Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Artistas como Cildo Meireles empregam recursos tecnológicos para aprimorar suas capacidades expressivas e buscam causar surpresa e impacto. Isso pode ser observado em trabalhos como a instalação “Babel”.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/wm_archiv/29828321818/in/photostream/ Acesso em 16, nov. 2022.
Assim, a arte tecnológica pretende demonstrar como a tecnologia e seus dispositivos substituíram os materiais tradicionalmente utilizados na produção artística, infiltrando-se silenciosamente em nossas vidas, remodelando costumes e ampliando nossa visão de mundo. Também é empregado para contemplar novas questões cotidianas, emocionais e filosóficas. Ferramentas tradicionais como telas, pincéis, pinturas e esculturas agora competem com uma forma de arte virtualizada, conectada e interativa.
Disponível em https://www.wallpaperflare.com/pop-art-gradient-digital-art-gradient-effect-lips-logo-wallpaper-zsucm Acesso em 16, ago. 2023.
A interseção de arte e tecnologia ao longo da história, estiveram estreitamente interligadas. Nunca houve verdadeiramente uma separação distinta entre elas, pois os processos criativos para ambas, as tecnologias e as obras artísticas, apresentam semelhanças impressionantes. Desde a invenção da escrita e dos primeiros métodos de representação visual e auditiva até a utilização de materiais inovadores e várias tecnologias digitais, as artes têm utilizado consistentemente a tecnologia como uma ferramenta para transformar modos de expressão e interação humana.
Disponível em http://karlabru.net/site/wp-content/uploads/2010/11/kb10_07092.jpg Acesso em 16, ago. 2023.
A inquietude de um artista em temas, problemas ou curiosidades sobre materiais específicos os leva a explorar maneiras de empregar esses elementos para transmitir ideias, emoções, críticas ou gerar novas interações entre as pessoas e sua arte. Consequentemente, vários artistas incorporam tecnologia em suas obras para estimular a reflexão sobre nossa relação com a própria tecnologia e as formas como a empregamos.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6197407257 Acesso em 16, ago. 2023.
Em todo o mundo, os artistas integraram a tecnologia em seus empreendimentos artísticos, tanto para promover uma maior interação entre a arte e o público quanto como um meio de refletir sobre como a tecnologia pode impactar nossas vidas. Vamos conhecer alguns exemplos:
Cildo Meireles – Seu percurso artístico demonstra uma preocupação com a indagação sobre o indivíduo, a sociedade, os objetos, as invenções e as realidades do mundo. Para o artista carioca, a arte deve estar em sintonia com os tempos.
Disponível em < https://www.flickr.com/photos/mbiddulph/3085178483> Acesso em 18, nov. 2022.
Nam June Paik – Considerado o pai da videoarte (uma forma que combina som e imagem de forma única), o artista coreano, conhecido por criar esculturas monumentais a partir de televisões de raios catódicos, foi o primeiro a trazer a TV e o cinema para as galerias de arte.
Disponível em < https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177851500> Acesso em 18, nov. 2022.
Com o avanço das novas tecnologias, agora podemos explorar intrinsecamente as coleções dos principais museus globais. Isso nos permite experimentar intimamente as obras de arte de artistas remotos e compartilhar esse acesso com um grande público, que antes era possível apenas por meio da presença física ou de livros.
QUESTÃO 1
A inquietude do artista em temas, problemas ou curiosidades sobre materiais específicos os leva a explorar maneiras de empregar esses elementos para transmitir ideias, emoções, críticas ou gerar novas interações entre as pessoas e sua arte. O que leva os artistas a incorporar a tecnologia em suas obras?
(A) A necessidade de ficar na vanguarda tecnológica.
(B) A necessidade de novas formas de expressão.
(C) A aversão à tecnologia convencional.
(D) O desejo de manter a tradição artística intocada.
QUESTÃO 2
Desde a invenção da escrita e dos primeiros métodos de representação visual e auditiva até a utilização de materiais inovadores e várias tecnologias digitais, as artes têm utilizado consistentemente a tecnologia como uma ferramenta. Qual é a relação histórica entre arte e tecnologia?
(A) Elas são completamente separadas.
(B) Elas são adversárias naturais.
(C) Elas inspiraram processos criativos semelhantes.
(D) Elas nunca tiveram relação relevante.
QUESTÃO 3
Qual é o propósito da inclusão da tecnologia nas obras de arte?
QUESTÃO 4
Como as novas tecnologias afetaram o acesso às obras de arte em museus?
SAIBA MAIS – ARTE/ARTES VISUAIS – ARTE E TECNOLOGIA
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidades | (GO-EF09AR05-B) Explorar a criação de artes visuais nas diferentes tecnologias e recursos digitais como, por exemplo, multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografias, softwares nos processos de criação artística e composição estética, aproximando realidades distintas. |
Referências | LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. ___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. ___________ Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1997. PILLAR, Analice Dutra; VIEIRA, Denyse. O Vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação Iochpe, 1992. |