You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: BRINCADEIRAS PELO MUNDO

ARTE/ARTES VISUAIS: BRINCADEIRAS PELO MUNDO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

FONTE: ROMUALDO, KELLY GOUVEIA. CIRANDA CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR NAS CIRANDAS DAS CORES DE CANDIDO PORTINARI E IVAN CRUZ COM AS CRIANÇAS DO INFANTIL V.

BRINCADEIRAS PELO MUNDO

BRINCAR É ALGO QUE AS CRIANÇAS FAZEM HÁ MUITO TEMPO, EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO! MAS VOCÊ SABIA QUE CADA ÉPOCA E CADA LUGAR TÊM SUAS PRÓPRIAS FORMAS DE BRINCAR? EM ALGUNS LUGARES, AS CRIANÇAS ADORAM PULAR CORDA, EM OUTROS, ELAS DANÇAM E CANTAM MÚSICAS TRADICIONAIS, E ATÉ MESMO OS BRINQUEDOS MUDAM DEPENDENDO DE ONDE VOCÊ ESTÁ.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/ruivinha_sc/6806700926/in/photolist-bnu9Xj-59MMCV-bnu7D3-bnu8P3-bnu9t1-bnu83w-bnu6Th ACESSO EM 17, OUT. 2024.

POR EXEMPLO, NO BRASIL, O ARTISTA IVAN CRUZ PINTOU QUADROS COM CRIANÇAS BRINCANDO, PULANDO AMARELINHA, JOGANDO BOLA E SOLTANDO PIPA. VOCÊ JÁ BRINCOU ASSIM?

FONTE: ROMUALDO, KELLY GOUVEIA. CIRANDA CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR NAS CIRANDAS DAS CORES DE CANDIDO PORTINARI E IVAN CRUZ COM AS CRIANÇAS DO INFANTIL V.

OUTRO ARTISTA FAMOSO QUE PINTOU BRINCADEIRAS FOI CÂNDIDO PORTINARI. ELE CRIOU A OBRA MENINOS SOLTANDO PIPAS, ONDE MOSTRA COMO AS PIPAS COLORIDAS VOAM ALTO NO CÉU, TRAZENDO ALEGRIA ÀS CRIANÇAS.

FONTE: ROMUALDO, KELLY GOUVEIA. CIRANDA CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR NAS CIRANDAS DAS CORES DE CANDIDO PORTINARI E IVAN CRUZ COM AS CRIANÇAS DO INFANTIL V.

MAS AS BRINCADEIRAS NÃO ACONTECEM SÓ NOS QUADROS! NA ÁFRICA, AS CRIANÇAS GOSTAM DE UM JOGO TRADICIONAL CHAMADO MANCALA, QUE É UM JOGO DE TABULEIRO MUITO ANTIGO. JÁ OUVIU FALAR DELE?

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/rod_waddington/53099396246/in/photolist-2oUdhxQ-j63v7-aapfP1-b31WXF-SqkZMf-7ELCXX-5Vm7Aa-n6TiT-4j3G8C-auDNFp-gHTuMg-2nKA6wM-j63v8-5FSesQ-6tTReA-2rP8q5-6ZR5LB-2pmTDuD-aC1WG4-YsmkC3-3jQPgp-63MiTN-5QAUFX-8s2npA-4BYLV9-PZXVX6-94QBqm-NgDYzY-5HzBPt-pKsbyn-QD8mWd-qhhf3R-WfHmHQ-3CEQbZ-5DJVXs-ak8KkX-cZMADW-j2uJq9-j2uJEN-7xyvJ9-24uKuW-j2sykp-4LZBi8-cgPGJd-7JK6SF-d6vH-f8uK-w936Ui-iTVa5m-3CEVde ACESSO EM 17, OUT. 2024.

E NAS ALDEIAS INDÍGENAS BRASILEIRAS, AS CRIANÇAS DANÇAM E CANTAM MÚSICAS QUE FAZEM PARTE DAS HISTÓRIAS DOS SEUS POVOS, PASSANDO TRADIÇÕES DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/15817682619/ ACESSO EM 17, OUT. 2024.

NA EUROPA, PIETER BRUEGEL PINTOU UM QUADRO CHAMADO OS JOGOS INFANTIS, MOSTRANDO MAIS DE 80 BRINCADEIRAS ANTIGAS! DÁ PARA VER CRIANÇAS BRINCANDO DE RODA, SUBINDO EM ÁRVORES E JOGANDO BOLA, ASSIM COMO FAZEMOS HOJE.

FONTE: NETTO, MARINILSE; PERASSI, RICHARD; FIALHO, FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA. ESTUDOS SEMIÓTICOS: ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA NA OBRA “JOGOS INFANTIS” DE PIETER BRUEGEL. PROJÉTICA, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.

BRINCAR, DANÇAR E CANTAR SÃO MANEIRAS DE NOS DIVERTIRMOS, APRENDERMOS COISAS NOVAS E MANTERMOS VIVAS AS TRADIÇÕES DE NOSSAS FAMÍLIAS E CULTURAS.


AGORA É SUA VEZ

QUESTÃO 1

HÁ MUITO TEMPO, BRINCAR É ALGO QUE AS CRIANÇAS FAZEM, EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO. O QUE VARIA NAS BRINCADEIRAS DE ACORDO COM A ÉPOCA E O LUGAR É

(A) A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS.
(B) AS FORMAS DE BRINCAR.
(C) O INTERESSE DAS CRIANÇAS.
(D) A COR DOS BRINQUEDOS.

QUESTÃO 2

NA ÁFRICA, AS CRIANÇAS GOSTAM DE UM JOGO TRADICIONAL DE TABULEIRO MUITO ANTIGO, CHAMADO

(A) PULAR CORDA.

(B) DOMINÓ.

(C) MANCALA.

(D) DAMAS.

QUESTÃO 3

O QUE PODE SER VISTO NO QUADRO OS JOGOS INFANTIS DO ARTISTA PIETER BRUEGEL?

QUESTÃO 4

CONVERSE COM SEUS FAMILIARES OU PESSOAS MAIS VELHAS SOBRE OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS QUE FIZERAM PARTE DA INFÂNCIA DELES. PERCEBAM SE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS É SEMELHANTE OU IGUAL ÀS QUE VOCÊ PRATICA HOJE. ESCOLHA UMA DELAS E CONVIDE-OS PARA BRINCAR COM VOCÊ.


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
HABILIDADE(GO-EF02AR24) CARACTERIZAR E EXPERIMENTAR O CONTATO DIRETO E INDIRETO COM BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE E PARTICULARIDADES LOCAIS, RELACIONANDO COM AS EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS.
REFERÊNCIASROUGÈRE, G. (1995) BRINQUEDO E CULTURA.CORTEZ EDITORA, SÃO PAULO.
ISHIMOTO, T. M. (1992) JOGOS TRADICIONAIS INFANTS DO BRASIL.SÃO PAULO.
KISHIMOTO, T. M. (2QQ7) BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE TODO O MUNDO.(CHILDRENS PLAY – FOR CHILDREN FROM ALL AROUND THE WORLD – OBRA EM PORTUGUÊS E INGLÊS), UNESCO, CISV, AMBAR, HEDDING-GRIFFO, SÃO PAULO.