You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: PINTURA MURAL

ARTE/ARTES VISUAIS: PINTURA MURAL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PINTURA MURAL

O QUE É UMA PINTURA MURAL?

VOCÊ JÁ VIU UM DESENHO OU UMA PINTURA BEM GRANDE FEITO DIRETO NA PAREDE? ISSO SE CHAMA PINTURA MURAL. É QUANDO A ARTE NÃO ESTÁ EM UM PAPEL OU EM UMA TELA, MAS SIM PINTADA EM MUROS, PAREDES OU ATÉ MUROS DE ESCOLAS E PRÉDIOS DA CIDADE. ESSES MURAIS PODEM CONTAR HISTÓRIAS, MOSTRAR SENTIMENTOS OU TRAZER IDEIAS IMPORTANTES PARA QUEM VÊ.

DISPONÍVEL EM HTTPS://PXHERE.COM/PT/PHOTO/924203 ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.

AGORA, VAMOS OLHAR COM ATENÇÃO UMA OBRA DO ARTISTA KEITH HARING. OBSERVE ESSA IMAGEM

DISPONÍVEL EM HTTPS://ENCR.PW/FTFTA ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.

VEJA OS PERSONAGENS: PARECEM ESTAR DANÇANDO, BRINCANDO, SE MOVIMENTANDO JUNTOS, COM TRAÇOS PRETOS BEM-MARCADOS E CORES VIVAS.

VAMOS PENSAR JUNTOS?

  • O QUE VOCÊ ACHA QUE ESSAS PESSOAS ESTÃO FAZENDO?
  • COMO VOCÊ SE SENTE OLHANDO PARA ESSA IMAGEM?
  • VOCÊ ACHA QUE ESTE MURAL ESTÁ FALANDO DE AMIZADE, MOVIMENTO OU UNIÃO? POR QUÊ?
  • JÁ VIU ALGO PARECIDO NAS PAREDES DA SUA ESCOLA OU NO CAMINHO PARA CASA?

ESSAS PERGUNTAS NOS AJUDAM A OLHAR COM MAIS ATENÇÃO PARA A ARTE E PERCEBER COMO ELA PODE FALAR SOBRE COISAS QUE TAMBÉM ACONTECEM NO NOSSO DIA A DIA.

QUEM FOI KEITH HARING?

KEITH HARING FOI UM ARTISTA DOS ESTADOS UNIDOS QUE ADORAVA DESENHAR EM ESPAÇOS PÚBLICOS. ELE ACREDITAVA QUE A ARTE NÃO PRECISAVA ESTAR SÓ EM MUSEUS: PODIA ESTAR NAS RUAS, NOS METRÔS, NAS ESCOLAS E EM QUALQUER LUGAR ONDE AS PESSOAS PASSASSEM. POR ISSO, ELE FAZIA MURAIS COM FORMAS SIMPLES E COLORIDAS, USANDO LINHAS PRETAS BEM FORTES E MUITAS CORES VIBRANTES, COMO VERMELHO, AMARELO E AZUL.

DISPONÍVEL EM HTTPS://COMMONS.WIKIMEDIA.ORG/WIKI/FILE:BERLIN_BEAR_WITH_KEITH_HARING_FIGURES.JPG ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.

SEUS DESENHOS MOSTRAM PESSOAS SE MEXENDO, DANÇANDO, ABRAÇANDO, LUTANDO OU ATÉ CUIDANDO UMAS DAS OUTRAS. KEITH QUERIA FALAR DE COISAS IMPORTANTES, COMO O RESPEITO ENTRE AS PESSOAS, A AMIZADE, O AMOR, E O CUIDADO COM QUEM É DIFERENTE DE NÓS.

DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.PIKREPO.COM/EN/FREE-PHOTO-ORQZE ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.

COMO ELE FAZIA SUAS PINTURAS MURAIS?

KEITH HARING USAVA TINTAS ACRÍLICAS E MARCADORES GROSSOS PARA DESENHAR DIRETO NAS PAREDES. PRIMEIRO, ELE FAZIA OS CONTORNOS COM LINHAS PRETAS BEM VISÍVEIS. DEPOIS, ELE COLORIA COM TINTAS BEM FORTES E SÓLIDAS.

DISPONÍVEL EM HTTPS://COMMONS.WIKIMEDIA.ORG/WIKI/FILE:HARINGPALLADIUM.JPG ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.

ELE NÃO DESENHAVA OS ROSTOS COM DETALHES, PORQUE QUERIA QUE QUALQUER PESSOA PUDESSE SE VER NOS PERSONAGENS, COMO SE FOSSEM SÍMBOLOS DE TODOS NÓS.

DISPONÍVEL EM HTTPS://L1NQ.COM/M4BAV ACESSO EM 19, MAIO DE 2025.


