃO COM OS COLEGAS E FAMILIARES. 
  • APRECIE TAMBÉM, AS OBRAS DOS COLEGAS COM CALMA E RESPEITO.
  • PERCEBA AS CARACTERÍSTICAS DOS DESENHOS DOS COLEGAS E SE TÊM ALGO EM COMUM COM O SEU. 

PARA SABER MAIS

Acesse: PÁGINA VIRTUAL DE JEAN GALVÃO PARA CONHECER MAIS DE SEU TRABALHO. DISPONÍVEL EM: https://www.jeangalvaocartunista.com/PORTAL SÃO FRANCISCO.

Ariadiny Candido – Cartunista – participação de Jean Galvão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CuW3X0V4cDg

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Obj. de aprendizagem e desenvolvimento
Processos de Criação:
Sentidos plurais
Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas
Contextos e Práticas:
Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais
(GO-EF02AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo e comparativo. 
(GO-EF02AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção entre as diversas linguagens artísticas, respeitando os seus contextos pessoais, sociais e culturais. 
(GO-EF02AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo, fortalecendo as noções de alteridade, reconhecimento e respeito à diversidade.
Referência Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ 

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. 

GALVÃO, Jean – 1972. PÁGINA VIRTUAL:  Disponível em: https://www.jeangalvaocartunista.com/. Acessado em: 21/09/2022.

PORTAL SÃO FRANCISCO. Cartunista. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/cartunista. Acessado em: 21/09/2022.