Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Patrimônio Cultural: Folia de Reis
O patrimônio cultural é um conceito abrangente que engloba os bens, saberes, práticas, tradições e expressões que são significativos para a identidade, história e memória de um povo. Ele pode ser dividido em duas grandes categorias: o patrimônio material, que inclui edifícios, monumentos, objetos e sítios arqueológicos, e o patrimônio imaterial, que envolve tradições, festas, rituais, músicas, danças, línguas e conhecimentos transmitidos de geração em geração.
As manifestações culturais fazem parte do patrimônio imaterial e são essenciais para a preservação da diversidade cultural de uma comunidade ou nação. Um exemplo emblemático de manifestação cultural é a folia de reis, uma tradição popular que ocorre em diversas regiões do Brasil, especialmente no interior.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Banda_de_Folia_de_Reis_no_ES.jpg Acesso em 10, jun. 2024.
A folia de reis é uma celebração de origem portuguesa que chegou ao Brasil durante o período colonial e que se adaptou e se transformou ao longo dos séculos, ganhando características regionais. Esta manifestação cultural ocorre principalmente entre o Natal e o Dia de Reis, no dia 6 de janeiro, e é uma festa que celebra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/64586261@N02/52678894673 Acesso em 10, jun. 2024.
Durante a folia de reis, grupos de músicos e cantadores, conhecidos como foliões, percorrem as casas e as ruas, cantando e tocando instrumentos tradicionais como viola, pandeiro, acordeão e caixa.
As músicas e as letras das canções narram a jornada dos Reis Magos, pedem bênçãos para as famílias e louvam o nascimento de Jesus. Os foliões costumam usar trajes coloridos e máscaras, tornando a celebração ainda mais vibrante e festiva.
Além do aspecto religioso, a folia de reis possui um forte componente social e comunitário. Ela promove a união entre as pessoas, a partilha de alimentos e a troca de experiências, reforçando os laços de solidariedade e identidade cultural. As casas visitadas pelos foliões geralmente retribuem com comidas e bebidas, o que transforma a folia em uma grande confraternização.
A preservação de manifestações culturais como a folia de reis é fundamental para manter viva a memória e a identidade de uma comunidade. Ela representa um legado que carrega histórias, valores e conhecimentos ancestrais, contribuindo para a diversidade cultural e para a construção de um sentido de pertencimento e continuidade histórica.
O patrimônio cultural, material ou imaterial, deve ser protegido e valorizado não apenas pelo seu valor histórico ou artístico, mas também pelo seu papel na formação da identidade e na coesão social. As manifestações culturais como a folia de reis são testemunhos vivos da resiliência das comunidades, e seu reconhecimento e preservação são essenciais para garantir que essas tradições continuem a ser celebradas e transmitidas às futuras gerações.
SAIBA MAIS
QUESTÃO 1
O patrimônio cultural é um conceito que abrange
(A) apenas os edifícios históricos e os monumentos de uma região ou de uma nação.
(B) somente as tradições orais passadas de geração em geração e as festas populares.
(C) um conjunto de bens, saberes, práticas e tradições significativas para a identidade de um povo.
(D) exclusivamente os sítios arqueológicos e objetos antigos expostos nos museus.
QUESTÃO 2
O patrimônio cultural pode ser dividido pelas categorias de patrimônio
(A) rural e urbano.
(B) material e imaterial.
(C) nacional e internacional.
(D) artístico e científico.
QUESTÃO 3
O que a folia de reis celebra e qual o período do ano ocorre?
QUESTÃO 4
Quais instrumentos musicais são tipicamente utilizados na folia de reis?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos. |
Referências | CASTRO, Maria Laura Viveiros de. Patrimônio Imaterial no Brasil: legislações e políticas estaduais. Maria Laura Viveiros de Castro e Maria Cecília Londres Fonseca. Brasília: Unesco, Educarte, 2008. CASTRO, Zaíde Maciel de e COUTO, Aracy do Prado. Folia de Reis. Cadernos de Folclore nº 16. Rio de Janeiro: Arte-FUNARTE, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977. FUNARI, Pedro Paulo e PELEGRINI, Sandra C. A. O Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. |