ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

IMAGEM DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/SNARFEL/3391311479 ACESSO EM 04, FEV. 2025.
PONTOS, LINHAS E FORMAS: CRIANDO ARTE COM O DESENHO
VOCÊ GOSTA DE DESENHAR?
O QUE VOCÊ SENTE QUANDO ESTÁ DESENHANDO?
VOCÊ GERALMENTE FICA SATISFEITO COM OS RESULTADOS DOS SEUS DESENHOS?
QUAIS MATERIAIS VOCÊ MAIS GOSTA DE USAR PARA DESENHAR?
O QUE VOCÊ ACHA MAIS INTERESSANTE NO ATO DE DESENHAR?
VEJA A IMAGEM ABAIXO E COM A PONTA DOS DEDOS ACOMPANHE A FORMA DO DESENHO E PERCEBA OS MOVIMENTOS QUE AS LINHAS FAZEM.

IMAGEM CRIADA NO PAINT
O DESENHO É UMA DAS MANIFESTAÇÕES MAIS ANTIGAS E FUNDAMENTAIS DAS ARTES VISUAIS. E POR MEIO DOS ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS, COMO PONTO, LINHA, FORMA, COR, ESPAÇO, PLANOS E TEXTURA, QUE OS ARTISTAS CRIAM SUAS OBRAS.

JOAN MIRÓ – THE SPARKLING GOLD BIRD ENCIRCLES THE THOUGHT OF THE POET (1951)
IMAGEM DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/gandalfsgallery/26336429601 ACESSO EM 05, FEV. 2025.
CADA UM DESSES ELEMENTOS PODE TRANSMITIR EMOÇÕES, CONTAR HISTÓRIAS OU SIMPLESMENTE DEIXAR A ARTE MAIS INTERESSANTE. VAMOS OBSERVAR COMO ESSES ELEMENTOS APARECEM NAS IMAGENS?
NO DESENHO, TUDO COMEÇA COM UM PONTO, QUE É COMO UMA PEQUENA MARCA NO PAPEL.

QUANDO OS PONTOS SE JUNTAM, ELES VIRAM LINHAS, QUE PODEM SER:

RETAS (COMO UMA RÉGUA)

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Righello.jpg ACESSO EM 04, FEV. 2025.
CURVAS (COMO UMA MONTANHA-RUSSA)

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://www.pexels.com/pt-br/foto/montanha-russa-preto-e-branco-106155/ ACESSO EM 04, FEV. 2025.
QUEBRADAS (COMO UM RAIO)

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raio_em_taubat%C3%A9.jpg ACESSO EM 04, FEV. 2025.
AS LINHAS, POR SUA VEZ, CRIAM FORMAS COMO:
CÍRCULOS (REDONDINHOS COMO UMA BOLA)

QUADRADOS (PARECENDO UMA CAIXA)

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/1559029 ACESSO EM 04, FEV. 2025.
FORMAS ORGÂNICAS (COMO UMA NUVEM FOFINHA)

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nuvem_solitaria.jpg ACESSO EM 04, FEV. 2025.
JUNTOS, PONTOS, LINHAS E FORMAS SÃO COMO PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA QUE AJUDAM A CRIAR OS DESENHOS.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE PONTOS, LINHAS E FORMAS: CRIANDO ARTE COM O DESENHO
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O DESENHO É UMA DAS MANIFESTAÇÕES MAIS ANTIGAS E FUNDAMENTAIS DAS ARTES VISUAIS. E POR MEIO DOS ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS COMO O PONTO, A LINHA E A FORMA, QUE OS ARTISTAS CRIAM SUAS OBRAS. NO DESENHO, UM PONTO É COMO
(A) UMA GRANDE MANCHA DE TINTA.
(B) UMA PEQUENA MARCA NO PAPEL.
(C) UMA LINHA RETA COMPRIDA.
(D) UMA FORMA REDONDA COMO UMA BOLA.
QUESTÃO 2
NO DESENHO, TUDO COMEÇA COM UM PONTO. QUANDO OS PONTOS SE JUNTAM, VIRAM LINHAS DE VÁRIAS FORMAS E TAMANHOS. ESSAS LINHAS PODEM CRIAR UM DESENHO
(A) SOMENTE COM CÍRCULOS E CORES.
(B) SOMENTE COM FORMAS RETANGULARES.
(C) COM FORMAS GEOMÉTRICAS E ORGÂNICAS.
(D) APENAS COM TEXTURAS E CORES.
QUESTÃO 3
PARA CRIAR UM DESENHO PODEMOS USAR PONTOS, LINHAS (RETAS, CURVAS, QUEBRADAS) E FORMAS (REDONDAS, QUADRADAS E ORGÂNICAS). OBSERVE AS IMAGENS E MARQUE QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO PODEMOS CONSIDERAR UM EXEMPLO DE FORMA ORGÂNICA.

