Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Manifestações Culturais
O Brasil é formado por encontros. As manifestações artísticas presentes em nosso território não resultam de uma única origem, mas sim da confluência de distintas matrizes culturais: indígena, africana e europeia. Esse encontro, embora marcado por desigualdades e pela violência da colonização, deu origem a expressões visuais que refletem a complexidade da identidade cultural brasileira.
A arte indígena, existente muito antes da chegada dos colonizadores, se manifesta em
PINTURAS CORPORAIS

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Assurini_1634a.JPG Acesso em 12, jun. 2025.
GRAFISMOS

Disponível em https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/22459014355 Acesso em 12, jun. 2025.
CERÂMICAS

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cer%C3%A2mica_caraj%C3%A1_MN_01.jpg Acesso em 12, jun. 2025.
CESTARIAS

Disponível em https://www.flickr.com/photos/gibaharbe/4239841353 Acesso em 12, jun. 2025.
E objetos ritualísticos sempre conectados à natureza e aos modos de vida dos povos originários.
Esses códigos visuais são transmitidos de geração em geração e carregam saberes ancestrais que resistem até hoje.
Com a colonização europeia, novas influências artísticas chegaram ao Brasil, como
BARROCO

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mobiliario_del_siglo_XVIII_en_el_Museo_Internacional_del_Barroco_02.jpg Acesso em 13, jun. 2025.
PINTURA RELIGIOSA

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alegor%C3%ADa_de_san_Jos%C3%A9_(1725)_en_el_Museo_Internacional_del_Barroco_03.jpg Acesso em 13, jun. 2025.
ARQUITETURA MONUMENTAL

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/644310 Acesso em 132, jun. 2025.
Essas influências foram sendo reinterpretadas com materiais locais, cores vivas e novos sentidos. Já a presença africana, trazida à força pelo sistema escravista, introduziu no território brasileiro uma rica herança estética: ritmos, danças, símbolos, narrativas orais e modos de criar que se incorporaram profundamente nas expressões populares.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/midianinja/52660901332 Acesso em 132, jun. 2025.
Essas três matrizes se entrelaçam em manifestações como o Maracatu, o Congado, o Reinado, o Candomblé, o Carnaval e, de forma especialmente significativa, o Bumba Meu Boi, uma celebração que sintetiza arte, religiosidade, teatro, música e identidade.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bumba_Boi_Maranhao.jpg Acesso em 13, jun. 2025.
Presente em várias regiões do Brasil, com destaque para o Maranhão, o Bumba Meu Boi é uma manifestação popular que dramatiza, com humor e crítica social, a história da morte e ressurreição de um boi, envolvendo personagens como Catirina, Pai Francisco, pajés, vaqueiros e o dono do boi. A narrativa gira em torno do desejo de Catirina, grávida, em comer a língua do boi favorito do fazendeiro. Para satisfazê-la, Pai Francisco mata o animal, gerando uma sequência de conflitos, punições e rituais que culminam na ressurreição do boi e na celebração coletiva.
Por trás dessa narrativa, há uma expressiva construção visual e simbólica. O boi é ricamente decorado com bordados, paetês, espelhos e fitas coloridas, cada grupo imprimindo sua identidade nos ornamentos. Os figurinos dos brincantes misturam referências indígenas, africanas e barrocas, com forte presença do artesanato e da costura manual.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boi_3.jpg Acesso em 13, jun. 2025.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/voadeiras/6319061337 Acesso em 13, jun. 2025.
A música é conduzida por instrumentos de percussão, como matracas, pandeiros e tambores, e os cantos narram os episódios da história, evocando entidades espirituais e celebrando os personagens.
Mais do que uma festa, o Bumba Meu Boi é uma arte viva, coletiva e ritualística. Ele transforma espaços públicos em palcos de criação, fortalece laços comunitários, celebra as ancestralidades que compõem o Brasil e também movimenta a economia local.
O ciclo festivo impulsiona o trabalho de inúmeros artistas e artesãos, que produzem figurinos, adereços, instrumentos e souvenires. Costureiras, bordadeiras, músicos, escultores e pintores encontram na festa uma oportunidade de sustento e de afirmação cultural.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bumba_meu_boi_de_barro_(33704821308).jpg Acesso em 13, jun. 2025.
Além disso, o turismo cultural gerado pelas festividades contribui diretamente para a renda das comunidades envolvidas.
Em 2019, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um marco importante para o reconhecimento da força simbólica, social e econômica dessa manifestação.
Estudar o Bumba Meu Boi e outras expressões populares é olhar para uma arte que pulsa nas ruas, nos terreiros, nas periferias e nos interiores. É valorizar os saberes populares e refletir sobre as narrativas que nos constituem.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DSC_0650_bumba_meu_boi_Milagroso_de_Pindare.jpg Acesso em 13, jun. 2025.
Ao compreender a arte de forma crítica, ampliamos nosso olhar para um país que se constrói todos os dias na diversidade de vozes, gestos, cores e também de mãos que bordam, esculpem, costuram e cantam a memória viva do povo.
Assista o vídeo sobre Manifestações Culturais
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O Bumba Meu Boi é uma manifestação cultural brasileira que expressa a confluência das matrizes indígenas, africanas e europeias, pois
(A) é uma festa exclusivamente indígena que preserva rituais antigos de caça e pesca.
(B) surgiu como um espetáculo europeu que se disseminou entre os colonizadores portugueses.
(C) incorpora uso de figurinos, personagens simbólicos e ritmos percussivos originários dessas três matrizes.
(D) é praticado apenas em ambientes religiosos formais e não possui relação com o cotidiano popular.
QUESTÃO 2
Mais do que uma festa, o Bumba Meu Boi representa uma forma de arte viva e coletiva, porque
(A) é promovido exclusivamente por instituições governamentais e museus.
(B) transforma os espaços públicos em palcos de criação, fortalece laços comunitários e movimenta a economia local.
(C) mantém sua realização restrita aos grandes centros urbanos e eventos turísticos internacionais.
(D) é uma manifestação isolada e pouco reconhecida no contexto cultural brasileiro.
QUESTÃO 3
De que forma o Bumba Meu Boi pode ser considerado uma manifestação artística que valoriza a diversidade cultural e os saberes populares do Brasil?
QUESTÃO 4
Como os elementos visuais, musicais e simbólicos presentes no Bumba Meu Boi contribuem para a construção da identidade cultural brasileira e para a valorização das comunidades envolvidas?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Objetos de Conhecimento/Conteúdos | Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais |
Habilidade | (GO-EF09AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, utilizar conceitos e contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte para produzir artisticamente. |
Referências | AZEVEDO NETO, A. Bumba meu boi no Maranhão. São Luís: Alcân-tara, 1983. BAHMAN, Zygmnut. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2012. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, l989. |