Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O patrimônio cultural brasileiro é extremamente vasto e diverso, sendo formado por uma variedade de elementos materiais e imateriais que refletem a história, a cultura e a identidade do povo brasileiro.
Entre os principais exemplos de patrimônio cultural material brasileiro estão os monumentos históricos, como igrejas, museus, prédios antigos e ruas e praças que preservam a arquitetura de épocas passadas. Alguns dos monumentos mais famosos do Brasil incluem o Cristo Redentor, o Teatro Amazonas, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e o Centro Histórico de Olinda.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/portalpbh/8251497793/in/photostream/ Acesso em 28, maio de 2023
Disponível em https://www.wallpaperflare.com/search?wallpaper=pernambuco Acesso em 28, abr. 2023
Já o patrimônio cultural imaterial brasileiro é composto por elementos intangíveis, como festas, danças, músicas, costumes e tradições. Exemplos famosos incluem o Carnaval, a Capoeira, a Festa do Divino Espírito Santo e a culinária típica de diferentes regiões do país, como o feijão com arroz, a feijoada, o churrasco e o acarajé.
Disponível em https://snl.no/capoeira Acesso em 28, abr. 2023
Disponível em https://www.flickr.com/photos/sbogdanich/13986896255 Acesso em 28, 2023
Além disso, o Brasil também é conhecido por sua rica diversidade étnica e cultural, o que se reflete em uma variedade de expressões artísticas e culturais, como a literatura, a música, o cinema e as artes plásticas.
Autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Clarice Lispector, músicos como Tom Jobim, Chico Buarque e Caetano Veloso, cineastas como Glauber Rocha e Walter Salles e artistas plásticos como Tarsila do Amaral e Portinari são alguns dos mais importantes atores da cultura brasileira.
QUESTÃO 1
Patrimônio cultural brasileiro é dividido em material e imaterial. A diferença entre eles é
(A) O patrimônio cultural material é composto por festas, danças, músicas, trajes e tradições, enquanto o patrimônio cultural imaterial é formado por monumentos históricos, como igrejas, museus, prédios antigos e ruas e praças que preservam a arquitetura de épocas passadas.
(B) O patrimônio cultural material é composto por elementos intangíveis, como festas, danças, músicas, trajes e tradições, enquanto o patrimônio cultural imaterial é formado por monumentos históricos, como igrejas, museus, prédios antigos e ruas e praças que preservam a arquitetura de épocas passadas.
(C) O patrimônio cultural material é composto por monumentos históricos, como igrejas, museus, prédios antigos e ruas e praças que preservam a arquitetura de épocas passadas, enquanto o patrimônio cultural imaterial é formado por elementos intangíveis, como festas, danças, músicas, costumes e tradições.
(D) O patrimônio cultural material e imaterial é composto apenas por elementos tangíveis, como monumentos históricos e objetos de valor cultural.
QUESTÃO 2
Os exemplos de patrimônio cultural material brasileiro são
(A) Festas, danças, músicas, costumes e tradições.
(B) Livros, pinturas, esculturas e teatro.
(C) Igrejas, museus, prédios antigos e ruas e praças que preservam a arquitetura de épocas passadas.
(D) Feijão com arroz, feijoada, churrasco e acarajé.
QUESTÃO 3
Como a diversidade étnica e cultural do Brasil se reflete nas expressões artísticas e culturais do país? Dê exemplos de autores, músicos, cineastas ou artistas plásticos que representam essa diversidade.
QUESTÃO 4
Qual a importância do patrimônio cultural imaterial para a identidade do povo brasileiro? Cite exemplos de elementos intangíveis que fazem parte do patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Artes Visuais |
Componente Curricular: | Arte/Artes Visuais |
Habilidade: | (GO-EF07AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, compreendendo e construindo repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas e investigar os seus aspectos culturais e artísticos, desconstruindo estereótipos. |
Referências | ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio – ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: UNI-RIO: FAPERJ: DP&A Editora, 2003. ADORNO, T.W. Experiência e criação artística. Lisboa: Edições 70, 2003. |