You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: XILOGRAVURA

ARTE/ARTES VISUAIS: XILOGRAVURA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DISPONÍVEL EM SOUZA, NATALIA MARIA RIBEIRO DE. A LITERATURA DE CORDEL E A XILOGRAVURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO. 2019. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

XILOGRAVURA

A XILOGRAVURA É UMA TÉCNICA ARTÍSTICA ANTIGA DE IMPRESSÃO QUE ENVOLVE ENTALHAR UMA IMAGEM EM UMA PLACA DE MADEIRA.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO OCORRE QUANDO UM ARTISTA ESCULPE UMA IMAGEM EM UM PEDAÇO DE MADEIRA MACIA, UTILIZANDO FERRAMENTAS ESPECÍFICAS, COMO GOIVAS E FORMÕES.

DISPONÍVEL EM  https://www.flickr.com/photos/foradoeixo/8233802168/in/photolist-4QS8Yi-SaxmnR-TayRBw-TayQ7C-TpoDfg-TpoFnc-Saxkqk-TpoDoT-SPp15b-LsqceA-uebqxN-ucf5QE-dxAoEu-dxAops-dxAoHo-dxAo8Q-dxAowm-dxAom7-dxuW2z-dxAoiE-77fn7X-dxuWpc-S7UTPA-SPp55W-TayQNN-TpoDox-TpoEuv-TcYW5t-SaxkDr-TpoGXM-TayR6S-rdD7dN-LKyAQZ-xCEYc1-w6cXRi-xPLnGd-xSPgat-SPp66o-TpoFLt-TkMXP9-TpoECB-w5a4Dy-tuatFp-sxk54H-dxuWfv-SPp5N9-twgxQ6-b8kgvV-bnJWQ6-eki9N2 ACESSO EM 13, MAI. 2024.

CADA LINHA E DETALHE PRECISAM SER ESCULPIDOS EM RELEVO NA SUPERFÍCIE DA MADEIRA, CRIANDO ASSIM UMA MATRIZ QUE SERÁ USADA PARA IMPRIMIR A IMAGEM.

DISPONÍVEL EM GABRIEL, ADEMIR LOPES. XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

A PRÓXIMA ETAPA É A APLICAÇÃO DA TINTA. O ARTISTA UTILIZA UM ROLO DE TINTA PARA COBRIR A SUPERFÍCIE ESCULPIDA DA MADEIRA.

DISPONÍVEL EM GABRIEL, ADEMIR LOPES. XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

EM SEGUIDA, UM PAPEL É COLOCADO SOBRE A IMAGEM E PRESSIONADO PARA TRANSFERIR A TINTA PARA O PAPEL.

DISPONÍVEL EM GABRIEL, ADEMIR LOPES. XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

ESTE PROCESSO PODE SER REPETIDO VÁRIAS VEZES PARA PRODUZIR CÓPIAS DA MESMA IMAGEM.

DISPONÍVEL EM GABRIEL, ADEMIR LOPES. XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

DISPONÍVEL EM GABRIEL, ADEMIR LOPES. XILOGRAVURA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

ARTISTAS BRASILEIROS DA XILOGRAVURA

JOSÉ COSTA LEITE

DISPONÍVEL EM SOUZA, NATALIA MARIA RIBEIRO DE. A LITERATURA DE CORDEL E A XILOGRAVURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO. 2019. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

JERÔNIMO SOARES

DISPONÍVEL EM SOUZA, NATALIA MARIA RIBEIRO DE. A LITERATURA DE CORDEL E A XILOGRAVURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO. 2019. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

J. BORGES

DISPONÍVEL EM SOUZA, NATALIA MARIA RIBEIRO DE. A LITERATURA DE CORDEL E A XILOGRAVURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO. 2019. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

CIRO FERNANDES

DISPONÍVEL EM SOUZA, NATALIA MARIA RIBEIRO DE. A LITERATURA DE CORDEL E A XILOGRAVURA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO. 2019. 2012. ACESSO EM 13, MAI. 2024.

