ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ARTE COM TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS
ANTIGAMENTE, A ARTE ERA FEITA SÓ COM LÁPIS, TINTAS E PINCÉIS. MAS AGORA, COM A AJUDA DE TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS COMO TABLETS, COMPUTADORES E CELULARES, PODEMOS NOS EXPRESSAR ARTISTICAMENTE DE DIFERENTES FORMAS.
DISPONÍVEL EM HTTPS://PIXABAY.COM/PT/PHOTOS/ELETR%C3%B4NICOS-TECNOLOGIA-DISPOSITIVOS-6801339/ ACESSO EM 11, NOV. 2024.
DESENHO DIGITAL
O DESENHO DIGITAL É UMA FORMA DE ARTE FEITA EM COMPUTADORES OU TABLETS, ONDE A TELA SUBSTITUI O PAPEL E A CANETA DIGITAL OU ATÉ MESMO O DEDO, SUBSTITUI O LÁPIS.
DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/IMAGEM-IA-GRATIS/ILUSTRACAO-DE-ESTILO-DE-ARTE-DIGITAL-DE-DESIGNER-GRAFICO_204396387.HTM#FROMVIEW=SEARCH&PAGE=3&POSITION=0&UUID=21250405-07B0-4A00-886B-FF171E0137DF ACESSO EM 11, NOV. 2024.
ELE PERMITE DESFAZER E MODIFICAR CRIAÇÕES FACILMENTE, INCENTIVANDO A EXPERIMENTAÇÃO. APLICATIVOS COMO PROCREATE E PAINT OFERECEM OPÇÕES DE CORES, FORMAS E ATÉ ANIMAÇÕES PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE.
DISPONÍVEL EM HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ILLUSTRATIONS/CASAL-HIGH-FIVE-GAROTA-GAROTO-5963678/ ACESSO EM 11, NOV. 2024.
FOTOGRAFIA DIGITAL
A FOTOGRAFIA DIGITAL USA CÂMERAS DE CELULARES E TABLETS PARA CAPTURAR IMAGENS, QUE PODEM SER EDITADAS COM EFEITOS E FILTROS EM APLICATIVOS. ISSO FACILITA A CRIAÇÃO DE FOTOS ARTÍSTICAS E COMPARTILHADAS, TORNANDO A FOTOGRAFIA DIGITAL POPULAR E ACESSÍVEL.
DISPONÍVEL EM https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-tiro-medio-e-dupla-exposicao-da-cidade_23984606.htm#fromView=search&page=2&position=36&uuid=6083eb26-9cec-40a2-abd3-6abe8cca00e0 ACESSO EM 13, NOV. 2024.
ANIMAÇÃO
A TECNOLOGIA PERMITE CRIAR DESENHOS QUE SE MOVAM. COM APLICATIVOS DE ANIMAÇÃO, É POSSÍVEL CRIAR PERSONAGENS QUE SE MOVIMENTAM, COMO EM UM FILME ANIMADO.
DISPONÍVEL EM HTTPS://BR.FREEPIK.COM/FOTOS-GRATIS/ILUSTRADOR-DE-VISTA-LATERAL-DESENHANDO-NO-IPAD_36298493.HTM#FROMVIEW=SEARCH&PAGE=1&POSITION=23&UUID=70D8C0A1-E364-47F8-A7E6-ED1DE9098FE2 ACESSO EM 11, NOV. 2024.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
ANTIGAMENTE, A ARTE ERA FEITA SÓ COM LÁPIS, TINTAS E PINCÉIS. MAS AGORA, COM A AJUDA DE TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS COMO TABLETS, COMPUTADORES E CELULARES, PODEMOS NOS EXPRESSAR ARTISTICAMENTE DE DIFERENTES FORMAS. E O QUE PERMITE QUE AS FOTOS DIGITAIS SEJAM DIFERENTES DAS FOTOS TRADICIONAIS É O FATO DE SEREM
(A) DESENHADAS À MÃO LIVRE COM LÁPIS, TINTA E PINCEL.
(B) FEITAS EM PRETO E BRANCO E NÃO EM OUTRAS CORES.
(C) EDITADAS COM EFEITOS E FILTROS EM APLICATIVOS.
(D) FEITAS SOMENTE POR FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS.
QUESTÃO 2
O DESENHO DIGITAL É UMA FORMA DE ARTE FEITA EM COMPUTADORES OU TABLETS, ONDE O PAPEL É SUBSTITUÍDO POR
(A) TELA DE COMPUTADOR OU TABLET.
(B) LIVRO DE HISTÓRIAS.
(C) MÁQUINA FOTOGRÁFICA.
(D) PAPEL ESPECIAL PARA PINTURA.
QUESTÃO 3
QUAIS OS RECURSOS PODEM SER USADOS PARA CRIAR UM DESENHO DIGITAL?
QUESTÃO 4
QUAIS APLICATIVOS PODEM SER USADOS PARA FAZER DESENHO DIGITAL?
QUESTÃO 5
FAZENDO ARTE DIGITAL
QUE TAL TENTAR FAZER SUA PRÓPRIA ARTE DIGITAL?
O PRIMEIRO PASSO É ESCOLHER UM APLICATIVO DE DESENHO. PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.
EXPLORE AS FERRAMENTAS, BRINQUE COM AS CORES, PINCÉIS E EFEITOS QUE O APLICATIVO OFERECE.
PENSE NO QUE QUER DESENHAR. PODE SER UM ANIMAL, UMA PAISAGEM OU ATÉ MESMO UM PERSONAGEM DA SUA IMAGINAÇÃO.
MOSTRE SUA CRIAÇÃO PARA AMIGOS E FAMILIARES. ELES VÃO ADORAR VER O QUE VOCÊ FEZ!
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF01AR26) EXPLORAR DIFERENTES TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS, COMO MULTIMEIOS, ANIMAÇÕES, JOGOS ELETRÔNICOS, GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO, FOTOGRAFIA, SOFTWARES NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INTERAÇÃO ARTÍSTICA. |
REFERÊNCIAS | COSCARELLI, CARLA VIANA (ORG.). NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS TEXTOS, NOVAS FORMAS DE PENSAR. 3. ED. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2002. PARRA, NÉLIO; PARRA, IVONE. TÉCNICAS AUDIOVISUAIS DE EDUCAÇÃO. 5. ED. SÃO PAULO: PIONEIRA, 1985. PIMENTEL, LUCIA. TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DA ARTE. IN: BARBOSA, ANA MAE (ORG.). INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002. |