You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: FORMAS E CORES DE JOAN MIRÓ

ARTE/ARTES VISUAIS: FORMAS E CORES DE JOAN MIRÓ

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

EDITADO NO CANVA

FORMAS E CORES DE JOAN MIRÓ

JOAN MIRÓ, UM DOS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS DO SÉCULO XX, CRIOU UM UNIVERSO VISUAL QUE PARECE SAÍDO DOS SONHOS E DA IMAGINAÇÃO.SUAS OBRAS SÃO COMPOSTAS POR FORMAS SIMPLES COMO ESTRELAS, CÍRCULOS, LINHAS E FIGURAS QUE SE ASSEMELHAM A SERES IMAGINÁRIOS. ESSAS FORMAS, COMBINADAS COM CORES VIBRANTES, CRIAM UM JOGO VISUAL QUE CONVIDA O ESPECTADOR A MERGULHAR EM UM MUNDO DE HISTÓRIAS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/snarfel/3391311479/in/photolist-Fzowb-TykyUh-6aFmKz-2k7pKMK-TykzgE-EJZ4Lb-6d5joE-Yj4V4P-2fGBFKB-kj3iGy-nn24vt-6d1aat-aGmC6z-6aq1Y1-KDRdU3-6d1bfr-agtVKq-dP3jdr-djh3PV-2k133QG-2GQAEb-agrarT-27yeSDY-6d5hCd-af7Zba-9F2fmf-agrb16-5J2PjL-21oNtQ-5GrdEE-Ax14wU-agraWz-JxyHhq-6aq1Ph-Yrwj2z-agraSB-agrazH-agtWpY-dZUyGc-2352Mj1-Anz643-2kbibji-FJCyi-ZnDHSJ-8qhj8W-6d5igq-DAtAjc-AzbSce-D9mUc1-2bsK15P ACESSO EM 02, SET. 2024.

EM VEZ DE RETRATAR IMAGENS REALISTAS, USAVA FORMAS ABSTRATAS PARA EVOCAR EMOÇÕES, CENAS E ATÉ PERSONAGENS, COMO SE SUAS PINTURAS FOSSEM PÁGINAS DE UM LIVRO SEM PALAVRAS, ONDE CADA UM PODE IMAGINAR SUA PRÓPRIA NARRATIVA. UM CÍRCULO AZUL POR EXEMPLO, PODE SE TRANSFORMAR EM UM PLANETA DISTANTE, ENQUANTO UMA LINHA CURVA PODE SUGERIR O VOO DE UM PÁSSARO.

FONTE GONÇALVES, AGUINALDO JOSÉ. A EXPLOSÃO DE UMA METÁFORA VISUAL: JOAN MIRÓ. REVISTA USP, N. 107, P. 118-134, 2015. ACESSO EM 02, SET. 2024.

O QUE VOCÊ VÊ NA OBRA DE MIRÓ?

IMAGINE QUE TIPO DE HISTÓRIA ESSAS FORMAS E CORES PODERIAM ESTAR CONTANDO.

MIRÓ NOS ENSINA QUE, MESMO COM FORMAS SIMPLES, PODEMOS CONTAR GRANDES HISTÓRIAS. SUAS OBRAS SÃO COMO JANELAS PARA MUNDOS IMAGINÁRIOS, ONDE CADA LINHA E CADA COR TÊM O POTENCIAL DE SE TRANSFORMAR EM NARRATIVAS QUE SÓ PRECISAM SER DESCOBERTAS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/mazanto/32587126702 ACESSO EM 02, SET. 2024


AGORA É A SUA VEZ!

QUESTÃO 1

JOAN MIRÓ, UM DOS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS DO SÉCULO XX, CRIOU UM UNIVERSO VISUAL, CUJA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É

(A) RETRATAR CENAS DA VIDA REAL COM DETALHES MINUCIOSOS E CORES NEUTRAS.

(B) UTILIZAR FORMAS E CORES VIBRANTES QUE PARECEM SAÍDAS DA IMAGINAÇÃO.

(C) FOCAR EXCLUSIVAMENTE EM PAISAGENS NATURAIS E RETRATOS DE PESSOAS.

(D) CRIAR OBRAS MONOCROMÁTICAS E COM FIGURAS RECONHECÍVEIS.

QUESTÃO 2

AS OBRAS DE MIRÓ SÃO COMPOSTAS POR FORMAS SIMPLES COMO ESTRELAS, CÍRCULOS, LINHAS E FIGURAS. ESSAS FORMAS, COMBINADAS COM CORES VIBRANTES, CRIAM UM JOGO VISUAL QUE CONVIDA O ESPECTADOR A MERGULHAR EM UM MUNDO DE HISTÓRIAS PARA

(A) CRIAR PAISAGENS REALISTAS E ENCANTADORAS.

(B) EVOCAR EMOÇÕES, CENAS E PERSONAGENS IMAGINÁRIOS.

(C) REPRESENTAR FIGURAS HUMANAS DETALHADAS.

(D) DESCREVER ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS.

QUESTÃO 3

QUAL É A INTENÇÃO PRINCIPAL DE JOAN MIRÓ AO USAR CORES E FORMAS SIMPLES?

QUESTÃO 4

ASSIM COMO MIRÓ, AS CRIANÇAS PODEM USAR FORMAS E CORES PARA CRIAR SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS VISUAIS, EXPLORANDO SUA CRIATIVIDADE DE FORMA LIVRE E ESPONTÂNEA.

A ARTE NÃO PRECISA SEGUIR REGRAS RÍGIDAS, ELA PODE SER UM CAMPO PARA A IMAGINAÇÃO, ONDE O QUE IMPORTA É A EXPRESSÃO PESSOAL.

AGORA É SUA VEZ!!

VAMOS EXPLORAR CORES PRIMÁRIAS, LINHAS, FORMAS GEOMÉTRICAS E ORGÂNICAS PARA CRIAR IMAGENS QUE EXPRESSAM UMA IDEIA. VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR DETALHES, COMO OLHOS, BOCAS OU OUTROS ELEMENTOS, PARA DAR MAIS VIDA ÀS FORMAS, TRANSFORMANDO-AS EM PERSONAGENS.

QUANDO TERMINAR SUA CRIAÇÃO, IMAGINE UMA HISTÓRIA PARA O SEU DESENHO.

NO FINAL, APRESENTE SEU TRABALHO E COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS A HISTÓRIA QUE CRIOU COM SUAS FORMAS E CORES.


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF01AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS POSSIBILIDADES DE RELACIONAR OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM A PRODUÇÃO ENTRE AS DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS, RESPEITANDO OS SEUS CONTEXTOS PESSOAIS E SOCIAIS.
REFERÊNCIASBARBOSA, ANA MAE. A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE: ANOS 1980 E NOVOS TEMPOS. 8.ED. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2012.
CAVALCANTI, ZÉLIA (COORD.). ARTE NA SALA DE AULA. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1995.
GREIG, PHILIPPE. A CRIANÇA E SEU DESENHO: O NASCIMENTO DA ARTE E DA ESCRITA. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2004.