Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Picasso e a ressignificação do olhar
Você já imaginou olhar para um rosto e enxergar um triângulo, um círculo ou um quadrado? Já pensou em desenhar uma pessoa com os olhos de lado, a boca no alto da cabeça ou o nariz apontando para trás? Para muitas pessoas, isso pareceria estranho, mas para Pablo Picasso, era exatamente aí que começava a arte.

Disponível em https://encr.pw/zPQtz Acesso em 23, jun. 2025.
Picasso foi um artista que mudou completamente a forma como as pessoas viam e faziam arte. Ele nasceu na Espanha, em 1881, e desde pequeno já desenhava muito bem. Mas, com o tempo, ele percebeu que não queria apenas copiar o mundo como ele era. Ele queria mostrar o que sentia, o que pensava e o que imaginava. E, para isso, começou a criar formas diferentes, rostos quebrados em pedaços, cores fora do lugar, como se estivesse montando um quebra-cabeça com partes do mundo.

Disponível em https://encr.pw/9KXGh Acesso em 23, jun. 2025.
Uma das coisas mais importantes que Picasso nos ensinou foi: nem tudo precisa parecer “real” para ser verdadeiro. Às vezes, uma imagem estranha pode mostrar uma ideia, um sentimento ou uma história de um jeito ainda mais forte. Ele usava formas geométricas, colagens, objetos do dia a dia e muita imaginação para transformar imagens conhecidas em algo novo.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22Ein_bedeutendes_Kunstmuseum_das_dem_Leben_und_Werk_von_Pablo_Picasso_gewidmet_ist%22._31.jpg Acesso em 23, jun. 2025.
Esse jeito de pensar a arte fez com que Picasso se tornasse um dos artistas mais famosos do mundo. Ele criou vários estilos diferentes ao longo da vida, mas sempre manteve o desejo: experimentar e inventar. Ele dizia que “todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição”. Isso quer dizer que, para criar algo novo, às vezes é preciso desconstruir o que já conhecemos.
Como Picasso criava suas obras?
Observava tudo ao seu redor: objetos, pessoas, animais, cenas do cotidiano.

Disponível em https://l1nq.com/MK05F Acesso em 23, jun. 2025.
Se inspirava em outros artistas, como os africanos, os espanhóis, os pintores antigos e nas formas da natureza.

Misturava as técnicas de pintura, escultura, desenho, colagem. Não tinha medo de errar ou de parecer “estranho”. Ele queria causar perguntas, provocar.
Obras famosas do artista Pablo Picasso
“Mulher Chorando” (1937)

Disponível em https://encr.pw/eLYbv Acesso em 23, jun. 2025.
Uma mulher com o rosto distorcido, que mostra tristeza e dor. Como ele representa o sentimento sem precisar de realismo?
“Guernica” (1937)

Disponível em https://encr.pw/gwbRH Acesso em 23, jun. 2025.
Um dos murais mais famosos da história. Mostra o sofrimento das pessoas durante uma guerra. Tudo está fragmentado, como se fosse um pesadelo.
“Três Músicos” (1921)

Disponível em https://www.flickr.com/photos/kycheng/9021902625 Acesso em 23, jun. 2025.
Uma imagem feita com formas geométricas que representa três músicos tocando juntos. Dá para perceber quem é quem? Por quê?
E agora… como a gente pode criar com esse olhar?
Picasso nos mostra que a arte está em como a gente vê as coisas. Ele não inventou só com materiais diferentes, ele ressignificou o olhar, ou seja, viu o mundo de outro jeito.
Vamos tentar fazer isso também? Observe a imagem com atenção

Disponível em https://l1nq.com/jPzBf Acesso em 23, jun. 2025.
Quais formas, cores e sentimentos aparecem nela?
É parecida com a realidade ou muito diferente?
Agora olhe ao seu redor. O que você vê que poderia virar outra coisa? Um botão, uma tampa, um retalho, uma folha, uma esponja…
Picasso não queria que as pessoas apenas entendessem sua arte. Ele queria que elas sentissem e pensassem diferente. E você também pode fazer isso: criar algo que ninguém nunca viu, usando só o que está à sua volta.
Assista ao vídeo sobre Picasso e a ressignificação do olhar
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A principal intenção de Picasso ao criar obras com rostos distorcidos e formas incomuns era
(A) provocar humor no público, fazendo caricaturas exageradas das pessoas.
(B) retratar fielmente o que via na realidade, com técnicas tradicionais da arte.
(C) expressar ideias, sentimentos e visões pessoais de maneira original.
(D) copiar estilos antigos e seguir modelos clássicos da pintura europeia.
QUESTÃO 2
A obra “Guernica”, de Pablo Picasso, é considerada um marco da arte moderna porque
(A) utiliza apenas tons de azul e mostra uma cena pacífica e harmônica.
(B) retrata um momento de guerra com formas fragmentadas e simbólicas.
(C) mostra músicos felizes tocando em uma festa popular espanhola.
(D) reproduz com perfeição uma paisagem rural com grande riqueza de detalhes.
QUESTÃO 3
Se Picasso representava emoções com formas geométricas e cores intensas, como você representaria uma emoção por meio da arte?
Escolha uma emoção que você conhece bem (como alegria, medo, saudade ou raiva) e crie uma imagem usando apenas formas geométricas recortadas em papel colorido. Pense em como as cores e o tamanho das formas podem expressar esse sentimento. Depois, compartilhe com seus colegas e veja se eles conseguem adivinhar qual é a emoção representada.
QUESTÃO 4
Inspirando-se na ideia de fragmentação presente nas obras de Picasso, como você pode transformar um desenho comum em algo surpreendente?
Desenhe um rosto, um objeto ou uma cena do seu dia a dia. Em seguida, recorte esse desenho em partes irregulares, como se estivesse criando um quebra-cabeça. Depois, você pode escolher entre duas possibilidades:
- Reorganizar e colar essas partes em uma nova folha, mudando a ordem e a posição, criando uma nova imagem com outro significado;
- Ou guardar as peças soltas em um envelope e criar o seu próprio brinquedo de quebra-cabeça, que pode ser montado por você ou por outras pessoas.
Observe como a imagem original se transforma e pense: o que mudou no modo como você vê essa cena agora?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Objetos de conhecimento/Conteúdos | Processos de Criação: Criação e ressignificação em artes visuais |
Habilidade | (GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio (GO-EF04AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. |
Referências | BARBOSA, A. M. T. A imagem no ensino da arte. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2009. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.. |