Esta proposta de atividade pertence ao componente de Arte, é destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
![](https://cdn.pixabay.com/photo/2020/09/04/14/15/hyacinth-macaw-5544113_960_720.jpg)
Você sabia que:
- Quase não há animais azuis na natureza, a não ser borboletas e algumas aves.
- É a cor favorita de 45% das pessoas. Apenas 1 % dos homens e 2% das mulheres não gostam de azul
Questão 1
Pesquise, descubra e registre no caderno por escrito:
- O que é uma cor primária?
- Quais são as cores primárias?
Questão 2
Agora vamos providenciar materiais para nossa atividade com experimento.
A – uma folha de papel Branca
B – Tintas primárias
C – Recipiente para as mistura e
D – pincel
Questão 3
Agora, mãos à obra!
![](https://cdn.pixabay.com/photo/2017/01/02/15/52/paint-1947120_960_720.png)
- Vamos experimentar misturar a mesma quantidade (pode ser uma colher de café) de tinta vermelha com azul.
- Qual cor você obteve?
- Agora vamos misturar a mesma quantidade de tinta de tinta azul com amarelo.
- Qual cor você obteve?
Questão 4
Para finalizarmos esta Atividade, vamos colocar a imaginação para fruir.
Com as tintas de cores primárias e as tintas que criamos, vamos pintar o que vier a nossa mente.
Dica: você pode variar a quantidade de tintas primárias nas misturas para obter tons diferentes!
Atenção, não se esqueçam de compartilhar as obras para apreciação e depois dialogar com os colegas sobre o momento.
Professor (a), você pode acessar esse material em documento de texto e o PowerPoint na aba Proposta Didática ou pelo Link: https://drive.google.com/drive/folders/1rtKTQgEITQ3qJAkk0QxbVJU3YRUmMTOz?usp=sharing
Saber mais
A História da Cor Azul, nov 19 ,2020. Link:
<https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul.html#:~:text=of%2Dtechnology.html-,O%20azul%20foi%20produzido%20pela%20primeira%20vez%20pelo%20antigos%20eg%C3%ADpcios,evolu%C3%A7%C3%A3o%20prosseguiu%20em%20grande%20velocidade>.
Componente Curricular | Arte | ||
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Referências | (EF46AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente com os elementos constitutivos das artes visuais, tais como ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, textura, perspectiva, entre outros. (EF46AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, maquetes, pinturas, colagens, quadrinhos, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, entre outras possibilidades expressivas, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF46AR04-B) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais e técnicas como componentes fundamentais para a composição da obra de arte. (EF15AR25)Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. | ||
Referências | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br. Acesso em: 24, fev, 2022. Futuro de Arte. A História da Cor Azul, nov 19 ,2020. Disponível em: <https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul>. Acesso em: 13 de abril de 2022. |