You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: Sentidos Plurais na Arte de Beatriz Milhazes

ARTE/ARTES VISUAIS: Sentidos Plurais na Arte de Beatriz Milhazes

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Sentidos Plurais na Arte de Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes é uma artista famosa, e suas obras são conhecidas por serem bastante coloridas e misturarem formas diferentes, como círculos, flores e arabescos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/gandalfsgallery/6788489413 Acesso em 24, jun. 2024.

Suas pinturas são como quebra-cabeças cheios de significados, onde cada pessoa pode entender de um jeito diferente.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_Vendedor_de_Frutas,_2023.jpg Acesso em 24, jun. 2024.

Uma coisa legal sobre as obras de Milhazes é que ela usa a técnica de colagem. Isso quer dizer que ela cola pedaços de papel pintado na tela, criando camadas que parecem saltar para fora do quadro, fazendo com que suas pinturas sejam interessantes de tocar e olhar de perto.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coqueiral_em_marrom_e_azul_celeste.jpg Acesso em 24, jun. 2024.

Milhazes gosta de repetir alguns elementos em suas obras, que podem lembrar coisas que vemos no dia a dia, como jardins, festas ou até mesmo padrões que vemos em roupas e objetos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/palaciodoplanalto/5551399492/in/photolist-9synEm-2oQKb6E-6wmBYx-6wqNsY-8BxZB-2oDEdqk-2oDJ4P1-8L8j6-8L88M-5TBqUM-5xNE4P-5teakU-5t9QRP-5t9HJn-QRxSco-5te7xU-fNWx5Y-8BybM-8By7k-8Byeb-8By2K-8By5e-8By9D-5TGknM-2oVYZZ2-8DvqJr-2oVZjc2-2oVTLtr Acesso em 24, jun. 2024.

Cada pessoa pode ver e sentir algo diferente ao olhar para essas pinturas. Algumas podem gostar das cores vibrantes e do movimento dos desenhos, enquanto outras podem lembrar de momentos especiais ou de coisas que gostam.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/gandalfsgallery/30407418556 Acesso em 24, jun. 2024.

A arte de Beatriz Milhazes é um exemplo de como a arte pode ter muitos significados, ou seja, ter sentidos plurais. Cada vez que olhamos, podemos descobrir algo novo e ter uma nova ideia sobre o que estamos vendo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/findfado/3210438027/in/photolist-9synEm-2oQKb6E-6wmBYx-6wqNsY-8BxZB-2oDEdqk-2oDJ4P1-8L8j6-8L88M-5TBqUM-5xNE4P-5teakU-5t9QRP-5t9HJn-QRxSco-5te7xU-fNWx5Y-8BybM-8By7k-8Byeb-8By2K-8By5e-8By9D-5TGknM-2oVYZZ2-8DvqJr-2oVZjc2-2oVTLtr Acesso em 24, jun. 2024.


PARA SABER MAIS

Canal bill a graham. “Beatriz Milhazes and the Maresias Exhibition at Tate St Ives”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Du8ACuDoFqE Acesso em 24, jun. 2024.

QUESTÃO 1

Beatriz Milhazes é uma artista famosa, e suas pinturas são como quebra-cabeças cheios de significados, onde cada pessoa pode entender de um jeito diferente. O que tornam as obras de Beatriz Milhazes conhecidas são o uso de

(A) temas tristes e melancólicos.

(B) técnica de pintura a óleo.

(C) cores fortes e mistura de formas.

(D) cores em preto e branco.

QUESTÃO 2

O trabalho de Beatriz Milhazes é um exemplo de como a arte pode ter sentidos plurais, ou seja, quando a olhamos podemos compreender que a arte

(A) é sempre simples.

(B) tem um único significado.

(C) pode ter muitos significados.

(D) é difícil de entender.

QUESTÃO 3

Como cada pessoa pode reagir ao olhar para as pinturas de Milhazes?

QUESTÃO 4

Agora é sua vez!!

Após conhecer as obras de Beatriz Milhazes e fazer a leitura e interpretação das imagens, pense sobre o que você gostaria de expressar através de sua criação e como juntar diferentes elementos na produção artística.

Você vai criar uma colagem, uma pintura, uma escultura, uma instalação ou outra expressão artística, usando materiais diversos: papeis coloridos, materiais recicláveis, tecidos, lã, fitas, tintas, objetos diversos, dentre outros.

Em grupo, falem sobre o processo de criação, os materiais utilizados e compartilhem as ideias e as interpretações sobre as suas próprias criações e a criação dos colegas.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF03AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido de pertencimento a esses espaços e aos contextos afetivos e sociais.
Referências HERKENHOFF, Paulo. Beatriz Milhazes cor e volúpia. 2 ed. Rio de Janeiro: Barléu Edições, 2006.
______________, Paulo. Beatriz Milhazes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2007.