IMAGENS DO CANVA
QUESTÃO 4
VAMOS DESENHAR?
SIGA OS PASSOS ABAIXO PARA COLOCAR EM PRÁTICA SUA CRIATIVIDADE E EXPLORAR NOVAS FORMAS DE DESENHAR:
1. PEGUE UMA FOLHA DE PAPEL EM BRANCO E FAÇA UM PONTO EM QUALQUER LUGAR.
2. A PARTIR DESSE PONTO, DESENHE UMA LINHA DO TAMANHO E FORMATO QUE QUISER. PODE SER UMA LINHA RETA, CURVA, QUE VAI E VOLTA, OU ATÉ UMA LINHA QUE BRINQUE PELO PAPEL.
3. AGORA, TROQUE DE PAPEL COM O SEU COLEGA E PEÇA QUE ELE CONTINUE O DESENHO, MAS DE UMA FORMA DIFERENTE: DEITADO NO CHÃO, EM PÉ, CIRCULANDO AO REDOR DO PAPEL, APOIADO NAS COSTAS DE OUTRO COLEGA… USE A CRIATIVIDADE!
4. ESCOLHAM OUTRO TIPO DE LINHA E CONTINUEM O DESENHO DO COLEGA. SE QUISEREM, PODEM TROCAR OS MATERIAIS DE DESENHO PARA DEIXAR A ATIVIDADE AINDA MAIS INTERESSANTE.
5. REPITAM A TROCA DE DESENHOS ATÉ PREENCHER O PAPEL COM LINHAS E FORMAS. DEPOIS, FINALIZEM O DESENHO COLORINDO E DANDO OS ÚLTIMOS DETALHES.
6. QUANDO O DESENHO ESTIVER PRONTO, CORTEM O PAPEL EM QUATRO PARTES E MISTUREM-NAS COM OS RECORTES DOS DESENHOS DOS OUTROS COLEGAS.
7. REÚNAM TODOS OS PEDAÇOS E COLEM NA PAREDE, CRIANDO UMA EXPOSIÇÃO COLETIVA PARA APRECIAR OS RESULTADOS.
8. POR FIM, OBSERVEM COMO FICOU A EXPOSIÇÃO E COMPARTILHEM O QUE ACHARAM DA EXPERIÊNCIA.
SAIBA MAIS
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS | ELEMENTOS DA LINGUAGEM: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS. |
HABILIDADE | (GO-EF01AR02-B) CONHECER OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS, COMO O PONTO, A LINHA, A FORMA, A COR, O ESPAÇO, OS PLANOS, A TEXTURA, EXPLORANDO DIFERENTES SUPORTES, FERRAMENTAS, MATERIAIS E TÉCNICAS TRADICIONAIS E ALTERNATIVAS, COMO COMPONENTES FUNDAMENTAIS PARA A COMPOSIÇÃO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA. |
REFERÊNCIAS | DONDIS, DONIS A. SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL. 2ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997. OSTROWER, FAYGA. UNIVERSOS DA ARTE. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1986. |