Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Arte e Cultura Popular
A cultura popular pode ser entendida como o conjunto de manifestações artísticas, simbólicas e sociais que nascem da coletividade e refletem modos de viver, pensar e sentir de diferentes grupos sociais. Ela se transmite de geração em geração e se reinventa constantemente, revelando identidades locais e regionais.

Disponível em https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Festa_Junina_no_Rio_de_Janeiro_4.jpg Acesso em 26, ago de 2025.
Diferencia-se da chamada cultura erudita, geralmente ligada a instituições e tradições acadêmicas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Plat%C3%A9ia_do_Teatro_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo.jpg Acesso em 26, ago de 2025.
Diferencia-se também da cultura de massa, que é produzida em larga escala pela indústria cultural.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/mcdemoura/5189974603 Acesso em 26, ago de 2025.
No entanto, é importante destacar que essas fronteiras não são rígidas: muitas vezes, o popular dialoga com o erudito e também influencia e é influenciado pelos meios de comunicação.
No campo das artes visuais, a cultura popular brasileira é extremamente rica e diversa. Um dos exemplos mais conhecidos é a xilogravura de J. Borges, que ilustra narrativas da literatura de cordel com traços expressivos.

Imagem 1: Disponível em https://l1nq.com/XIXYz Acesso em 26, ago de 2025.
Imagem 2: Disponível em https://sl1nk.com/AJpH2 Acesso em 26, ago de 2025.
Outro caso é a pintura de Djanira da Motta e Silva, que buscou retratar temas do cotidiano popular brasileiro, como festas, religiosidade e paisagens rurais.

Fonte: ALVES, Gustavo Gimenes. Djanira: tramas femininos, arte e gênero no Brasil do século XX. Encontro de História da Arte, n. 14.
Heitor dos Prazeres, por sua vez, transformou em pintura a vida das comunidades urbanas, especialmente do Rio de Janeiro, registrando sambas, bailes e brincadeiras de rua.

Disponível em https://sl1nk.com/1Qc9J Acesso em 26, ago de 2025.
Também merece destaque Mestre Vitalino, ceramista do interior de Pernambuco, que criou figuras de barro representando cenas da vida no sertão, como vaqueiros, feirantes e retirantes. Esses artistas revelam como a arte popular dá visibilidade a práticas culturais muitas vezes invisibilizadas nos circuitos tradicionais.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/fjota/2605458938 Acesso em 26, ago de 2025.
Além desses exemplos mais ligados à tradição, é importante olhar para manifestações urbanas contemporâneas que dialogam com a cultura popular. O coletivo Os Gêmeos, formado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, é referência mundial no grafite. Suas obras, espalhadas por muros e prédios de várias cidades, trazem elementos da infância, do imaginário popular e da vida periférica, ampliando a presença da arte popular no espaço urbano e conectando-a a debates sociais e políticos atuais.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Exposi%C3%A7%C3%A3o_OsGemeos_na_Pinacoteca_(50537040067).jpg Acesso em 26, ago de 2025.
As festas populares também são um campo fértil para compreender a riqueza da cultura popular. O Bumba Meu Boi, o Maracatu, a Congada e as Folias de Reis integram música, dança, figurino e artes visuais, em celebrações que misturam religiosidade e memória coletiva.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CULTURA_-_34%C2%BA_Encontro_Interestadual_de_Folia_de_Reis_27-01-2019_(149)_(45989316245).jpg Acesso em 26, ago de 2025.
A dimensão social e política da cultura popular é fundamental: muitas dessas práticas surgiram como formas de resistência e afirmação identitária, especialmente entre comunidades marginalizadas, como indígenas, afrodescendentes e populações periféricas. Através da arte, esses grupos expressam sua visão de mundo, preservam tradições e reivindicam espaço na sociedade.
Do ponto de vista estético, a arte popular chama a atenção pelo uso de cores vibrantes, símbolos regionais e materiais do cotidiano. Suas criações nem sempre seguem padrões acadêmicos, mas revelam grande potência criativa e comunicativa.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MARACATU_CORA%C3%87%C3%83O_NAZARENO.jpg Acesso em 26, ago de 2025.
Já na dimensão ética, cabe refletir sobre a necessidade de valorizar e respeitar a diversidade cultural, evitando preconceitos e questionando apropriações que esvaziem os sentidos originais dessas práticas.
Assim, estudar Arte e Cultura Popular significa reconhecer a arte como parte integrante da vida social e cultural, carregada de sentidos e significados. Mais do que herança do passado, ela é uma expressão viva do presente, que se transforma continuamente e contribui para fortalecer identidades, valorizar a diversidade e ampliar o diálogo entre tradição e contemporaneidade.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “ARTE E CULTURA POPULAR”
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A cultura popular se diferencia da cultura erudita e da cultura de massa porque
(A) é criada apenas por artistas formados em academias de arte e instituições reconhecidas.
(B) está ligada principalmente à produção industrial voltada ao consumo em grande escala.
(C) nasce da coletividade, preserva tradições e se transforma de acordo com o cotidiano.
(D) permanece fixa no tempo, sem mudanças ou diálogo com outras manifestações culturais.
QUESTÃO 2
Entre os artistas brasileiros citados que dialogam com a cultura popular, podemos destacar
(A) J. Borges com suas xilogravuras do cordel, Mestre Vitalino com a cerâmica figurativa e Os Gêmeos com o grafite urbano.
(B) Anita Malfatti com suas obras modernistas, Lygia Clark com experimentações e Tarsila do Amaral com o Abaporu.
(C) Aleijadinho com esculturas em pedra-sabão, Victor Brecheret com obras modernistas e Alfredo Volpi com bandeirinhas.
(D) Cândido Portinari com suas pinturas murais, Tomie Ohtake com abstrações e Hélio Oiticica com instalações sensoriais.
QUESTÃO 3
De que maneira a arte popular pode ser considerada uma forma de resistência cultural e social no Brasil?
QUESTÃO 4
Escolha um dos artistas estudados (J. Borges, Djanira da Motta e Silva, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino ou Os Gêmeos) e explique como sua obra dialoga com aspectos da cultura popular.
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Objetos de conhecimento/Conteúdos | Contextos e Práticas: Práticas artísticas |
Habilidade | (GO-EF08AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas. |
Referências | BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2001. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. TOURINHO, Irene. Cultura popular e artes visuais. Revista Visualidades, v. 9, n. 1, 2011. |