You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE

ARTE/ARTES VISUAIS: PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE: MEMÓRIAS E COTIDIANO

A ARTE É UMA FORMA DE CONTAR O QUE VIVEMOS, SENTIMOS E LEMBRAMOS. POR MEIO DE DESENHOS, PINTURAS E OUTRAS CRIAÇÕES, PODEMOS FALAR SOBRE OS LUGARES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA: NOSSA CASA, A ESCOLA, O BAIRRO, A RUA ONDE BRINCAMOS OU A PRAÇA ONDE ENCONTRAMOS AMIGOS. ESSES ESPAÇOS GUARDAM MEMÓRIAS IMPORTANTES E PODEM INSPIRAR CRIAÇÕES CHEIAS DE SIGNIFICADO.

DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/941428 ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.

A ARTISTA FRIDA KAHLO, DO MÉXICO, FEZ ISSO EM MUITAS DE SUAS PINTURAS. ELA USAVA A ARTE PARA EXPRESSAR O QUE SENTIA, MESMO QUANDO ESTAVA TRISTE OU DOENTE.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/kI7Vw ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.

FRIDA VIVEU QUASE TODA A SUA VIDA NA CASA AZUL, UM LUGAR CHEIO DE PLANTAS, OBJETOS COLORIDOS, ANIMAIS E SÍMBOLOS DO SEU PAÍS. ESSE AMBIENTE FOI UMA GRANDE INSPIRAÇÃO PARA SUA ARTE.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/carlbcampbell/1761627113 ACESSO EM 07 DE ABRIL DE 2025.

EM SUAS OBRAS, FRIDA MISTURAVA REALIDADE E IMAGINAÇÃO. ELA PINTAVA O QUE VIA E O QUE SENTIA, USANDO CORES FORTES, FLORES, ADEREÇOS, ANIMAIS E PARTES DA CULTURA MEXICANA.

DISPONÍVEL EM https://stockcake.com/i/frida-with-horse_1374338_916239 ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.

TAMBÉM FEZ MUITOS AUTORRETRATOS, MOSTRANDO NÃO SÓ SEU ROSTO, MAS TAMBÉM OS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS QUE CARREGAVA.

DISPONÍVEL EM  https://encr.pw/rAiWW ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.

COM FRIDA APRENDEMOS QUE A ARTE PODE NASCER DAQUILO QUE VIVEMOS TODOS OS DIAS. CADA COR, CADA FORMA, CADA ESCOLHA REVELA UM PEDACINHO DA NOSSA HISTÓRIA. A ARTE NOS AJUDA A OLHAR PARA OS ESPAÇOS AO NOSSO REDOR COM MAIS ATENÇÃO, CARINHO E IMAGINAÇÃO.


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE

CANAL ESTÚDIO CONEXÃO ESCOLA. “ARTES VISUAIS – PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE – 2º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL”. DISPONÍVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=jfXTy5zwd5Q ACESSO EM 10, ABRIL DE 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A ARTE É UMA FORMA DE CONTAR O QUE VIVEMOS, SENTIMOS E LEMBRAMOS. POR MEIO DE DESENHOS, PINTURAS E OUTRAS CRIAÇÕES, PODEMOS FALAR SOBRE OS LUGARES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA, COMO

(A) OS PAÍSES DISTANTES QUE NUNCA CONHECEMOS PESSOALMENTE.

(B) AS FLORESTAS E MONTANHAS DO BRASIL E DE OUTRAS REGIÕES DO MUNDO.

(C) OS ESPAÇOS QUE APARECEM EM FILMES, LIVROS DE FANTASIA E DESENHOS.

(D) NOSSA CASA, ESCOLA, BAIRRO E A PRAÇA ONDE ENCONTRAMOS AMIGOS.

