Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Folioscópio ou Flipbook
O folioscópio, conhecido também pelo termo inglês flipbook, é um dispositivo simples de animação que cria a ilusão de movimento por meio de uma sequência de imagens desenhadas ou fotografadas em páginas ou cartões.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Foliscopi.gif Acesso em 06, jun. 2024.
Quando essas páginas são folheadas rapidamente, as imagens parecem se animar, proporcionando uma experiência visual de movimento contínuo.

Disponível em https://www.deviantart.com/orginaljun/art/Flipbook-Funny-Cat-286006325 Acesso em 06, jun. 2024.
O folioscópio serve principalmente para demonstrar os princípios básicos da animação. Historicamente, foi uma das primeiras formas de entretenimento visual portátil e é frequentemente usado para fins educativos e recreativos. Ele permite que artistas e animadores experimentem conceitos de movimento e sequência de imagens de maneira acessível e intuitiva. Além disso, é uma ferramenta valiosa para explicar e demonstrar os fundamentos da persistência da visão, um fenômeno que é crucial para a animação e o cinema.
Técnica utilizada para criar um folioscópio
A técnica para criar um folioscópio envolve várias etapas:
Planejamento da Sequência
Antes de desenhar, é essencial planejar a sequência de imagens que se deseja animar. Isso pode envolver a criação de um storyboard para mapear cada quadro da animação.
Desenho das Imagens
Cada página do folioscópio contém uma imagem que é ligeiramente diferente da anterior. Essas variações minuciosas representam as diferentes fases do movimento que se deseja criar. As imagens são desenhadas manualmente ou impressas em cartões ou folhas de papel de peque no formato.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/cambodia4kidsorg/77297367 Acesso em 06, jun. 2024.
Ordem das Imagens
As imagens são organizadas em uma sequência lógica e progressiva. A precisão na sequência é fundamental para garantir uma transição suave entre as imagens quando folheadas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Per_wiki.gif?uselang=pt Acesso em 06, jun. 2024.
Encadernação ou Empilhamento
As páginas são empilhadas ou encadernadas de forma que possam ser folheadas rapidamente com o polegar. Isso é geralmente feito com um clipe, anel ou simples encadernação.

Execução do Movimento
Para visualizar a animação, o usuário segura o bloco de páginas com uma mão e usa o polegar da outra mão para folhear rapidamente as páginas, observando a sequência de imagens se transformar em movimento contínuo.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/rrrrred/4835089685 Acesso em 06, jun. 2024.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Historicamente, o folioscópio foi uma das primeiras formas de entretenimento visual portátil e é frequentemente usado para fins educativos e recreativos. As imagens no folioscópio são organizadas em
(A) ordem aleatória e criativa.
(B) uma sequência lógica e progressiva.
(C) grupos temáticos e planejados.
(D) camadas sobrepostas e estáticas.
QUESTÃO 2
A técnica para criar um folioscópio envolve várias etapas e a primeira delas é
(A) desenho das imagens.
(B) encadernação ou empilhamento.
(C) execução do movimento.
(D) planejamento da sequência.
QUESTÃO 3
O que significa e qual é o principal propósito do folioscópio?
QUESTÃO 4
No texto, aparece o termo persistência da visão.
Pelo que você leu, o que acha que essa expressão significa?
Por que esse fenômeno é importante para criar a ilusão de movimento em um folioscópio?
Criação em grupo
Agora, vamos criar o nosso próprio folioscópio. Sigam o passo a passo:
1. Escolha um tema
Pense em uma pequena cena, ação ou história para representar (ex.: uma bola quicando, uma flor se abrindo, um personagem pulando).
2. Prepare as folhas
Corte várias folhas pequenas, no formato de um bloquinho. O tamanho reduzido facilita o folheamento rápido.
3. Una as folhas
Alinhe bem e grampeie ou prenda as folhas de um lado, formando um bloco.
4. Planeje a sequência
Defina quantas páginas serão usadas e distribua a ação em partes, como em um storyboard.
5. Desenhe de trás para frente
Comece a desenhar pela última folha e vá voltando até a primeira, criando pequenas mudanças de uma página para outra.
6. Dê vida ao movimento
Ao terminar, folheie rapidamente com o polegar e observe a animação acontecendo.
Cada grupo vai mostrar seu folioscópio para a turma e explicar como a persistência da visão ajudou a criar a sensação de movimento na animação.
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. |
Descritor | D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
Referências | BAPTISTA, P. Imagens em movimento e educação artística: Um estudo sobre a utilização criativa das imagens. Universidade de Aveiro. 2010. BARBOSA JUNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação. São Paulo, Editora SENAC, 2002. MARQUES, N. Processo criativo |ENTRE| convite à produção. Universidade de Aveiro. 2014. |