Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Arte e Imaginação
Observe e aprecie a imagem da obra Ex Orbis, de Regina Silveira.
Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Regina_Silveira_-_painel_no_aeroporto_de_Porto_Alegre.jpg Acesso em 22, ago. 2024.
Observe agora, a imagem da série Máquinas Voadoras, de Leonardo da Vinci.
O que você vê nas obras?
Você já viu desenhos parecidos com esses antes?
O que eles têm de especial?
Essas imagens mostram ideias que se parecem com máquinas voadoras. Foram criadas por artistas em épocas diferentes.
Na segunda imagem, parece que a máquina foi construída de verdade. Mas e a primeira? Será que é apenas um desenho da imaginação da artista?
Vamos conhecer um pouco mais sobre como esses dois artistas pensavam e criavam suas obras?
Leonardo da Vinci
Leonardo foi um artista muito famoso, que viveu há muitos anos. Ele era bom em muitas coisas, como arte, ciência e engenharia. Ele gostava de observar a natureza, estudava como os pássaros voam, como o corpo humano funciona e como a água se move. Para Leonardo, a arte e a ciência andavam juntas. Ele usava tudo o que aprendia da natureza para melhorar suas criações, como suas famosas ideias de máquinas voadoras, inspiradas no voo dos pássaros.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/fiesp/15147814684 Acesso em 23, ago. 2024.
Regina Silveira
Regina é uma artista brasileira dos dias de hoje, e suas obras são bem diferentes. Ela gosta de brincar com o que a gente vê, fazendo grandes sombras e ilusões que confundem nossa cabeça. Suas obras distorcem a realidade e nos fazem pensar sobre o que é real e o que não é. Um exemplo é o trabalho das “sombras projetadas”, onde ela faz as sombras parecerem estranhas e exageradas, fazendo o público se perguntar se aquilo é real ou só uma ilusão.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/lais-castro/12308374146 Acesso em 23, ago. 2024.
E o que os artistas têm em comum?
Leonardo e Regina viveram em épocas muito diferentes, mas algo une os dois: ambos adoravam explorar como a gente enxerga o mundo. Leonardo queria entender a natureza para criar suas obras, enquanto Regina usa suas técnicas para nos fazer questionar o que é real. Mesmo de maneiras diferentes, os dois mostram como a arte pode nos fazer ver o mundo de outro jeito.
QUESTÃO 1
Leonardo da Vinci foi um artista muito famoso, que viveu há muitos anos. Ele era bom em muitas coisas, como arte, ciência e engenharia. Leonardo desenvolveu uma série de máquinas voadoras, mas antes ele estudou
(A) o crescimento das plantas.
(B) o voo dos pássaros.
(C) o movimento das estrelas.
(D) os sonhos das pessoas.
QUESTÃO 2
Regina Silveira é uma artista brasileira dos dias de hoje, e suas obras são bem diferentes. Ela gosta de explorar em suas obras
(A) a geometria perfeita das formas.
(B) a combinação de cores vibrantes.
(C) a percepção e o que é real ou ilusório.
(D) a harmonia da música clássica.
QUESTÃO 3
O que Leonardo e Regina mostram através de suas artes?
QUESTÃO 4
Agora é sua vez!!
Que tipo de desenho você prefere criar? Você gosta mais de desenhar a partir da imaginação, inventando formas e figuras, ou prefere retratar coisas reais, que existem no mundo ao seu redor?
Como você cria seus desenhos?
Agora, escolha um tema e faça três desenhos diferentes: um baseado na observação, outro baseado na sua memória, e um terceiro criado a partir da imaginação. Em seguida, compare os três desenhos, todos sobre o mesmo tema, e veja as semelhanças e diferenças entre eles.
Por fim, compartilhe o resultado com seus colegas e observe como cada um abordou seus próprios três desenhos.
SAIBA MAIS ARTE
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF04AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral, entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais. |
Referências | EGAN, K. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, Celdon; CABRAL, G. S. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007. PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação -os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. |