ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE: MEMÓRIAS E COTIDIANO
A ARTE É UMA FORMA DE CONTAR O QUE VIVEMOS, SENTIMOS E LEMBRAMOS. POR MEIO DE DESENHOS, PINTURAS E OUTRAS CRIAÇÕES, PODEMOS FALAR SOBRE OS LUGARES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA: NOSSA CASA, A ESCOLA, O BAIRRO, A RUA ONDE BRINCAMOS OU A PRAÇA ONDE ENCONTRAMOS AMIGOS. ESSES ESPAÇOS GUARDAM MEMÓRIAS IMPORTANTES E PODEM INSPIRAR CRIAÇÕES CHEIAS DE SIGNIFICADO.

DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/941428 ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.
A ARTISTA FRIDA KAHLO, DO MÉXICO, FEZ ISSO EM MUITAS DE SUAS PINTURAS. ELA USAVA A ARTE PARA EXPRESSAR O QUE SENTIA, MESMO QUANDO ESTAVA TRISTE OU DOENTE.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/kI7Vw ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.
FRIDA VIVEU QUASE TODA A SUA VIDA NA CASA AZUL, UM LUGAR CHEIO DE PLANTAS, OBJETOS COLORIDOS, ANIMAIS E SÍMBOLOS DO SEU PAÍS. ESSE AMBIENTE FOI UMA GRANDE INSPIRAÇÃO PARA SUA ARTE.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/carlbcampbell/1761627113 ACESSO EM 07 DE ABRIL DE 2025.
EM SUAS OBRAS, FRIDA MISTURAVA REALIDADE E IMAGINAÇÃO. ELA PINTAVA O QUE VIA E O QUE SENTIA, USANDO CORES FORTES, FLORES, ADEREÇOS, ANIMAIS E PARTES DA CULTURA MEXICANA.

DISPONÍVEL EM https://stockcake.com/i/frida-with-horse_1374338_916239 ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.
TAMBÉM FEZ MUITOS AUTORRETRATOS, MOSTRANDO NÃO SÓ SEU ROSTO, MAS TAMBÉM OS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS QUE CARREGAVA.

DISPONÍVEL EM https://encr.pw/rAiWW ACESSO EM 07, ABRIL DE 2025.
COM FRIDA APRENDEMOS QUE A ARTE PODE NASCER DAQUILO QUE VIVEMOS TODOS OS DIAS. CADA COR, CADA FORMA, CADA ESCOLHA REVELA UM PEDACINHO DA NOSSA HISTÓRIA. A ARTE NOS AJUDA A OLHAR PARA OS ESPAÇOS AO NOSSO REDOR COM MAIS ATENÇÃO, CARINHO E IMAGINAÇÃO.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO EM ARTE
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A ARTE É UMA FORMA DE CONTAR O QUE VIVEMOS, SENTIMOS E LEMBRAMOS. POR MEIO DE DESENHOS, PINTURAS E OUTRAS CRIAÇÕES, PODEMOS FALAR SOBRE OS LUGARES QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA, COMO
(A) OS PAÍSES DISTANTES QUE NUNCA CONHECEMOS PESSOALMENTE.
(B) AS FLORESTAS E MONTANHAS DO BRASIL E DE OUTRAS REGIÕES DO MUNDO.
(C) OS ESPAÇOS QUE APARECEM EM FILMES, LIVROS DE FANTASIA E DESENHOS.
(D) NOSSA CASA, ESCOLA, BAIRRO E A PRAÇA ONDE ENCONTRAMOS AMIGOS.
QUESTÃO 2
A ARTISTA FRIDA KAHLO USAVA A ARTE PARA EXPRESSAR O QUE SENTIA, MESMO QUANDO ESTAVA TRISTE OU DOENTE. EM MUITAS DE SUAS OBRAS, ELA REPRESENTAVA
(A) APENAS PAISAGENS DA NATUREZA MEXICANA.
(B) SENTIMENTOS, LEMBRANÇAS E SÍMBOLOS DA CULTURA DE SEU PAÍS.
(C) HISTÓRIAS DE OUTRAS PESSOAS E SUAS VIAGENS AO REDOR DO MUNDO.
(D) CENAS RELIGIOSAS E PERSONAGENS MÍTICOS DA ANTIGUIDADE.
QUESTÃO 3
MEU LUGAR FAVORITO NA ESCOLA
VAMOS FAZER UM PASSEIO DIFERENTE PELA ESCOLA? PEGUE SEU CADERNO DE DESENHOS OU UMA PRANCHETA COM FOLHAS E LÁPIS.
ENQUANTO CAMINHA PELOS ESPAÇOS DA ESCOLA, OBSERVE COM ATENÇÃO CADA CANTINHO: A SALA DE AULA, O PÁTIO, A BIBLIOTECA, O JARDIM, OS CORREDORES… QUAL É O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
QUANDO ENCONTRAR SEU LUGAR FAVORITO, PARE UM POUCO, OLHE BEM AO REDOR E FAÇA UM DESENHO DESSE ESPAÇO. COM A AJUDA DA PROFESSORA, VOCÊ TAMBÉM VAI ESCREVER PORQUE ESCOLHEU ESSE LUGAR.
DEPOIS, CONVERSE EM GRUPO. PENSE NAS PERGUNTAS:
– POR QUE ESSE LUGAR É ESPECIAL PARA VOCÊ?
– O QUE VOCÊ SENTE QUANDO ESTÁ ALI?
DESCUBRA JUNTO COM SEUS COLEGAS COMO CADA LUGAR DA ESCOLA PODE GUARDAR LEMBRANÇAS E SENTIMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊS.
QUESTÃO 4
FRIDA VIVEU QUASE TODA A SUA VIDA NA CASA AZUL, NA CIDADE DO MÉXICO, UM LUGAR CHEIO DE PLANTAS, OBJETOS COLORIDOS, ANIMAIS E SÍMBOLOS DO SEU PAÍS. ESSE AMBIENTE FOI UMA GRANDE INSPIRAÇÃO PARA SUA ARTE. OBSERVE A IMAGEM DO PÁTIO DO JARDIM DA CASA AZUL (MUSEU FRIDA KAHLO).

O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM?
O QUE TE LEMBRA ESSA LUGAR? PARECE COM ALGUM LUGAR QUE VOCÊ CONHECE?
VOCÊ TEM ALGUM LUGAR QUE SEJA IMPORTANTE PARA VOCÊ COMO FOI PARA FRIDA? POR QUÊ?
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS | PROCESSOS DE CRIAÇÃO: CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF02AR05) EXPERIMENTAR A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS, EXPLORANDO DIFERENTES ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E DA COMUNIDADE, SENTINDO-SE PERTENCENTE A ESSES ESPAÇOS, RESPEITANDO OS CONTEXTOS AFETIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS DE MODO INDIVIDUAL, COLETIVO E COLABORATIVO. |
REFERÊNCIAS | BARBOSA, ANA MAE (ORG.). ARTE/EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: CONSONÂNCIAS INTERNACIONAIS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2005. OSTROWER, FAYGA. CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO. 9 ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 1993. QUILICI, PATRÍCIA M. OFICINAS DE ARTE PARA CRIANÇAS: SEMEANDO PROCESSOS CRIATIVOS. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ARTE E EDUCAÇÃO). INSTITUTO DE ARTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, SÃO PAULO, 2021. |