ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/jpellgen/53378883854 Acesso em 14, março de 2025.
Instalação de Arte
O que é uma Instalação de Arte?
Imagine entrar em uma sala e encontrar uma montanha de travesseiros no chão, um objeto recoberto por balões coloridos ou até mesmo plantas recobertas por chapéus. Isso pode ser uma instalação de arte!
Imagens geradas por IA
Os artistas pensam em como a obra vai se relacionar com o espaço onde está, seja uma sala, um jardim ou até mesmo uma rua, uma praça. Isso significa que a instalação pode mudar completamente a forma como vemos um lugar.
Imagem do Canva
Diferente de uma pintura ou uma escultura, que você apenas aprecia, uma instalação de arte convida você a viver a arte, ou seja, pode entrar na obra, explorar e sentir o ambiente criado pelo artista, observando de diferentes ângulos e até interagindo com os elementos. Algumas instalações convidam o público a tocar ou mudar partes da obra, enquanto outras fazem a gente pensar sobre o mundo e sentir diferentes emoções. É como se você fizesse parte da obra!
Acervo pessoal – Veruska Bettiol (2016)
Como funciona uma instalação de arte?
Uma instalação de arte pode ser feita em qualquer lugar: em galerias de arte, parques, escolas ou até mesmo na rua. Os materiais usados também variam muito. Alguns artistas utilizam madeira, plástico, tecido ou papel. Outros objetos recicláveis, como garrafas, latas ou jornais. Há ainda quem use luzes, vídeos ou sons para tornar a obra mais interessante.
Por que a Instalação de Arte é importante?
As instalações de arte nos convidam a pensar e a sentir. Elas podem nos fazer refletir sobre o mundo ao nosso redor, sobre a natureza, a sociedade e até mesmo sobre nós mesmos. Quando visitamos uma instalação, temos a chance de ver o mundo com outros olhos e pensar sobre coisas que talvez nunca tenhamos notado antes. Ao interagir com essas obras, somos incentivados a fazer perguntas. Por exemplo:
- O que eu sinto ao entrar nessa instalação?
- Como a arte pode mudar a maneira como vejo este espaço?
- Qual a mensagem que levo sobre essa obra?
Exemplos de Instalações Artísticas
“The Weather Project” (O Projeto do Clima) – Olafur Eliasson
Uma grande instalação dentro de um museu, onde uma enorme luz alaranjada imitava o Sol e criava um ambiente que fazia as pessoas se sentirem como se estivessem em um outro mundo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/martin_penas/134987422 Acesso em 14, março de 2025.
“Infinity Mirror Rooms” (Salas de Espelhos Infinitos) – Yayoi Kusama
Pequenos quartos cheios de espelhos e luzes que fazem parecer que o espaço nunca acaba, criando a sensação de estar dentro de um universo infinito.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/22711505@N05/32369790874 Acesso em 14, março de 2025.
“Babel” – Cildo Meireles
Uma instalação brasileira feita com centenas de rádios empilhados em formato de torre.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/sheeprus/30726417300 Acesso em 14, março de 2025.
Os rádios estão ligados ao mesmo tempo, cada um sintonizado em uma estação diferente, criando um som confuso e sobreposto, fazendo refletir sobre a comunicação, o excesso de informação e as dificuldades de compreensão no mundo moderno.
As instalações de arte nos convidam a pensar e sentir de outras maneiras. Elas mostram que a arte não está apenas em quadros pendurados nas paredes ou guardada em museus – ela pode estar ao nosso redor, transformando os espaços onde vivemos.
Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/455814 Acesso em 14, março de 2025.
Ao interagir com essas obras, desenvolvemos nossa sensibilidade e capacidade crítica, aprendendo a olhar para o mundo com outros olhos e a refletir sobre o que estamos vivenciando e observando.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE INSTALAÇÃO DE ARTE
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Imagine que você está em uma sala cheia de espelhos nos quais pode observar objetos por diferentes ângulos, dando a sensação de profundidade.
Disponível em https://l1nq.com/lB6I8 Acesso em 14, março de 2025.
Essa instalação de arte convida você a explorar o espaço de diferentes ângulos e interagir com os elementos. Sobre isso, podemos dizer que
(A) uma instalação de arte é sempre feita apenas para ser observada de longe, como uma pintura.
(B) uma instalação de arte permite que você entre na obra, explore e sinta o ambiente criado pelo artista.
(C) uma instalação de arte não pode ser feita em lugares como parques ou ruas, somente em galerias.
(D) uma instalação de arte usa apenas materiais como madeira e plástico, nunca objetos recicláveis.
QUESTÃO 2
Ao visitar uma instalação de arte como “The Weather Project”, onde uma grande luz alaranjada imita o Sol, você pode sentir como se estivesse em outro mundo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/martin_penas/134987422 Acesso em 14, março de 2025.
Sobre a importância das instalações de arte, é correto afirmar que
(A) as instalações de arte servem apenas para decorar espaços, sem convidar à reflexão.
(B) as instalações de arte nos fazem pensar sobre o mundo ao nosso redor e sentir diferentes emoções.
(C) as instalações de arte são sempre feitas em museus e nunca em lugares públicos.
(D) as instalações de arte não permitem que o público interaja com os elementos da obra.
QUESTÃO 3
Observe as imagens e identifique qual delas não é uma instalação de arte.

Figura 1: https://www.flickr.com/photos/25802865@N08/35906376916 Acesso em 14, março de 2025.
Figura 2: https://www.flickr.com/photos/infomastern/23182095381 Acesso em 14, março de 2025.
Figura 3: https://www.pexels.com/pt-br/foto/frutas-sortidas-em-cestas-2706845/ Acesso em 14, março de 2025.
Figura 4: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Exposi%C3%A7%C3%A3o_Acervos_do_Brasil-_hist%C3%B3ria,_cultura_e_cidadania_%2830170351572%29.jpg Acesso em 14, março de 2025.
QUESTÃO 4
Agora que você sabe o que é uma instalação de arte, que tal tentar criar a sua própria?
Pense em um tema que seja importante para você, como a natureza, a amizade ou o respeito. Depois, reúna materiais que você tem em casa, como papéis, caixas, tecidos ou objetos reciclados. Use sua imaginação para transformar um canto de sua casa ou da sala de aula em uma pequena instalação.
Pergunte-se:
- O que eu quero que as pessoas sintam quando entrarem no meu espaço?
- Como posso usar cores, formas e materiais para transmitir minha mensagem?
Depois de montar sua instalação, convide seus amigos ou familiares para visitá-la. Explique o que você quis dizer com sua obra e pergunte o que eles achariam. Você vai ver como a arte pode ser uma forma incrível de comunicação.
SAIBA MAIS ARTE
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Objetos de conhecimento/Conteúdos | Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística |
Habilidade | (GO-EF04AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético nas produções em contexto. |
Referências | CARNEIRO, Ivane Angélica. Artes visuais: práticas tridimensionais. Curitiba: Intersaberes, 2017. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. |