QUESTÃO 1

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA XILOGRAVURA OCORRE QUANDO UM ARTISTA ESCULPE UMA IMAGEM, UTILIZANDO FERRAMENTAS ESPECÍFICAS, COMO GOIVAS E FORMÕES, USANDO A TÉCNICA DE

(A) PINTURA A ÓLEO

(B) ESCULTURA EM PEDRA

(C) ENTALHE EM MADEIRA

(D) DESENHO A CARVÃO

QUESTÃO 2

PARA A APLICAÇÃO DE TINTA NA XILOGRAVURA, O ARTISTA COBRE A SUPERFÍCIE ESCULPIDA DA MADEIRA COM

(A) PINCEL

(B) ROLO DE TINTA

(C) CANETA

(D) ESPÁTULA

QUESTÃO 3

QUAL É SUA COMPREENSÃO DO QUE SEJA XILOGRAVURA?

QUESTÃO 4

AGORA É SUA VEZ

VAMOS FAZER UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA, TENDO COMO REFERÊNCIA A XILOGRAVURA. ESSA PROPOSTA CHAMA ISOPORGRAVURA. VAMOS LÁ?

MATERIAIS QUE USAREMOS

– TINTA GUACHE DE VÁRIAS CORES

– FOLHAS DE PAPEL BRANCAS

– PINCÉIS DE VÁRIOS TAMANHOS

– UM ROLINHO DE ESPUMA, USADOS PARA PINTAR PAREDES.

– TESOURA

– BANDEJAS DE ISOPOR (DAQUELAS DE FRIOS)

– PALITO DE CHURRASCO, LÁPIS, CANETA BIC, PREGO, GARFO ETC.

PASSO 1: CORTE AS PARTES LATERAIS DA BANDEJA. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO USANDO UM PALITO DE CHURRASCO OU UM LÁPIS. VOCÊ PRECISA APERTAR BEM O PALITO OU O LÁPIS, PARA MARCAR O DESENHO NO ISOPOR.

PASSO 2: ESCOLHA UMA COR DE TINTA GUACHE E COM A AJUDA DE UM ROLINHO DE ESPUMA, ESPALHE POR TODA A BANDEJA.

PASSO 3: APÓS COBRIR TODA BANDEJA COM A TINTA, PEGUE UMA FOLHA DE PAPEL A4 E COLOQUE POR CIMA DO DESENHO.  PRESSIONE LEVEMENTE COM AS MÃOS SOBRE A PARTE PINTADA. DEVAGAR, PUXE A FOLHA POR UM DOS LADOS E VEJA COMO FICOU O RESULTADO. FICA PARECIDO COM UMA XILOGRAVURA.

DÁ PARA IMPRIMIR EM UM PAPEL COLORIDO TAMBÉM.

DEIXE SECAR BEM E ESTÁ PRONTO.

CRIE, INVENTE, USE A SUA IMAGINAÇÃO.

AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF02AR05) EXPERIMENTAR A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS, EXPLORANDO DIFERENTES ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E DA COMUNIDADE, SENTINDO-SE PERTENCENTE A ESSES ESPAÇOS, RESPEITANDO OS CONTEXTOS AFETIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS DE MODO INDIVIDUAL, COLETIVO E COLABORATIVO.
REFERÊNCIASCOSTELLA, ANTÔNIO F. BREVE HISTÓRIA ILUSTRADA DA XILOGRAVURA. EDITORA MANTIQUEIRA, CAMPOS DO JORDÃO, SP. 2009.
____________________. XILOGRAVURA – MANUAL PRÁTICO. 1ª. ED. EDITORA MANTIQUEIRA. – CAMPOS DO JORDÃO- 1987.
GOIÁS. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO. GOIÂNIA: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020. V.2 – ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
GOIÁS. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO. CORTES TEMPORAIS. CONSED; UNDIME, 2019.