ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
RELEITURA ARTÍSTICA – HELENA VASCONCELOS
AS DIVERSAS CIDADES DO BRASIL, AS MANIFESTAÇÕES E EXPRESSÕES CULTURAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES E CULTURAS LOCAIS. EM GOIÁS TEMOS A ARTISTA PLÁSTICA HELENA VASCONCELOS, QUE RETRATA EM SUAS OBRAS, DIVERSAS FESTIVIDADES POPULARES E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE FAZEM PARTE DAS TRADIÇÕES GOIANA.
HELENA VASCONCELOS PINTA SEUS QUADROS COM MUITAS CORES E DETALHES, MOSTRANDO COMO SÃO AS REPRESENTAÇÕES DAS FESTAS TRADICIONAIS DE GOIÁS. A ARTISTA TEM UMA FORMA DIFERENTE DE APRESENTAR A SUA PINTURA, DIVIDINDO A COMPOSIÇÃO DA IMAGEM COM LINHAS PRETAS BEM-MARCADAS E O RESULTADO PARECE UMA COLCHA DE RETALHOS. ESSA CARACTERÍSTICA É SUA MARCA REGISTRADA, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS OLHEM PARA SUAS OBRAS E LOGO IDENTIFIQUEM QUEM AS PINTOU.
VEJA O EXEMPLO DE UMA DAS SUAS PINTURAS, A OBRA “FESTAS E BELEZAS GOIANAS”.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
A ARTISTA PLÁSTICA HELENA VASCONCELOS EXPRESSA SUAS OBRAS DE ARTE
(A) USANDO TINTAS E TECIDOS PARA PINTAR.
(B) DESENHANDO EVENTOS DO COTIDIANO.
(C) REPRESENTANDO AS BRINCADEIRAS DE SUA INFÂNCIA.
(D)PINTANDO QUADROS QUE REPRESENTAM AS FESTAS TRADICIONAIS DE GOIÁS.
QUESTÃO 2
AS PESSOAS PODEM IDENTIFICAR OS QUADROS PINTADOS POR HELENA VASCONCELOS
(A) POR SEREM QUADROS MUITO PEQUENOS E COLORIDOS.
(B) POR SEREM PINTURAS FEITAS APENAS EM TONS DE AZUL E VERDE.
(C) POR APRESENTAREM FORMAS ESTRANHAS COM CORES EM TONS CLAROS.
(D) POR PARECEREM UMA COLCHA DE RETALHOS, NA QUAL A PINTURA É DIVIDIDA COM LINHAS PRETAS.
QUESTÃO 3
VAMOS FAZER AGORA A LEITURA DAS IMAGENS
OBSERVE ATENTAMENTE AS IMAGENS ABAIXO PARA QUE VOCÊ POSSA REFLETIR SOBRE ELAS
O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO NAS IMAGENS?
O QUE ESSAS IMAGENS TÊM EM COMUM?
QUE TEMÁTICA FOI ABORDADA?
QUEM SÃO ESSAS PESSOAS?
COMO ESTÃO VESTIDAS?
O QUE ESTÃO FAZENDO?
QUAIS AS CORES PREDOMINANTES?
VOCÊ CONSEGUE RECONHECER QUAL A FESTIVIDADE REPRESENTADA NESTA OBRA?
QUANDO ELA ACONTECE?
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
NA SUA ESCOLA OU BAIRRO ACONTECE ESSA FESTA?
VOCÊ JÁ PARTICIPOU?
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NESSA FESTA? (DANÇAS, COMIDAS, BRINCADEIRAS, ETC).
QUESTÃO 4
RELEITURA ARTÍSTICA DA OBRA
1. OBSERVE AS IMAGENS ACIMA NOVAMENTE. ESCOLHA O QUE MAIS GOSTA NESSE TIPO DE FESTA, OU UM DETALHE, OU UM SENTIMENTO QUE AS IMAGENS LHE CAUSA, OU ATÉ MESMO USE A SUA IMAGINAÇÃO PARA FAZER UM DESENHO SOBRE O TEMA RELACIONADO A ESTAS IMAGENS.
2. RECORTE UM PEDAÇO DE CARTOLINA EM QUALQUER FORMATO. FAÇA UM DESENHO DO SEU JEITO PARA REPRESENTAR A SUA ESCOLHA. LEMBRE-SE QUE É IMPORTANTE PREENCHER TODO O ESPAÇO DO PAPEL.
3. PINTE ESSE DESENHO COM LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, CANETA HIDROCOR, TINTA OU QUALQUER OUTRO MATERIAL PARA DAR COR.
4. AS PARTES DESENHADAS NA CARTOLINA PODEM SE JUNTAR ENTRE OS COLEGAS, FORMANDO UMA QUEBRA-CABEÇA DIFERENTE.
5. VEJA O RESULTADO DA IMAGEM E CONVERSE COM OS COLEGAS DA SALA SOBRE O QUE ACHARAM DO PROCESSO DE CRIAÇÃO.
6. DEIXE A PRODUÇÃO EXPOSTA NA SALA DE AULA PARA APRECIAÇÃO DE TODOS.
SAIBA MAIS
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF01AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo. |
Referências | GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Goiás – ampliado. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020. V.2 – Ensino Fundamental – anos iniciais. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. In: PILLAR, Analice Dutra. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes, Porto Alegre, Editora Mediação, 2006. ROSSI, M.H.W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003. |