Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Performance Artística
Disponível em https://www.flickr.com/photos/midianinja/28612510274/in/photostream/ Acesso em 17, julho, 2024.
Na imagem, observamos um grupo de pessoas com os olhos vendados e os braços na mesma posição. Essa é a performance Cegos, do grupo Desvio Coletivo, realizada em Aracaju, no ano de 2014.
O que esses artistas performers estão representando?
Qual mensagem pretendem passar?
Mas afinal, o que é performance?
Performance, enquanto linguagem da arte, é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo e a ação do artista como meio de comunicação. Diferente das artes plásticas tradicionais, como pintura e escultura, a performance é efêmera, ocorrendo em um tempo e espaço determinados e, muitas vezes, sem a possibilidade de reprodução fiel. Essa linguagem artística explora a presença física e emocional do artista, a interação com o público e o contexto no qual é realizada.
Disponível em https://pxhere.com/es/photo/160284 Acesso em 17, julho, 2024.
A origem da performance pode ser rastreada até o início do século XX, com movimentos vanguardistas como o Dadaísmo, o Futurismo e o Surrealismo, que buscavam romper com as convenções artísticas da época. Contudo, foi na década de 1960 que a performance ganhou maior notoriedade e definição, especialmente com o movimento Fluxus e artistas como Yoko Ono, Joseph Beuys e Marina Abramović.
Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Marina_Abramovi%C4%87%2C_The_Artist_is_Present%2C_2010.jpg Acesso em 17, julho, 2024.
A performance pode englobar uma vasta gama de práticas, desde ações simples e silenciosas até elaboradas encenações teatrais. Ela pode ser solitária ou coletiva, planejada ou espontânea, durar poucos minutos ou se estender por horas, dias ou até mesmo semanas. O uso do corpo do artista como ferramenta principal permite uma comunicação direta e visceral, muitas vezes abordando temas como identidade, política, sociedade, gênero, e questões existenciais.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/tukulti/30583395107 Acesso em 17, julho, 2024.
Muitos performers utilizam elementos do cotidiano, levando a arte para fora dos museus e galerias e aproximando-a do público. Essa integração com o espaço urbano e a vida cotidiana possibilita uma crítica direta e imediata às estruturas sociais e culturais vigentes.
A relação com o público é outro componente essencial na performance. O espectador não é apenas um observador passivo, mas muitas vezes se torna parte ativa da obra. A interação pode variar de uma presença contemplativa a uma participação física, modificando a dinâmica da performance e criando uma experiência irrepetível.
Além disso, a documentação da performance, através de vídeos, fotografias e textos, torna-se uma extensão da obra, permitindo que a experiência efêmera seja registrada e analisada posteriormente. No entanto, essas documentações nunca capturam a totalidade da experiência ao vivo, mantendo a essência transitória e intangível da performance.
QUESTÃO 1
Performance, enquanto linguagem da arte, é uma forma de expressão artística que utiliza o corpo e a ação do artista como meio de comunicação. A principal diferença entre a performance e as artes plásticas tradicionais é que a performance
(A) é mais duradoura, criativa e espontânea.
(B) utiliza tintas, pincéis e suportes diversos.
(C) é efêmera e ocorre num determinado tempo e espaço.
(D) é mais barata de produzir e de fácil acesso.
QUESTÃO 2
Na performance, a relação com o público
(A) nunca interage diretamente com a performance.
(B) é sempre um observador passivo.
(C) pode se tornar parte ativa da obra.
(D) apenas lê sobre a performance posteriormente.
QUESTÃO 3
O que normalmente os performers utilizam para aproximar a arte do público?
QUESTÃO 4
Quais movimentos vanguardistas contribuíram para a origem da performance?
SAIBA MAIS ARTE
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF09AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas, fazendo conexão às suas histórias de vida, memórias e valores construídos, por meio de vivências e assim criar seus ideais, desejos e perspectivas coletivas e sociais. |
Referências | COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987. |