ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PINTURA
A PINTURA É UMA FORMA DE ARTE EM QUE USAMOS CORES, FORMAS E TEXTURAS SOBRE UMA SUPERFÍCIE COMO PAPEL, TELA OU ATÉ MESMO MADEIRA, PARA EXPRESSAR IDEIAS, SENTIMENTOS, HISTÓRIAS.
EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE PINTURA: A FIGURATIVA E A ABSTRATA.
A PINTURA FIGURATIVA REPRESENTA COISAS QUE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR, COMO PESSOAS, ANIMAIS, CASAS E PAISAGENS. UM BOM EXEMPLO É A FAMOSA PINTURA “MONA LISA”, DE LEONARDO DA VINCI.

DISPONÍVEL EM https://encr.pw/Dpm9j ACESSO EM 25, FEV. 2025.
QUANDO OLHAMOS PARA ESSA PINTURA, VEMOS O ROSTO DE UMA MULHER MISTERIOSA QUE PARECE ESTAR OLHANDO PARA NÓS.
NA PINTURA ABSTRATA, NÃO HÁ IDENTIFICAÇÃO EXATA DO QUE SEJA A IMAGEM, COMO PODEMOS PERCEBER NAS OBRAS DE WASSILY KANDINSKY.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/a01fH ACESSO EM 25, FEV. 2025.
AS PESSOAS PODEM VER COISAS DIFERENTES NA MESMA PINTURA ABSTRATA, PORQUE CADA TEM SUA PRÓPRIA INTERPRETAÇÃO.
VAMOS REFLETIR SOBRE UMA OBRA?
OBSERVEM A PINTURA “O GRITO”, DE EDVARD MUNCH.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/lPvND ACESSO EM 25, FEV. 2025.
O QUE VOCÊ VÊ NESSA PINTURA?
QUE CORES O ARTISTA USOU? ELAS TRANSMITEM ALEGRIA OU ALGO DIFERENTE?
COMO VOCÊ ACHA QUE A PESSOA QUE APARECE NO CENTRO DA PINTURA ESTÁ SE SENTINDO?
CURIOSIDADE:
“O GRITO” DE EDVARD MUNCH É UMA DAS OBRAS MAIS FAMOSAS DA HISTÓRIA DA ARTE. PINTADA EM 1893, RETRATA UMA FIGURA COM EXPRESSÃO ANGUSTIADA EM MEIO A UM CENÁRIO TURBULENTO. AS CORES VIBRANTES E AS FORMAS ONDULANTES TRANSMITEM UM FORTE SENTIMENTO DE MEDO E DESESPERO. A OBRA REFLETE AS ANGÚSTIAS E ANSIEDADES DO SER HUMANO.
E AÍ, GOSTOU DE SABER DESSA CURIOSIDADE? SE QUISER SABER MAIS SOBRE A OBRA E O ARTISTA, PESQUISE NA INTERNET.
A PINTURA NOS AJUDA A EXPRESSAR O QUE SENTIMOS E A IMAGINARMOS HISTÓRIAS. VOCÊ TAMBÉM PODE CRIAR A SUA. PEGUE SEUS PINCÉIS E SOLTE A CRIATIVIDADE.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
NA PINTURA ABSTRATA, NÃO HÁ IDENTIFICAÇÃO EXATA DO QUE SEJA A IMAGEM, COMO PODEMOS PERCEBER NAS OBRAS DE WASSILY KANDINSKY. OBSERVE UMA DAS PINTURAS ABSTRATAS DE KANDINSKY

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/Ga4s7 ACESSO EM 25, FEV. 2025.
PODEMOS PERCEBER QUE SUA INTERPRETAÇÃO VARIA DE PESSOA PARA PESSOA, PORQUE
(A) NÃO REPRESENTA ALGO REAL, PERMITINDO QUE CADA UM VEJA ALGO DIFERENTE.
(B) SEMPRE RETRATA PAISAGENS, PESSOAS E ANIMAIS DE FORMA CLARA.
(C) AS CORES, TEXTURAS E FORMAS VALEM MAIS A PENA DO QUE A IMAGEM.
(D) É FEITA APENAS COM TÉCNICAS DIGITAIS OU MATERIAIS RECICLÁVEIS.
QUESTÃO 2
A PINTURA FIGURATIVA REPRESENTA COISAS QUE CONSEGUIMOS IDENTIFICAR, COMO PESSOAS, ANIMAIS, CASAS E PAISAGENS. UM BOM EXEMPLO É A FAMOSA PINTURA “MONA LISA”, DE LEONARDO DA VINCI. AO OBSERVAR A OBRA PERCEBEMOS O ROSTO DE UMA MULHER MISTERIOSA QUE PARECE NOS OLHAR, DEMONSTRANDO QUE A PINTURA FIGURATIVA

