You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: Processos de criação em projetos temáticos

ARTE/ARTES VISUAIS: Processos de criação em projetos temáticos

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Imagem editada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=VWRGL-jumHc Acesso em 01, out. 2024.

Processos de criação em projetos temáticos

A cultura popular é formada pelas tradições e costumes que passam de geração em geração, preservando a memória e a identidade de um povo. O frevo é um exemplo importante dessa cultura no Brasil, pois junta música, dança e artes visuais, mostrando a energia do povo pernambucano.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carnaval_Recife3.jpg Acesso em 01, out. 2024.

Surgido no final do século XIX, nas ruas, o frevo é uma mistura de movimentos da dança e estilos musicais, como a marcha, o maxixe e até a capoeira. Ele carrega histórias que são contadas e cantadas pela tradição popular, mostrando como as pessoas resistem, celebram e se sentem parte de uma cultura.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frevo_dancers_-_Olinda-PE.jpg Acesso em 01, out. 2024.

Ao pensar no frevo como uma narrativa cultural, podemos relacioná-lo a diversas linguagens artísticas. Nas artes visuais, por exemplo, as sombrinhas e as roupas coloridas usadas no frevo lembram movimento e alegria, exploradas em composições como observadas nas obras de Antonio Poteiro e Cândido Portinari, que representam os desfiles de carnaval e as pessoas dançantes, trazendo a estética e a simbologia das festas populares.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Minist%C3%A9rio_da_Cultura_-_I_F%C3%B3rum_de_Biodiversidade_das_Am%C3%A9ricas_%284%29.jpg Acesso em 30, set. 2024.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pedrosimoes7/46171123524 Acesso em 30, set. 2024.

A dança, elemento essencial do frevo, se destaca pela coreografia dos passos rápidos, dos saltos e giros, que parecem desafiar a gravidade.  

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passistas_de_Frevo_.jpg Acesso em 30, set. 2024.

Cada movimento conta a história de um povo que festeja e se expressa com liberdade.

Na música, as bandas com instrumentos de sopro criam o som animado do frevo. As notas rápidas e ritmos alegres fazem as pessoas nas ruas dançarem e cantarem, celebrando histórias de luta e liberdade.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frevo_orchestra_-_Olinda,_Pernambuco,_Brazil.jpg Acesso em 01, out. 2024.

Os instrumentos parecem conversar entre si, formando uma música cheia de vida, que reflete as vozes de quem participa dessa tradição.

[…]

Eu tenho mais que tá nessa

Fazendo mesura na ponta do pé

Quando o frevo começa

Ninguém me segura

Vem ver como é

O frevo madruga

Lá em São José

Depois em Olinda

Na Praça do Jacaré

Bom demais, bom demais

Bom demais, bom demais

Trecho da letra da música Bom Demais

Intérprete: Alceu Valença. Compositor: J. Michiles.

Disponível em  https://www.letras.mus.br/alceu-valenca/891773/ Acesso em 30, set. 2024.

Essa junção artística permite que o frevo, enquanto manifestação cultural, celebre suas histórias contadas e cantadas ao longo do tempo e sejam revividas e recriadas, mantendo viva uma tradição.

Disponível em https://www.deviantart.com/barbara-liana/art/Frevo-dance-58278668 Acesso em 01, out. 2024.


VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

A cultura popular é formada pelas tradições e costumes que passam de geração em geração, preservando a memória e a identidade de um povo. O frevo é uma manifestação cultural do povo pernambucano importante, pois pode unir as linguagens da música, da dança e das artes visuais, para representar a cultura popular, caracterizada pelas

(A) obras de artes visuais expostas em museus e galerias de arte.

(B) expressões artísticas produzidas apenas por artistas renomados.

(C) tradições e costumes passados de geração em geração.

(D) criações artísticas voltadas exclusivamente para a elite cultural.

QUESTÃO 2

Surgido no final do século XIX, o frevo nasceu nas ruas e representa a mistura de movimentos da dança e dos estilos musicais

(A) samba, chorinho e bolero.

(B) samba, baião e forró.

(C) marcha, maxixe e capoeira.

(D) forró, tango e ópera.

QUESTÃO 3

Qual é a principal característica da dança do frevo?

QUESTÃO 4

Por que é importante que manifestações culturais como o frevo sejam revividas e reinterpretadas em diferentes gerações?

QUESTÃO 5

Investigue sobre o FREVO e amplie seus conhecimentos sobre sua origem, características, músicas, coreografias e relevância cultural. Registre no seu caderno as informações que mais despertam seu interesse e, em seguida, compartilhe essas descobertas com seus colegas.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade (GO-EF05AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais.
Referências FRANGE, Lucimar B. P. Arte e seu ensino, uma questão ou várias questões. In: BARBOSA, Ana M. T. B. (org.) Inquietações e mudanças no ensino de Arte. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte, verdade e pesquisa em educação. Etd- Educação Temática Digital, Campinas, v. 2, n. 21, maio de 2019.
PICOSQUE, Gisa. Processo de criação. 2021. Desenvolvida pela Editora do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YCurtLXZJ18&t=218s