Esta proposta de atividade pertence ao componente de Arte, é destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Explorando o Mundo Azul
Você sabia que a cor azul é muito especial? Ela é a favorita de muitas pessoas e até algumas araras escolheram essa cor linda para suas penas. É a cor favorita de 45% das pessoas. Apenas 1 % dos homens e 2% das mulheres não gostam de azul
O azul tem significados diferentes em várias culturas, para os egípcios, o azul era a cor do céu e representava a divindade. Já para os índios, o azul estava ligado à água e à natureza. Sendo assim, essa cor carrega consigo crenças e valores de acordo com cada cultura.
A cor azul foi produzido pela primeira vez pelo antigos egípcios, que usavam para pintar peças de cerâmica, estátuas e principalmente para decorar as tumbas.
Esse foi o primeiro pigmento sintético 2200 a.C. Uma mistura de pó de calcário com cobre, Azurita ou Malaquita, que eram aquecidos em 800º/900º, tendo como resultado uma espécie de vidro azul que era triturado e combinado com clara de ovo, para criar um verniz de larga duração. Essa mistura foi utilizada até o fim do período grego-romano (332 a.C/395 d.C.)
Algumas curiosidades
- As flores azuis são em sua maioria criações humanas. A cor é rara na natureza, por isso não há nada natural entre as bebidas e os alimentos azuis;
- Em muitas religiões e culturas o azul é sagrado. Acredita-se no poder de acalmar e relaxar as pessoas, expulsar energias negativas, favorecer a amabilidade, a paciência e a serenidade.
- Simboliza paz, realização espiritual, tranquilidade, amizade, confiança, fidelidade e integridade. E também virtudes intelectuais: sabedoria, ciência, controle, independência e a concentração.
Questão 1
Qual das seguintes afirmações sobre a cor azul é verdadeira?
(A) O azul não é uma cor primária.
(B) O azul é associado à paz e tranquilidade em algumas culturas.
(C) O azul não é encontrado em obras de arte.
(D) O azul pode ser criado misturando vermelho e amarelo.
Questão 2
Por que a atividade de misturar tintas é importante para aprender sobre cores?
(A) Para criar cores novas a partir das cores primárias.
(B) Porque desenvolve a coordenação motora.
(C) Porque é divertido e relaxante.
(D) Todas as alternativas estão erradas.
Questão 3
Pesquise, descubra e registre no caderno por escrito:
- O que é uma cor primária?
- Quais são as cores primárias?
Questão 4
Agora vamos providenciar materiais para nossa atividade com experimento.
- uma folha de papel Branca
- Tintas primárias
- Recipiente para as mistura e
- pincel
Questão 5
Agora, mãos à obra!
- Vamos experimentar misturar a mesma quantidade (pode ser uma colher de café) de tinta vermelha com azul. Qual cor você obteve?
- Agora vamos misturar a mesma quantidade de tinta de tinta azul com amarelo. Qual cor você obteve?
- Se em uma destas misturas acrescentarmos a cor branca, o que aconteceria?
- E se ao em vez da cor branca, acrescentarmos a cor preta?
Questão 6
Para finalizarmos esta Atividade, vamos colocar a imaginação para fruir.
Com as tintas de cores primárias e as tintas que criamos, vamos pintar o que vier à nossa mente, dando destaque a cor azul e seus vários tons.
Dica: você pode variar a quantidade de tintas primárias nas misturas para obter tons diferentes!
Atenção, não se esqueçam de compartilhar as obras para apreciação e depois dialogar com os colegas sobre o momento.
Saber mais
A História da Cor Azul, nov 19 ,2020. Link:
<https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul.html#:~:text=of%2Dtechnology.html-,O%20azul%20foi%20produzido%20pela%20primeira%20vez%20pelo%20antigos%20eg%C3%ADpcios,evolu%C3%A7%C3%A3o%20prosseguiu%20em%20grande%20velocidade>.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais | ||
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. | ||
Componente Curricular | Arte | ||
Obj. aprendizagem e desenvolvimento Referências Elementos das Linguagens: Elementos constitutivos das artes visuais Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística | Habilidades: (GO-EF04AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas. (GO-EF04AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético nas produções em contexto. | ||
Referências | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br. Acesso em: 24, fev, 2022. Futuro de Arte. A História da Cor Azul, nov 19 ,2020. Disponível em: <https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul>. Acesso em: 13 de abril de 2022. |