You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Arte Virtual

Arte/Artes Visuais – Arte Virtual

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Acervo pessoal Veruska Bettiol

Editado no Canva disponível em https://www.canva.com/design/DAGDcEfauWU/KCtWxsDxtp1BhGVRlgcV_g/view?utm_content=DAGDcEfauWU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

Arte Virtual

A arte virtual está sempre se transformando, indo além dos limites físicos tradicionais para criar um mundo vasto e sem fronteiras onde a imaginação é livre. Ao contrário da arte tradicional, ela não se prende a dimensões físicas, mas explora o vasto universo dos códigos e algoritmos.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/eleonoraporta/2637465142/in/photolist-524GuW-51Zy7H-2kQKzmx-51ZK8i-524XmQ-524KZN-51ZH1T-AkHjxe-2kQKDnD-2maD7BL-2gB6mEv-2maz9a1-2maEFXX-2ma2gQo-2ma2gLA-9Kh1Vk-2nHo93x-Xa7mUv-9RDM7S-29gnKq-Bfx915-2n9fkzX-RnwZwY-2nHj2Mk-2o3NqqS-2n3VqFA-2o3MmSr-2o3SvzH-8k5ZR2-524NiC-51ZFSB-51ZuHT-Rxq53j-2maiiE1-2o3NhpS-Qjsr4C-Rnx3Dj-8DPwZC-2o3PGux-LmZ1pD-8DPuoQ-2mafACe-8DPwGm-51ZMiz-5252Kw-2ma7rzN-8bVXfp-2jxukKE-51ZQyv-2g2R24t Acesso em 24, abr. 2024.

Nesse mundo digital, os artistas estão explorando a realidade virtual como uma nova forma de criar. Pinturas digitais em 3D, esculturas virtuais e instalações interativas estão se tornando cada vez mais comuns.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1670726 Acesso em 24, abr. 2024.

Pense estar numa galeria de arte onde as obras não têm limites físicos?

Você pode caminhar dentro de um quadro impressionista, sentir-se parte de uma escultura abstrata ou explorar um mundo surreal criado por um artista moderno. A realidade virtual permite misturar o mundo digital com o mundo real, onde a arte vai além do espaço e do tempo, levando os espectadores a lugares que seriam impossíveis de outra forma.

Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/493245 Acesso em 24, abr. 2024.

Nesse contexto, murais virtuais podem surgir em paredes de verdade e esculturas digitais podem aparecer em lugares públicos. Isso cria uma forma de expressão, onde o mundo ao nosso redor se torna um palco para a arte.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/ricardo_ferreira/4990163518/ Acesso em 24. abr. 2024.

A realidade virtual muda como as pessoas interagem com a arte. Não são mais só espectadores passivos, mas sim participantes ativos que podem influenciar e moldar o ambiente. Podem tocar, mover e até mesmo criar dentro desse espaço artístico virtual.

No entanto, como em qualquer nova fronteira, surgem questões. O que é real em um mundo onde a realidade é virtual? Como a experiência sensorial se compara à da arte tradicional? E quais são as implicações éticas e sociais de um mundo onde a realidade pode ser moldada tão facilmente?

A arte virtual nos convida a explorar novas ideias, desafiando o que entendemos e ampliando nossos sentidos. Cada linha de código, cada pixel, esconde um mundo de criatividade pronto para ser explorado e apreciado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

A arte virtual está sempre se transformando, indo além dos limites físicos tradicionais para

(A) criar um mundo vasto e sem fronteiras.

(B) manter-se dentro dos limites físicos conhecidos.

(C) redefinir os limites físicos, estabelecendo novas fronteiras.

(D) ignorar os limites, mas não cria espaços.

QUESTÃO 2

No mundo digital que vivemos atualmente, os artistas estão utilizando a realidade virtual para

(A) criar limitações físicas na arte.

(B) restringir a interatividade do público.

(C) explorar novas formas de expressão artística.

(D) manter a arte distante do público.

QUESTÃO 3

Como a realidade virtual muda a interação das pessoas com a arte?

QUESTÃO 4

O que a arte virtual nos convida a fazer?

AutoriaVeruska Bettiol
Formação Artes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.
Referências:LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996.