ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
FORMAS DISTINTAS DAS ARTES VISUAIS: ESCULTURA
HOJE VAMOS APRENDER SOBRE ESCULTURAS, QUE SÃO OBRAS DE ARTE EM 3D, OU SEJA, PODEMOS APRECIAR POR TODOS OS LADOS. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ESCULTURAS, E VAMOS CONHECER AS ABSTRATAS E AS REALISTAS, USANDO COMO EXEMPLO AS OBRAS DE DOIS ARTISTAS: NORMA GRINBERG E MICHELANGELO.
ESCULTURAS ABSTRATAS
NORMA GRINBERG É UMA ARTISTA PLÁSTICA BRASILEIRA QUE FAZ ESCULTURAS EM CERÂMICA E SUAS OBRAS SÃO CHAMADAS DE ABSTRATAS. AS ESCULTURAS DA ARTISTA TÊM FORMAS ONDULADAS, CURVAS, ORGÂNICAS E TÊM CORES SUAVES, COMO MARRONS E CINZAS.
DISPONÍVEL EM https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Escultura_Vertical_Dupla_-_Norma_Grinberg.jpg ACESSO EM 10, SET. 2024.
O QUE VOCÊ VÊ NA ESCULTURA? PARECE ALGO QUE VOCÊ CONHECE OU É ALGO TOTALMENTE NOVO?
COMO VOCÊ ACHA QUE O ARTISTA FEZ PARA CRIAR ESSA FORMA? FOI FÁCIL OU DIFÍCIL?
ESCULTURAS REALISTAS
MICHELANGELO, FAMOSO ARTISTA DO RENASCIMENTO É CONHECIDO POR SUAS ESCULTURAS REALISTAS, OU SEJA, SÃO OBRAS MUITO DETALHADAS E PARECE QUE OS PERSONAGENS PODEM GANHAR VIDA A QUALQUER MOMENTO. ESSAS ESCULTURAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS COMO MÁRMORE E BRONZE E SÃO BEM DIFERENTES DAS ESCULTURAS ABSTRATAS, COMO AS DA NORMA GRINBERG.
DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/leoperrone/2240438585 ACESSO EM 10, SET. 2024.
O QUE VOCÊ SENTE AO OLHAR PARA ESSA ESCULTURA? O QUE CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO?
COMO VOCÊ ACHA QUE O ARTISTA FEZ PARA CRIAR ESSA FORMA? FOI FÁCIL OU DIFÍCIL?
QUESTÃO 1
NORMA GRINBERG É UMA ARTISTA PLÁSTICA BRASILEIRA QUE FAZ ESCULTURAS EM CERÂMICA E SUAS OBRAS SÃO CHAMADAS DE ABSTRATAS, POR ISSO SÃO DIFERENTES DAS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCULTURAS DA ARTISTA SÃO
(A) COLORIDAS E CHAMATIVAS.
(B) ONDULADAS, CURVAS E ORGÂNICAS.
(C) FEITAS DE MÁRMORE E BRONZE.
(D) REPRESENTADAS POR PESSOAS FAMOSAS.
QUESTÃO 2
MICHELANGELO É UM FAMOSO ARTISTA DO RENASCIMENTO E CONHECIDO POR SUAS ESCULTURAS, QUE TÊM EM COMUM COM A REALIDADE
(A) FORMAS ONDULADAS E ABSTRATAS.
(B) IMITAM PESSOAS, ANIMAIS E OBJETOS REAIS.
(C) SÃO FEITAS DE CORES SUAVES E FORMAS ORGÂNICAS.
(D) SEMPRE TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS.
QUESTÃO 3
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS ESCULTURAS DE NORMA GRINBERG E MICHELANGELO?
QUESTÃO 4
IMAGINE QUE VOCÊ É UM ARTISTA FAMOSO E QUE ESTÁ PRESTES A CRIAR UMA ESCULTURA. VOCÊ PREFERE CRIAR UMA OBRA QUE REPRESENTE ALGO DO MUNDO REAL, COMO UMA PESSOA, UM ANIMAL OU UM OBJETO, POR EXEMPLO, OU PREFERE CRIAR ALGO TOTALMENTE NOVO, QUE SÓ EXISTE NA SUA IMAGINAÇÃO, COM FORMAS DIFERENTES, CURVAS E CORES?
1.DESENHE SUA ESCULTURA
PEGUE LÁPIS E PAPEL E DESENHE COMO SERIA ESSA ESCULTURA. PENSE NAS FORMAS, NOS DETALHES E NAS CORES QUE VOCÊ GOSTARIA DE USAR. SERÁ UMA FIGURA REALISTA OU ALGO TOTALMENTE ABSTRATO?
2. MODELE SUA ESCULTURA
AGORA, PEGUE MASSA DE MODELAR E COMECE A DAR VIDA À SUA CRIAÇÃO! TENTE REPRODUZIR AS FORMAS QUE VOCÊ IMAGINOU E DESENHOU. NÃO SE PREOCUPE EM SER PERFEITO, POIS O MAIS IMPORTANTE É EXPLORAR SUA CRIATIVIDADE E VER COMO SUAS IDEIAS GANHAM FORMA!
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF02AR01-A) APONTAR, RELACIONAR, COMPREENDER, EXPLORAR, REPRESENTAR E CRIAR CRITICAMENTE FORMAS DISTINTAS DAS ARTES VISUAIS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS LOCAIS, REGIONAIS E NACIONAIS, DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO, O IMAGINÁRIO, A CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR E VALORIZAR O REPERTÓRIO IMAGÉTICO DO COTIDIANO INDIVIDUAL E COLETIVO, FORTALECENDO AS NOÇÕES DE ALTERIDADE, RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE. |
REFERÊNCIAS | BUORO, ANAMÉLIA BUENO. O OLHAR EM CONSTRUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARTE NA ESCOLA. SÃO PAULO: CORTEZ, 1998. CANTON, KATIA. DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO. SÃO PAULO: EDITORA MARTINS FONTES, 2009. CUNHA, SUSANA RANGEL VIEIRA DA. AS ARTES NO UNIVERSO INFANTIL. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2012. |