Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em https://www.canva.com/design/DAFlzrXrld4/scwfTeW0FoA7WN3TNsnPHg/edit
A arte e o folclore têm uma relação intrínseca e profunda, pois ambas são expressões culturais que refletem a identidade de um povo e suas tradições. Através da arte, o folclore ganha vida, tornando-se visível e tangível, transmitindo conhecimento, crenças e valores de geração em geração.
O folclore é o conjunto de expressões populares, como lendas, mitos, danças, músicas, festas e artesanato, que surgem de forma espontânea e são transmitidas oralmente ao longo do tempo. Essas manifestações são enraizadas na cultura de um determinado grupo social e carregam consigo a história e a sabedoria coletiva de uma comunidade.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marcelo_Calero_conhece_o_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_de_Caruaru_%2827763490442%29.jpg Acesso em 13, jun. 2023
A arte, por sua vez, é a forma de expressão humana que busca despertar emoções, transmitir mensagens e explorar a estética. Por meio das diferentes linguagens artísticas, como pintura, escultura, música, teatro, dança e literatura, os artistas encontram uma maneira de retratar o mundo ao seu redor e expressar sua visão de mundo.
Foto da obra de Helena Vasconcelos “O Catira” (Acervo pessoal Veruska Bettiol – 2022)
A relação entre a arte e o folclore ocorre quando os artistas se inspiram nas tradições folclóricas para criar suas obras. Eles mergulharam na riqueza cultural do folclore e utilizam elementos como personagens lendários, histórias fantásticas, ritmos e movimentos tradicionais, temas religiosos ou festividades populares como fonte de inspiração.
Foto da obra de Helena Vasconcelos “Folia do Jadir” (Acervo pessoal Veruska Bettiol – 2022)
Essa interação entre arte e folclore é digna tanto para a arte quanto para o folclore em si. A arte enriquece-se ao incorporar elementos folclóricos, pois adquire uma dimensão cultural mais profunda, conectando-se às raízes de uma comunidade. Por outro lado, o folclore ganha visibilidade e preservação através da arte, pois ela oferece novas interpretações e uma plataforma para sua divulgação, garantindo sua continuidade e reconhecimento.
Foto da obra de Helena Vasconcelos “Mascarados” (Acervo pessoal Veruska Bettiol – 2022)
Além disso, a arte pode ajudar a renovar tradições folclóricas em contextos contemporâneos. Os artistas podem reinterpretar histórias e rituais folclóricos, adaptando-os às mudanças sociais e estéticas, mantendo-os vivos e relevantes para as gerações futuras.
Disponível em https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-eeczk Acesso em 13, jun. 2023.
Assim, a relação entre a arte e o folclore é uma simbiose criativa e culturalmente enriquecedora. Ela preserva e valoriza tradições, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a inovação artística. É um encontro entre passado e presente, entre o coletivo e o individual, onde a arte se torna um veículo poderoso para celebrar, questionar e perpetuar a cultura de um povo.
QUESTÃO 1
Qual é a relação entre a arte e o folclore?
(A) são duas formas de expressão distintas, sem relação entre si.
(B) são manifestações culturais que não se influenciam mutuamente.
(C) estão interligados, sendo que a arte se inspira nas tradições folclóricas para criar obras.
(D) são conceitos opostos e não podem coexistir.
QUESTÃO 2
Como a arte contribui para a preservação do folclore?
(A) A arte é uma forma de entretenimento que não tem relação com a preservação do folclore.
(B) A arte cria obras completamente desconectadas das tradições folclóricas.
(C) Através da arte, o folclore ganha visibilidade e é reinterpretado para se adequar a contextos contemporâneos.
(D) A arte não desempenha um papel relevante na preservação do folclore.
QUESTÃO 3
Na sua opinião, qual é o impacto da interação entre arte e folclore na preservação cultural de uma comunidade?
QUESTÃO 4
Como a arte pode contribuir para a renovação e adaptação das tradições folclóricas em um contexto contemporâneo?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF09AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta entre eles de forma ética e investigativa. |
Referências | BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1982. MARTINS, Iguatemy Lucena. Cultura Popular. João Pessoa, Editora UFPB, 1994. |