DISPONÍVEL EM https://encr.pw/Dpm9j ACESSO EM 25, FEV. 2025.
(A) REPRESENTA ELEMENTOS DO MUNDO REAL DE MANEIRA RECONHECÍVEL E DETALHADA.
(B) TRAZ SEMPRE ELEMENTOS ABSTRATOS E NÃO RETRATA NADA ESPECÍFICO.
(C) NÃO TRANSMITE NENHUMA EMOÇÃO OU EXPRESSÃO, SÓ CORES, FORMAS E TEXTURAS.
(D) É FEITA APENAS COM TÉCNICAS DE AQUARELA E GUACHE EM SUPORTES DIFERENTES.
QUESTÃO 3
OBSERVE AS IMAGENS E MARQUE COM UM X SOMENTE AQUELAS QUE CORRESPONDEM HÁ UMA PINTURA.

IMAGENS CANVA
QUESTÃO 4
PINTURA COM OS DEDOS
NESTA ATIVIDADE, VAMOS USAR A PINTURA COM OS DEDOS PARA CRIAR UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA. PARA ISSO, VOCÊ VAI PRECISAR DE TINTAS GUACHE OU TINTA ESPECÍFICA PARA PINTURA COM OS DEDOS, PAPEL GRANDE OU CARTOLINA, E TOALHAS OU PANOS PARA LIMPAR AS MÃOS.
COMECE ESCOLHENDO AS CORES QUE VOCÊ VAI USAR NA PINTURA E COM OS DEDOS, ESPALHE AS TINTAS NO PAPEL, CRIANDO FORMAS LIVRES E ABSTRATAS. USE A SUA IMAGINAÇÃO!
AO FINAL, OBSERVE A PINTURA PRONTA E REFLITA:
QUE HISTÓRIA ESSA IMAGEM CONTA?
AS CORES E FORMAS QUE VOCÊ USOU DERAM O RESULTADO QUE VOCÊ ESPERAVA?
O QUE VOCÊ SENTIU AO PINTAR COM OS DEDOS? FOI DIVERTIDO?
SAIBA MAIS – VIDEOAULA
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF01AR04-A) DISTINGUIR, EXPERIMENTAR, VIVENCIAR E EXPLORAR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, COMO DESENHOS, CROQUIS, PINTURAS, GRAVURAS, COLAGENS, HQS, DOBRADURAS, ESCULTURAS, MODELAGENS, INSTALAÇÕES, VÍDEOS, FOTOGRAFIAS, PERFORMANCES, USANDO SUSTENTAVELMENTE MATERIAIS, INSTRUMENTOS, RECURSOS, TÉCNICAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS, BEM COMO DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO, A INVESTIGAÇÃO E A COLABORAÇÃO. |
REFERÊNCIAS | IAVELBERG, ROSA. INTERAÇÕES ENTRE A ARTE DAS CRIANÇAS E A PRODUÇÃO DE ARTE ADULTA. IN: ANAIS ANPAP, 2008. FAVARETO, CELSO FERNANDO. DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO. IN: FERNANDA PESSOA. (ORG.). ARTE NO PENSAMENTO. 1ª. ED. VILA VELHA, ES: MUSEU VALE DO RIO DOCE, 2006. FRANCASTEL, PIERRE. A REALIDADE FIGURATIVA. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 1982. GOODMAN, MEL. ARTE ABSTRATA. TRADUÇÃO DE OTACÍLIO NUNES E VALTER PONTE. SÃO PAULO: COSAC & NAIFY, 2002. |