ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

BRINCADEIRAS
VOCÊ JÁ PENSOU COMO AS CRIANÇAS BRINCAVAM HÁ MUITO TEMPO, QUANDO NÃO EXISTIAM BRINQUEDOS DE LOJA, TELEVISÃO OU INTERNET?
UM ARTISTA CHAMADO PIETER BRUEGEL, QUE VIVEU HÁ QUASE QUINHENTOS ANOS NA BÉLGICA, TAMBÉM FICOU CURIOSO SOBRE ISSO. ELE OBSERVOU AS CRIANÇAS DE SUA ÉPOCA E PINTOU UMA GRANDE CENA CHAMADA “JOGOS INFANTIS” (1560).

DISPONÍVEL EM file:///C:/Users/helde/OneDrive/Imagens/NEC/Pieter%20Bruegel,%20o%20Velho%20-%20Jogos%20Infantis.html ACESSO EM 10, NOV. 2025.
NESTA PINTURA, HÁ MAIS DE DUZENTAS CRIANÇAS BRINCANDO AO AR LIVRE. ELAS CORREM PELAS RUAS, EQUILIBRAM-SE EM BARRIS, FAZEM CABANINHAS, RODAM ARGOLAS, ANDAM DE PERNAS DE PAU, JOGAM BOLINHAS E ATÉ BRINCAM DE RODA. CADA GRUPO FAZ ALGO DIFERENTE, E A IMAGEM PARECE CHEIA DE MOVIMENTO E ALEGRIA.
SE OLHARMOS COM ATENÇÃO, PODEMOS DESCOBRIR UMA BRINCADEIRA CONHECIDA ATÉ HOJE: O PIÃO.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/fyuOX ACESSO EM 10, NOV. 2025
NO QUADRO, HÁ MENINOS GIRANDO PIÕES DE MADEIRA, FEITOS À MÃO, USANDO UMA CORDINHA PARA FAZÊ-LOS RODAR.
VOCÊ CONHECE ESSA BRINCADEIRA? O PIÃO AINDA EXISTE, MAS MUDOU DE FORMA E DE MATERIAL.
ANTIGAMENTE, ERA FEITO DE MADEIRA E CORDA, DEPOIS, DE PLÁSTICO E METAL E HOJE HÁ PIÕES MODERNOS QUE ATÉ ACENDEM LUZES OU TOCAM MÚSICA.

IMAGEM 1: DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Snap_Top_and_Trompo.jpg ACESSO EM 10, NOV. 2025.
MAS O GESTO É O MESMO: FAZER GIRAR, OBSERVAR O MOVIMENTO E DESAFIAR O TEMPO QUE O PIÃO CONSEGUE FICAR RODANDO.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pi%C3%A3o_de_corda.JPG ACESSO EM 10, NOV. 2025.
BRINCAR FAZ PARTE DA VIDA DE TODAS AS CRIANÇAS, EM QUALQUER TEMPO OU LUGAR. CADA CULTURA CRIA SUAS PRÓPRIAS MANEIRAS DE BRINCAR, COM NOMES, GESTOS E TRADIÇÕES DIFERENTES. AO BRINCAR, APRENDEMOS A CONVIVER, A SEGUIR REGRAS, A DIVIDIR, A ESPERAR O MOMENTO CERTO, A IMAGINAR POSSIBILIDADES E A TRANSFORMAR O QUE TEMOS AO REDOR EM BRINQUEDOS E DIVERSÃO.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Street_football_play.jpg ACESSO EM 11, NOV. 2025.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE BRINCADEIRAS
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A OBRA “JOGOS INFANTIS”, PINTADA POR PIETER BRUEGEL HÁ MUITOS ANOS, MOSTRA CRIANÇAS BRINCANDO DE DIFERENTES MANEIRAS. A BRINCADEIRA QUE APARECE TANTO NA PINTURA QUANTO ATUALMENTE É
(A) O JOGO DE AMARELINHA FEITO COM GIZ COLORIDO NO CHÃO.
(B) O PIÃO QUE GIRA NO CHÃO FEITO COM CORDA OU MECANISMO MODERNO.
(C) O ESCONDE-ESCONDE JOGADO EM PRAÇAS E QUINTAIS ABERTOS.
(D) A BOLA FEITA DE TECIDO E COSTURADA À MÃO PARA JOGAR EM GRUPO.
QUESTÃO 2
O BRINCAR É PARTE IMPORTANTE DA VIDA DAS CRIANÇAS, EM DIFERENTES TEMPOS E CULTURAS E CONTRIBUI PARA QUE AS CRIANÇAS
(A) APRENDAM A COMPETIR E A GANHAR SEMPRE EM TODAS AS BRINCADEIRAS.
(B) FIQUEM MAIS CONCENTRADAS APENAS NAS REGRAS DO JOGO E NÃO NOS COLEGAS.
(C) DESENVOLVAM A CONVIVÊNCIA, A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE COLETIVA.
(D) DEIXEM DE USAR A IMAGINAÇÃO PARA SEGUIR APENAS O QUE OS ADULTOS ENSINAM.
QUESTÃO 3
OBSERVE COM ATENÇÃO A PINTURA “JOGOS INFANTIS”, DO ARTISTA PIETER BRUEGEL.

DISPONÍVEL EM file:///C:/Users/helde/OneDrive/Imagens/NEC/Pieter%20Bruegel,%20o%20Velho%20-%20Jogos%20Infantis.html ACESSO EM 10, NOV. 2025.
NELA, HÁ MUITAS CRIANÇAS BRINCANDO DE DIFERENTES FORMAS. NOTE AS EXPRESSÕES, OS MOVIMENTOS E OS OBJETOS USADOS NAS BRINCADEIRAS.
AGORA, ESCOLHA UMA DAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ IDENTIFICOU NA OBRAE FAÇA UM DESENHOMOSTRANDO COMO ELA ACONTECE HOJE, NO SEU TEMPO E DO SEU JEITO.
QUESTÃO 4
OBSERVE IMAGENS DE DIFERENTES BRINCADEIRAS, ANTIGAS E ATUAIS COMO PIÃO, PULAR CORDA, AMARELINHA, BOLA.
DEPOIS, LIGUE CADA IMAGEM AO NOME CORRETO DA BRINCADEIRA.

| AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
| FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
| COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
| OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS | MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS: BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS |
| HABILIDADE | (GO-EF02AR06) DIALOGAR SOBRE A PRÓPRIA (GO-EF02AR24) CARACTERIZAR E EXPERIMENTAR O CONTATO DIRETO E INDIRETO COM BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES E HISTÓRIAS DE DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE E PARTICULARIDADES LOCAIS, RELACIONANDO COM AS EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS. |
| REFERÊNCIAS | BROUGÈRE, GILLES. BRINQUEDO E CULTURA. 8. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2010. KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO. 14. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011. SANTIN, SÍLVIA. A CULTURA LÚDICA E A INFÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O BRINCAR. PORTO ALEGRE: MEDIAÇÃO, 2015. VASCONCELLOS, HELENA. BRINCADEIRAS E JOGOS NA ARTE BRASILEIRA. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2018. |
