You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: Arte e Imaginação

ARTE/ARTES VISUAIS: Arte e Imaginação

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Arte e Imaginação

Observe e aprecie a imagem da obra Ex Orbis, de Regina Silveira.

Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Regina_Silveira_-_painel_no_aeroporto_de_Porto_Alegre.jpg Acesso em 22, ago. 2024.

Observe agora, a imagem da série Máquinas Voadoras, de Leonardo da Vinci.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/jaycross/3029283952/in/photolist-5BFSzE-5BFWFA-5BBDhg-21TPLTi-oDQm5y-5BBDNH-5BFT6G-5BBQ3R-5xW7JU-5BBBV8-5BFX5y-5BBJan-5BBEWK-5BBGmc-HFT9Er-2kZja4w-rZ3a77-5BBCET-2kYQgjd-2gf5YY4-SboDMX-2j62bLh-2fSmymQ-SboDHt-QNEevS-TNFh7A-2kYLdFh-8VUyMk-2kYGH7K-TapJ-8GcULW-5BG4xW-2paGNJm-e5GqwJ-auaBtP-ribRAL-2xSTVe-zE5rGG-bmzep8-rfPW8i-8GcV77-63yGHT-QVaW9q-e9x141-X7Mqih-9xxYwn-RZV61d-AUwRzJ-2h35fVM-qMQvWw Acesso em 22, ago. 2024.

O que você vê nas obras?
Você já viu desenhos parecidos com esses antes?

O que eles têm de especial?

Essas imagens mostram ideias que se parecem com máquinas voadoras. Foram criadas por artistas em épocas diferentes.

Na segunda imagem, parece que a máquina foi construída de verdade. Mas e a primeira? Será que é apenas um desenho da imaginação da artista?

Vamos conhecer um pouco mais sobre como esses dois artistas pensavam e criavam suas obras?

Leonardo da Vinci

Leonardo foi um artista muito famoso, que viveu há muitos anos. Ele era bom em muitas coisas, como arte, ciência e engenharia. Ele gostava de observar a natureza, estudava como os pássaros voam, como o corpo humano funciona e como a água se move. Para Leonardo, a arte e a ciência andavam juntas. Ele usava tudo o que aprendia da natureza para melhorar suas criações, como suas famosas ideias de máquinas voadoras, inspiradas no voo dos pássaros.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/fiesp/15147814684 Acesso em 23, ago. 2024.

Regina Silveira

Regina é uma artista brasileira dos dias de hoje, e suas obras são bem diferentes. Ela gosta de brincar com o que a gente vê, fazendo grandes sombras e ilusões que confundem nossa cabeça. Suas obras distorcem a realidade e nos fazem pensar sobre o que é real e o que não é. Um exemplo é o trabalho das “sombras projetadas”, onde ela faz as sombras parecerem estranhas e exageradas, fazendo o público se perguntar se aquilo é real ou só uma ilusão.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/lais-castro/12308374146 Acesso em 23, ago. 2024.

E o que os artistas têm em comum?

Leonardo e Regina viveram em épocas muito diferentes, mas algo une os dois: ambos adoravam explorar como a gente enxerga o mundo. Leonardo queria entender a natureza para criar suas obras, enquanto Regina usa suas técnicas para nos fazer questionar o que é real. Mesmo de maneiras diferentes, os dois mostram como a arte pode nos fazer ver o mundo de outro jeito.


QUESTÃO 1

Leonardo da Vinci foi um artista muito famoso, que viveu há muitos anos. Ele era bom em muitas coisas, como arte, ciência e engenharia. Leonardo desenvolveu uma série de máquinas voadoras, mas antes ele estudou

(A) o crescimento das plantas.

(B) o voo dos pássaros.

(C) o movimento das estrelas.

(D) os sonhos das pessoas.

QUESTÃO 2

Regina Silveira é uma artista brasileira dos dias de hoje, e suas obras são bem diferentes. Ela gosta de explorar em suas obras

(A) a geometria perfeita das formas.
(B) a combinação de cores vibrantes.
(C) a percepção e o que é real ou ilusório.
(D) a harmonia da música clássica.

QUESTÃO 3

O que Leonardo e Regina mostram através de suas artes?

QUESTÃO 4

Agora é sua vez!!

Que tipo de desenho você prefere criar? Você gosta mais de desenhar a partir da imaginação, inventando formas e figuras, ou prefere retratar coisas reais, que existem no mundo ao seu redor?

Como você cria seus desenhos?

Agora, escolha um tema e faça três desenhos diferentes: um baseado na observação, outro baseado na sua memória, e um terceiro criado a partir da imaginação. Em seguida, compare os três desenhos, todos sobre o mesmo tema, e veja as semelhanças e diferenças entre eles.

Por fim, compartilhe o resultado com seus colegas e observe como cada um abordou seus próprios três desenhos.

SAIBA MAIS ARTE

https://www.youtube.com/watch?v=IG2qaSyI4JQ
Canal Swix Studio – Educação. “Regina Silveira no CCBB RJ”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1oQmg6LB8W8. Acesso em 23, ago. 2024.

Canal Canal Contemporâneo. “Regina Silveira no CCBB RJ”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1oQmg6LB8W8.Acesso em 23, ago. 2024.

Canal Vinte Arte. “Regina Silveira / Ep. 09 – Clipes da XX arte”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TddlANtjF0A. Acesso em 23, ago. 2024.

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF04AR23) Reconhecer e experimentar, por meio de projetos temáticos, as possibilidades de relacionar os processos de criação com a produção autônoma e autoral, entre as diversas linguagens artísticas, suas conexões e especificidades, respeitando os contextos locais, sociais e culturais.
Referências EGAN, K. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, Celdon; CABRAL, G. S. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007.
PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação -os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.