You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Projeto Temático: Imagens do Cotidiano

Arte/Artes Visuais – Projeto Temático: Imagens do Cotidiano

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Imagem cedida pelo artista

Projeto Temático: Imagens do Cotidiano

Um projeto temático é uma criação focada em um tema específico, que permite explorar ideias e conceitos para desenvolver uma produção artística rica e significativa. Nesse tipo de projeto, o tema central orienta a escolha de materiais, técnicas e linguagens, possibilitando uma conexão entre diversas formas de expressão, como artes visuais, música, dança, teatro e literatura.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/wallyg/7701575934 Acesso em 07, nov. 2024.

Já reparou, por exemplo, como a trilha sonora de um filme altera nossa percepção da história? Ou como um poema pode fazer surgir uma imagem em nossa mente? Essas interações mostram que as linguagens artísticas se comunicam entre si e se enriquecem mutuamente.

Vamos imaginar que o tema do projeto seja Imagens do Cotidiano.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/739887 Acesso em 07, nov. 2024.

Esse tema oferece inúmeras possibilidades de criação: uma pintura, um poema, uma fotografia, uma música, todas inspiradas nas cenas do nosso dia a dia.

Quais ideias, experiências e aspectos de sua vida você gostaria de expressar?

Pode ser algo relacionado à sua cidade, à sua família, à cultura local ou até mesmo a uma experiência pessoal que você valoriza.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/bombeador/24081906242 Acesso em 04, nov. 2024.

Refletir sobre esses elementos e conformidades o que é importante para você e para o seu contexto terá significado à sua criação.

Explorando imagens do cotidiano

Para começar, observe as imagens que estão ao seu redor e pense em como você pode capturar cenas do cotidiano: uma praça movimentada, cenas da cidade, uma paisagem natural, outdoors, ou um momento em família. Essas cenas simples são ricas em detalhes e significados, especialmente quando olhamos com um olhar artístico e crítico.

Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/cidade-meio-urbano-homem-pessoas-12273873/ Acesso em 07, nov. 2024.

Além das imagens visuais, considere explorar outros elementos sensoriais que podem enriquecer o tema:

Filmes – Quais filmes combinariam com as imagens do seu cotidiano?

Você poderia criar uma trilha sonora para acompanhar cada cena ou escolher músicas que se conectam com as emoções que essas imagens despertam.

Disponível em https://www.deviantart.com/natbelus/art/Musica-Regional-e-MPB-257457465 Acesso em 07, nov. 2024.

Textos e Poesia – Escrever poemas ou pequenas reflexões pode ajudar a expressar os sentimentos por trás das imagens.

Que histórias ou sensações surgem ao olhar para uma praça cheia de pessoas ou para uma janela iluminada à noite?

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1382169#google_vignette Acesso em 07, nov. 2024.

Teatro e Performance – E se essas imagens virassem cenas?

Imagine criar uma pequena performance, explorando as expressões e ações das pessoas e lugares que fazem parte da sua rotina. Cada cena representa um fragmento do cotidiano com um novo olhar.

Disponível em https://www.pexels.com/pt-br/foto/criancas-em-pe-ao-lado-da-bomba-d-agua-manual-3079978/ Acesso em 07, nov. 2024.

Reflexão e criação crítica

Este projeto é um convite para observar não apenas as imagens do nosso cotidiano, mas também para refletir sobre o que elas dizem sobre a sociedade em que vivemos.

Que mensagens essas cenas transmitem?

Elas falam sobre diversidade? Sobre o meio ambiente? Sobre desigualdade? Esse processo desenvolve um olhar crítico e investigativo, onde cada interpretação abre espaço para questionar e expressar algo significativo.

QUESTÃO 1

Um projeto temático é uma criação focada em um tema específico, que para desenvolver uma produção artística rica e significativa, permite

(A) reproduzir imagens exatas do cotidiano, sem questionar.

(B) explorar ideias e conceitos relacionados a um tema central.

(C) focar em técnicas específicas de uma linguagem artística.

(D) evitar a conexão entre diferentes formas de expressão.

QUESTÃO 2

Nesse tipo de projeto, o tema central orienta a escolha de materiais, técnicas e linguagens, possibilitando uma conexão entre diversas formas de expressão, como

(A) performance, notícias, charge e percussão.

(B) artes visuais, música, dança, teatro e literatura.

(C) cinema, fotografia, diálogo e narrativas visuais.

(D) efeitos sonoros, gravura e história em quadrinhos.

QUESTÃO 3

De que forma a trilha sonora de um filme pode contribuir para a experiência de um projeto temático?

QUESTÃO 4

Como um projeto temático pode nos ajudar a enxergar e interpretar as mensagens que as imagens do cotidiano transmitem sobre a nossa sociedade?


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF07AR06-A) Desenvolver processos de criação em artes visuais (GO-EF07AR32) Analisar e explorar em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas e a produção autônoma, respeitando os seus contextos pessoais e sociais.
ReferênciasBARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo, Perspectiva, 2007.
LENZI, Lucia Helena Côrrea. Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: Ed. UFSC, 2006.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.