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Arte/Artes Visuais – Body Art: A Arte do Corpo

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Imagem gerada por IA (ChatGPT)

Body Art: A Arte do Corpo

A Body Art é uma forma de arte contemporânea que utiliza o corpo humano como suporte principal da criação artística. Mais do que um meio de expressão, essa vertente questiona os limites do corpo e da arte, desafiando convenções sociais, culturais e estéticas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/funkdooby/14604069894/in/photolist-ofvFbw-5Xo1X-6D4m5q-938VBS-uSD4VF-asAU1F-bQAho6-G4FiDw-d4M99C-dciXi-h2fquK-ah1dGC-y8yYzS-b42rai-ubJZqG-WvRZHq-9Hhhs1-7nBJVW-9fTfx3-nw8N4N-wrztD3-4vAA1G-4CUQNd-8bCbe3-hw3o6g-dUsQNE-ohnURu-743Yoy-ievweS-oj2giV-b42r42-fyWA59-e8bQG6-dPq2Xa-4xT8CT-ojETck-ryXMoo-MXCLBC-jTVEm8-D8N6BR-fnijiK-9wZ7wy-4paG3r-vuwhkE-vPZi6G-7uS7Fd-cKV4C-6MJNzq-qu1dtW-bAj8c7 Acesso em 21, nov. 2024.

O termo foi popularizado nos anos 1960 e 1970, em um período de intensas transformações políticas e sociais, quando muitos artistas buscavam romper com as formas tradicionais de arte e explorar novas maneiras de se conectar com o público.

Definição e Origem

A Body Art, ou “arte do corpo”, engloba práticas artísticas que usam o corpo como elemento central para criar obras que podem envolver pintura, modificações, performances, tatuagens ou até mesmo gestos simples, mas carregados de significado. Diferentemente das obras convencionais, como pinturas ou esculturas, a Body Art é muitas vezes efêmera, acontecendo em performances ao vivo ou documentadas por fotografias e vídeos.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eva_Rinaldi_Bodyart_%285721064905%29.jpg Acesso em 21, nov. 2024.

O movimento se relaciona com outras vertentes da arte contemporânea, como a arte conceitual, que valoriza mais a ideia por trás da obra do que o objeto físico, e a arte performática, que também utiliza o tempo, o espaço e o corpo como partes integrantes da criação artística.

Principais características da Body Art

A Body Art caracteriza-se pelo uso do corpo como suporte central da criação artística, transformando-o em uma “tela”, um “pincel” ou até mesmo na própria obra de arte.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Body_painting_%285721172339%29.jpg Acesso em 21, nov. 2024.

Essa forma de expressão envolve frequentemente interação com o público, que pode atuar tanto como espectador quanto como participante ativo do processo criativo.

Outra característica marcante é a temporalidade, já que muitas dessas obras são efêmeras, existindo apenas durante a performance ou enquanto seus registros persistem. Além disso, a Body Art se destaca pelo questionamento de padrões sociais, utilizando o corpo para abordar questões como identidade, gênero, dor, beleza, política e relações humanas.

Disponível em https://swiss-mountains.com/albums/2012-body-painting-festival/content/nk145861/ Acesso em 21, nov. 2024.

Muitos artistas também exploram os limites físicos e psicológicos do próprio corpo, desafiando-se em performances que investigam resistência e vulnerabilidade.

Marina Abramović

Uma das artistas mais conhecidas da Body Art, Marina Abramović utiliza seu corpo para explorar resistência, dor e interação humana. Em Rhythm 0 (1974), ela se colocou imóvel por seis horas, permitindo que o público usasse objetos — de flores a facas — em seu corpo. O experimento revelou tanto a vulnerabilidade do artista quanto o comportamento humano em situações extremas.

Fonte: Bortoluzzi, G. J., & Biancalana, G. R. (2018). A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor. Contemporânea – Revista Do PPGART/UFSM, 1(2), e19. https://doi.org/10.5902/2595523335411.

A Body Art Hoje

Ainda hoje, a Body Art continua a inspirar artistas contemporâneos, especialmente em contextos em que o corpo é uma ferramenta poderosa para discutir questões sociais e políticas. Performances que integram tecnologia e o corpo, como as de Stelarc, que exploram o corpo humano e suas possibilidades através de próteses e implantes tecnológicos, mostram como essa linguagem artística permanece em evolução.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/arselectronica/4611066501 Acesso em 21, nov. 2024.

Vamos refletir

  • O que seu corpo diz sobre você?
  • Você usaria seu corpo para transmitir uma mensagem artística?
  • A arte precisa ser permanente para ser significativa?

Com essas provocações, podemos entender que a Body Art não é apenas pensar sobre o corpo, mas como ele pode transmitir emoções, ideias e questionar o mundo ao nosso redor. Afinal, usamos o corpo para nos comunicar o tempo todo, seja por meio de gestos, roupas ou expressões faciais.


QUESTÃO 1

A Body Art é uma forma de arte contemporânea caracterizada

(A) pela criação de esculturas permanentes a partir do corpo humano.
(B) pelo uso do corpo humano como suporte da criação artística.
(C) pela exclusividade de obras feitas por pinturas tradicionais.
(D) pela ausência de interação com o público no processo criativo.

QUESTÃO 2

O que diferencia a Body Art de outras formas de arte tradicionais é

(A) sua preferência por esculturas monumentais e orgânicas.
(B) seu caráter efêmero e uso do corpo para criação artística.
(C) a produção de obras destinadas exclusivamente a museus.
(D) a utilização apenas de gestos simples sem registros visuais.

QUESTÃO 3

Em qual período a Body Art ganhou destaque como movimento artístico?

QUESTÃO 4

Cite um artista que é reconhecido por suas contribuições à Body Art. Descreva as características de sua proposta artística.


AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade (GO-EF09AR32) Analisar e explorar, por meio de projetos temáticos diversos, as possibilidades de conexão entre os processos de criação com a produção autoral e autônoma, relacionando-os com às linguagens artísticas e suas especificidades, observando os múltiplos contextos.
ReferênciasLAMAS, Nadja de Carvalho. Arte contemporânea em questão. Univille: 2006.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte: piercing, implante, escarificação, tatuagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.