Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – HQs
As histórias em quadrinhos, ou HQs, são uma forma de expressão artística que tem uma longa e fascinante história que remonta ao final do século XIX, mas ganharam popularidade e reconhecimento significativos no século XX.
O surgimento das histórias em quadrinhos remonta ao final do século XIX, com os quadrinhos como os conhecemos hoje, começando a ganhar forma nas tiras de jornais e revistas satíricas e humorísticas na Europa e nos Estados Unidos.
Imagem recortada e disponível em https://www.flickr.com/photos/mitrika/4658771779/ Acesso em 07, março de 2024.
No entanto, a primeira revista em quadrinhos moderna reconhecida é frequentemente considerada “The Yellow Kid in McFadden’s Flats”, publicada em 1897 por Richard F. Outcault nos Estados Unidos.
Uma das características mais marcantes das histórias em quadrinhos é a combinação de texto e arte visual para contar uma história. Isso permite uma ampla gama de estilos e gêneros, desde humorístico até dramático, fantasia, ficção científica e muito mais.
Disponível em https://tiroletas.wordpress.com/ Acesso em 07, março de 2024.
As histórias em quadrinhos podem ser serializadas, com enredos contínuos que se desenrolam ao longo de várias edições, ou podem ser autocontidas em uma única edição.
O processo de criação de uma história em quadrinhos geralmente envolve várias etapas. Primeiro, o escritor elabora um roteiro, que inclui diálogos, descrições de cena e enredo. Em seguida, o ilustrador cria os desenhos ou ilustrações baseadas no roteiro.
Este é um aspecto crucial das HQs, pois a arte não apenas acompanha o texto, mas muitas vezes comunica partes da história por si só, através de expressões faciais, composição de cena e estilo visual.
Disponível em https://tiroletas.wordpress.com/Acesso em 07, março de 2024.
Depois que os desenhos são concluídos, eles são combinados com o texto e qualquer efeito adicional, como cores ou sombras, é adicionado. Por fim, a HQ é revisada e preparada para publicação, seja em formato impresso ou digital.
Vamos conhecer alguns tipos de histórias em quadrinhos:
Charge
As charges são um tipo de história em quadrinhos curta e humorística, geralmente encontrada em jornais e revistas. Elas satirizam eventos políticos, sociais ou culturais, muitas vezes com uma abordagem crítica e irônica. As charges geralmente apresentam personagens caricaturados e texto conciso para transmitir uma mensagem humorística ou crítica.
Imagem cedida pelo autor Jean Galvão e retirada do seu Instagram pessoal (2024)
Tirinhas
As tirinhas são histórias em quadrinhos curtas que consistem em uma ou mais sequências de quadros. Elas são frequentemente encontradas em jornais, revistas e online. As tirinhas têm um formato compacto e são projetadas para contar uma piada, contar uma história breve ou transmitir uma mensagem em um espaço limitado.
Imagem cedida pelo autor Jean Galvão e retirada do seu Instagram pessoal (2024)
Cartum
Os cartuns são desenhos humorísticos ou satíricos que geralmente são criados como ilustrações independentes, em vez de fazer parte de uma sequência narrativa mais longa. Os cartuns são conhecidos por sua simplicidade visual e por transmitir uma mensagem ou piada de forma direta e impactante. Eles podem abordar uma variedade de tópicos, desde eventos atuais até situações cotidianas.
Imagem cedida pelo autor Jean Galvão e retirada do seu Instagram pessoal (2024)
Mangá
O mangá é um estilo japonês de história em quadrinhos que abrange uma ampla gama de gêneros e estilos. Os mangás são publicados em revistas especializadas e são compilados em volumes encadernados conhecidos como tankōbon. Eles podem abordar temas como ação, aventura, romance, fantasia, ficção científica e muito mais.
Disponível em https://www.deviantart.com/wheresajacket/art/female-boxing-manga-Saotome-Senshu-896821699 Acesso em 07, março de 2024.
Cada tipo de história em quadrinhos tem suas próprias características distintas, mas todos compartilham o objetivo comum de contar histórias visualmente.
QUESTÃO 1
As histórias em quadrinhos, ou HQs, são uma forma de expressão artística que combina texto e imagens para contar uma narrativa. Isso permite uma ampla gama de estilos e gêneros, desde humorístico até dramático, fantasia, ficção científica e muito mais. Assim, o papel da arte nas histórias em quadrinhos
(A) é apenas ilustrar o texto.
(B) não tem importância na comunicação da história.
(C) é de comunicar partes da história através de expressões faciais, composição de cena e estilo visual.
(D) não tem relação com a narrativa textual.
QUESTÃO 2
As charges geralmente apresentam personagens caricaturados e texto conciso para transmitir uma mensagem humorística ou crítica. A principal característica das charges em comparação com outros tipos de histórias em quadrinhos
(A) são os desenhos elaborados e diretos.
(B) satirizar eventos políticos, sociais ou culturais.
(C) publicação em revistas de arte especializadas.
(D) são compostas por várias sequências de quadros.
QUESTÃO 3
Por que as tirinhas são adequadas para transmitir uma piada, uma história breve ou uma mensagem em um espaço limitado?
QUESTÃO 4
O que diferencia os cartuns de outros tipos de histórias em quadrinhos?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal. |
Referências | IANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto Antonio. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Moderna, 1994. RAMA, Angela e VERGUEIRO, Waldomiro (org.) Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. |