Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Brincadeiras, danças e histórias em diferentes épocas e culturas
Sabiam que brincar, dançar e contar histórias são tradições muito antigas?
Pelo mundo, essas atividades refletem o jeito de viver e as histórias que cada povo quer contar. Que tal conhecer sobre essas brincadeiras, histórias e tradições?
Vamos olhar a pintura Jogos Infantis de Pieter Bruegel, que mostra mais de 90 brincadeiras antigas.
Fonte: Netto, Marinilse; Perassi, Richard; Fialho, Francisco Antônio Pereira. Estudos Semióticos: Análise Perceptiva E A Terceiridade Peirceana Na Obra “Jogos Infantis” De Pieter Bruegel. Projética, V. 4, N. 1, P. 249-266, 2013.
Você consegue imaginar como eram esses jogos e brincadeiras?
Quais as brincadeiras ou jogos você identifica na imagem?
Será que você já brincou de algo parecido, como esconderijo ou pega-pega?
Mesmo em outra época, as crianças brincavam juntas, mostrando como a brincadeira sempre uniu as pessoas.
E falando em brincadeiras do passado, aqui no Brasil também temos muitas. O artista Ivan Cruz fez pinturas que mostram várias delas, como pular corda e pular carniça.
Fonte: GOMES, Joice Rodrigues et al. Brincadeiras Tradicionais e o Trabalho Pedagógico nos anos iniciais: Permanências e Transformações. 2022.
Quais dessas brincadeiras você conhece?
Qual delas você mais gosta de brincar?
Você acha que essas brincadeiras são diferentes das de hoje?
Será que a diversão mudou com o tempo?
As danças também são manifestações que atravessam o tempo, como podemos observar na obra “Roda de Samba”, do artista Carybé, que tem raízes culturais africanas e brasileiras.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/pibidmusufba/9350828961 Acesso em 28, out. 2024.
Como você imagina que seja o som e o ritmo dessa dança?
Você consegue pensar em alguma dança que representa sua própria cidade ou cultura?
As histórias são parte essencial da cultura e estão presentes na arte. A artista Tarsila do Amaral, com sua obra Abaporu, representa a história de nossa cultura e as raízes indígenas e africanas.
Brincadeiras, danças e histórias sempre fizeram parte da vida das pessoas, e por meio da arte podemos descobrir como elas foram mudando, mas também como permaneceram até hoje.
Se a arte contasse uma história sobre o lugar onde você vive, que personagens ou cenas fariam parte dela?
QUESTÃO 1
Brincar, dançar e contar histórias são tradições muito antigas. Pelo mundo, essas atividades refletem o jeito de viver e as histórias que cada povo quer contar. O artista Ivan Cruz fez pinturas que mostram várias delas, como
(A) jogar videogame.
(B) jogar bola e pular corda.
(C) brincar com celular.
(D) assistir televisão.
QUESTÃO 2
As histórias são parte essencial da cultura e estão presentes na arte. A artista Tarsila do Amaral, com sua obra Abaporu, representa a história e a mistura
(A) da vida e dos costumes da cidade grande.
(B) da vida moderna e da arte brasileira.
(C) das raízes indígenas e africanas do Brasil.
(D) da cultura europeia e de suas origens.
QUESTÃO 3
Observe a imagem
O que você acha que as brincadeiras antigas, como as mostradas na imagem da pintura “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel, mostram sobre as crianças daquela época?
QUESTÃO 4
Cada um de nós tem algo importante para contar por meio das nossas criações. Que tal imaginar e desenhar suas próprias brincadeiras e danças?
AGORA É SUA VEZ!
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF04AR24) Caracterizar e experimentar o contato direto e indireto com brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de distintas matrizes estéticas e culturais de diferentes épocas, relacionando com as experiências em artes visuais, bem como respeitando o repertório pessoal e coletivo. |
Referências | BERNARDES, E.L. (2005). Jogos e Brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação, São Paulo, n.4, jan/dez. CARDOSO, S.R. (2004). Memórias e Jogos Tradicionais Infantis: lembrar e brincar é só começar. Londrina: Eduel. CHATEAU, J. (1987). O jogo e a criança. São Paulo: Summus. CONCEIÇÃO, A.; NOGUEIRA, S. (2004). Brincadeiras e jogos tradicionais de outros tempos. Revista Virtual de Humanidades, São Paulo, v. 5, n.11, jul/set. |