QUESTÃO 2

A ARTISTA FRIDA KAHLO USAVA A ARTE PARA EXPRESSAR O QUE SENTIA, MESMO QUANDO ESTAVA TRISTE OU DOENTE. EM MUITAS DE SUAS OBRAS, ELA REPRESENTAVA

(A) APENAS PAISAGENS DA NATUREZA MEXICANA.

(B) SENTIMENTOS, LEMBRANÇAS E SÍMBOLOS DA CULTURA DE SEU PAÍS.

(C) HISTÓRIAS DE OUTRAS PESSOAS E SUAS VIAGENS AO REDOR DO MUNDO.

(D) CENAS RELIGIOSAS E PERSONAGENS MÍTICOS DA ANTIGUIDADE.

QUESTÃO 3

MEU LUGAR FAVORITO NA ESCOLA

VAMOS FAZER UM PASSEIO DIFERENTE PELA ESCOLA? PEGUE SEU CADERNO DE DESENHOS OU UMA PRANCHETA COM FOLHAS E LÁPIS.

ENQUANTO CAMINHA PELOS ESPAÇOS DA ESCOLA, OBSERVE COM ATENÇÃO CADA CANTINHO: A SALA DE AULA, O PÁTIO, A BIBLIOTECA, O JARDIM, OS CORREDORES… QUAL É O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

QUANDO ENCONTRAR SEU LUGAR FAVORITO, PARE UM POUCO, OLHE BEM AO REDOR E FAÇA UM DESENHO DESSE ESPAÇO. COM A AJUDA DA PROFESSORA, VOCÊ TAMBÉM VAI ESCREVER PORQUE ESCOLHEU ESSE LUGAR.

DEPOIS, CONVERSE EM GRUPO. PENSE NAS PERGUNTAS:
– POR QUE ESSE LUGAR É ESPECIAL PARA VOCÊ?
– O QUE VOCÊ SENTE QUANDO ESTÁ ALI?

DESCUBRA JUNTO COM SEUS COLEGAS COMO CADA LUGAR DA ESCOLA PODE GUARDAR LEMBRANÇAS E SENTIMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊS.

QUESTÃO 4

FRIDA VIVEU QUASE TODA A SUA VIDA NA CASA AZUL, NA CIDADE DO MÉXICO, UM LUGAR CHEIO DE PLANTAS, OBJETOS COLORIDOS, ANIMAIS E SÍMBOLOS DO SEU PAÍS. ESSE AMBIENTE FOI UMA GRANDE INSPIRAÇÃO PARA SUA ARTE. OBSERVE A IMAGEM DO PÁTIO DO JARDIM DA CASA AZUL (MUSEU FRIDA KAHLO).

O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM?

O QUE TE LEMBRA ESSA LUGAR? PARECE COM ALGUM LUGAR QUE VOCÊ CONHECE?

VOCÊ TEM ALGUM LUGAR QUE SEJA IMPORTANTE PARA VOCÊ COMO FOI PARA FRIDA? POR QUÊ?


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOSPROCESSOS DE CRIAÇÃO: CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF02AR05) EXPERIMENTAR A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS, EXPLORANDO DIFERENTES ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E DA COMUNIDADE, SENTINDO-SE PERTENCENTE A ESSES ESPAÇOS, RESPEITANDO OS CONTEXTOS AFETIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS DE MODO INDIVIDUAL, COLETIVO E COLABORATIVO.
REFERÊNCIASBARBOSA, ANA MAE (ORG.). ARTE/EDUCAÇÃO
CONTEMPORÂNEA:  CONSONÂNCIAS INTERNACIONAIS.  SÃO PAULO: CORTEZ, 2005.
OSTROWER, FAYGA. CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO. 9 ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 1993.
QUILICI, PATRÍCIA M. OFICINAS DE ARTE PARA
CRIANÇAS:  SEMEANDO  PROCESSOS 
CRIATIVOS.  DISSERTAÇÃO (MESTRADO
EM ARTE E EDUCAÇÃO). INSTITUTO DE ARTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO
DE MESQUITA FILHO”, SÃO PAULO, 2021.