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “PINTURA MURAL”

CANAL ESTÚDIO CONEXÃO ESCOLA. “Artes Visuais – Pintura Mural – 1º ano EF”. DISPONÍVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=HIon6YQ1Dcw ACESSO EM 21, MAIO DE 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A PINTURA MURAL É UM TIPO DE ARTE QUE SE DESTACA PORQUE

(A) É FEITA POR ARTISTAS PROFISSIONAIS SOMENTE EM MUSEUS OU GALERIAS E EXPOSIÇÕES FECHADAS.

(B) USA MATERIAIS DELICADOS E TÉCNICAS DE PINTURA EM SUPORTES COMO PAPEL OU TELA TRADICIONAL.

(C) APRESENTA DESENHOS PEQUENOS FEITOS COM LÁPIS ESPECÍFICOS EM FOLHAS DE CADERNO.

(D) É REALIZADA DIRETAMENTE EM PAREDES OU MUROS E TRANSMITE IDEIAS, HISTÓRIAS OU SENTIMENTOS.

QUESTÃO 2

KEITH HARING FICOU CONHECIDO POR SEUS MURAIS PORQUE

(A) PRODUZIA RETRATOS REALISTAS COM MUITOS DETALHES DO ROSTO, DO CORPO E CENAS DO COTIDIANO.

(B) PREFERIA PINTAR FIGURAS FAMOSAS COM ROUPAS ELEGANTES E TRADICIONAIS PARA CHAMAR A ATENÇÃO.

(C) FAZIA DESENHOS EM PRETO E BRANCO COM TEMAS LIGADOS À NATUREZA, AOS ANIMAIS, PLANTAS E O FOLCLORE.

(D) CRIAVA FIGURAS SIMPLES COM TRAÇOS MARCANTES E CORES FORTES PARA FALAR DE AMIZADE, RESPEITO E UNIÃO.

QUESTÃO 3

MEU CORPO, MINHA HISTÓRIA

VOCÊ VAI CRIAR UM AUTORRETRATO DIFERENTE, USANDO O CONTORNO DO SEU PRÓPRIO CORPO COMO BASE.

QUANDO TODOS TERMINAREM, JUNTEM OS TRABALHOS EM UM GRANDE PAINEL NA SALA OU NO CORREDOR, PARA MOSTRAR A DIVERSIDADE DE HISTÓRIAS E GOSTOS DA TURMA.

DEITE-SE SOBRE UM PAPEL GRANDE (PODE SER CARTOLINA OU PAPEL PARDO) E PEÇA PARA UM COLEGA CONTORNAR O SEU CORPO COM LÁPIS. DEPOIS, TROQUEM DE LUGAR.

DENTRO DO CONTORNO, DESENHE SÍMBOLOS, FORMAS, CORES OU OBJETOS QUE FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA OU MOSTRAM COISAS QUE VOCÊ GOSTA: ESPORTES, MÚSICAS, BRINCADEIRAS, ANIMAIS, COMIDAS, SENTIMENTOS, ENTRE OUTROS.

USE LINHAS BEM-MARCADAS COM CANETÃO PRETO E DEPOIS PINTE COM CORES FORTES, COMO KEITH HARING FAZIA.

QUESTÃO 4

QUEBRA-CABEÇA DO MOVIMENTO

VAMOS TRANSFORMAR DESENHOS EM UM QUEBRA-CABEÇA GIGANTE.

AO FINAL, CONVERSEM: O QUE MUDOU QUANDO AS PARTES SE MISTURARAM? O QUE O MURAL FINAL MOSTRA SOBRE OS COLEGAS E O GRUPO?

EM UMA CARTOLINA, DESENHE CORPOS EM MOVIMENTO: DANÇANDO, PULANDO, ABRAÇANDO OU CORRENDO. LEMBRE-SE DE USAR FORMAS SIMPLES, TRAÇOS BEM DEFINIDOS E CORES VIBRANTES.

DEPOIS DE PINTAR, RECORTE SUA CARTOLINA EM PEDAÇOS GRANDES (COMO SE FOSSEM PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA).

EM GRUPO, MISTUREM OS PEDAÇOS E TENTEM MONTAR JUNTOS ESSE NOVO MURAL COM PARTES DE TODOS OS COLEGAS.


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOSPROCESSOS DE CRIAÇÃO: CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF01AR05) EXPERIMENTAR A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO EM ARTES VISUAIS, EXPLORANDO DIFERENTES ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E DA COMUNIDADE, SENTINDO-SE PERTENCENTE A ESSES ESPAÇOS, RESPEITANDO OS CONTEXTOS AFETIVOS E SOCIAIS DE MODO INDIVIDUAL, COLETIVO E COLABORATIVO.
REFERÊNCIASBARBOSA, ANA MAE. A IMAGEM DO ENSINO DA ARTE. 6 ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2005.
PAIVA, EDUARDO FRANÇA. HISTÓRIA E IMAGENS. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2002. (COLEÇÃO HISTÓRIA E REFLEXÕES).
RANGEL, VALESKA BERNARDO. RELEITURA NÃO É CÓPIA: REFLETINDO UMA DAS POSSIBILIDADES DO FAZER ARTÍSTICO. REVISTA NUPEART, V. 3, N. 3, 2012.