Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Acervo pessoal Veruska Bettiol
Editado no Canva disponível em https://www.canva.com/design/DAGDcEfauWU/KCtWxsDxtp1BhGVRlgcV_g/view?utm_content=DAGDcEfauWU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor
Arte Virtual
A arte virtual está sempre se transformando, indo além dos limites físicos tradicionais para criar um mundo vasto e sem fronteiras onde a imaginação é livre. Ao contrário da arte tradicional, ela não se prende a dimensões físicas, mas explora o vasto universo dos códigos e algoritmos.
Nesse mundo digital, os artistas estão explorando a realidade virtual como uma nova forma de criar. Pinturas digitais em 3D, esculturas virtuais e instalações interativas estão se tornando cada vez mais comuns.
Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/1670726 Acesso em 24, abr. 2024.
Pense estar numa galeria de arte onde as obras não têm limites físicos?
Você pode caminhar dentro de um quadro impressionista, sentir-se parte de uma escultura abstrata ou explorar um mundo surreal criado por um artista moderno. A realidade virtual permite misturar o mundo digital com o mundo real, onde a arte vai além do espaço e do tempo, levando os espectadores a lugares que seriam impossíveis de outra forma.
Disponível em https://pxhere.com/pt/photo/493245 Acesso em 24, abr. 2024.
Nesse contexto, murais virtuais podem surgir em paredes de verdade e esculturas digitais podem aparecer em lugares públicos. Isso cria uma forma de expressão, onde o mundo ao nosso redor se torna um palco para a arte.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/ricardo_ferreira/4990163518/ Acesso em 24. abr. 2024.
A realidade virtual muda como as pessoas interagem com a arte. Não são mais só espectadores passivos, mas sim participantes ativos que podem influenciar e moldar o ambiente. Podem tocar, mover e até mesmo criar dentro desse espaço artístico virtual.
No entanto, como em qualquer nova fronteira, surgem questões. O que é real em um mundo onde a realidade é virtual? Como a experiência sensorial se compara à da arte tradicional? E quais são as implicações éticas e sociais de um mundo onde a realidade pode ser moldada tão facilmente?
A arte virtual nos convida a explorar novas ideias, desafiando o que entendemos e ampliando nossos sentidos. Cada linha de código, cada pixel, esconde um mundo de criatividade pronto para ser explorado e apreciado.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
A arte virtual está sempre se transformando, indo além dos limites físicos tradicionais para
(A) criar um mundo vasto e sem fronteiras.
(B) manter-se dentro dos limites físicos conhecidos.
(C) redefinir os limites físicos, estabelecendo novas fronteiras.
(D) ignorar os limites, mas não cria espaços.
QUESTÃO 2
No mundo digital que vivemos atualmente, os artistas estão utilizando a realidade virtual para
(A) criar limitações físicas na arte.
(B) restringir a interatividade do público.
(C) explorar novas formas de expressão artística.
(D) manter a arte distante do público.
QUESTÃO 3
Como a realidade virtual muda a interação das pessoas com a arte?
QUESTÃO 4
O que a arte virtual nos convida a fazer?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Referências: | LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. ___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. |