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ARTE/ARTES VISUAIS: A ARTE KARAJÁ

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A ARTE DOS KARAJÁ

OS KARAJÁ SÃO UM POVO INDÍGENA QUE VIVE PERTO DO RIO ARAGUAIA, EM ESTADOS COMO GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO. ELES TÊM COSTUMES MUITO ANTIGOS E FAZEM ARTE PARA CONTAR SUAS HISTÓRIAS E MOSTRAR COMO VEEM O MUNDO.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Xambioas.jpg ACESSO EM 01, ABRIL DE 2025.

DUAS FORMAS IMPORTANTES DE ARTE DOS KARAJÁ SÃO A CERÂMICA E OS GRAFISMOS.

BONECAS DE BARRO

AS MULHERES KARAJÁ FAZEM BONECAS DE BARRO CHAMADAS “RITXÒKÒ”. ELAS SÃO MOLDADAS COM AS MÃOS, QUEIMADAS NO FOGO E PINTADAS COM CORES NATURAIS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/128367008@N08/15410325415 ACESSO EM 01, ABRIL DE 2025.

AS BONECAS MOSTRAM PESSOAS COM ROUPAS E ENFEITES USADOS PELOS KARAJÁ.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boneca_caraj%C3%A1_em_barro_cozido_01.jpg ACESSO EM 01, ABRIL DE 2025.

ESSAS BONECAS AJUDAM A CONTAR SOBRE A CULTURA DO POVO E SÃO PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

DESENHOS E PINTURAS

OS KARAJÁ TAMBÉM FAZEM DESENHOS CHAMADOS GRAFISMOS. ESSES DESENHOS TÊM FORMAS GEOMÉTRICAS E IMAGENS INSPIRADAS NA NATUREZA, COMO RIOS, ANIMAIS E PLANTAS.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Statuette_Karaj%C3%A0_MHNT.ETH.2011.17.85.jpg ACESSO EM 01, ABRIL DE 2025.

ELES PODEM SER PINTADOS NO CORPO, EM OBJETOS E NA CERÂMICA. CADA DESENHO TEM UM SIGNIFICADO E É USADO EM FESTAS E MOMENTOS IMPORTANTES.

IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA

A ARTE DOS KARAJÁ FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE GOIÁS E DE OUTROS ESTADOS. ELA AJUDA A LEMBRAR E RESPEITAR OS COSTUMES INDÍGENAS.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Canoa_de_los_indios_karaj%C3%A1_con_personas_pescando._Siglo_XX._Museo_de_Am%C3%A9rica_02.jpg ACESSO EM 01, ABRIL DE 2025.

MUITAS PESSOAS APRENDEM SOBRE ESSA ARTE EM ESCOLAS, MUSEUS E FEIRAS. CONHECER ESSA CULTURA É UMA FORMA DE VALORIZAR OS POVOS INDÍGENAS E APRENDER SOBRE DIFERENTES JEITOS DE VIVER.


ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A ARTE DOS KARAJÁ

CANAL ESTÚDIO CONEXÃO ESCOLA. “ARTE/ARTES VISUAIS – A ARTE DOS KARAJÁ – 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL” DISPONÍVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=_fj40gZgcxc ACESSO EM 03, ABRIL DE 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

OS KARAJÁ SÃO UM POVO INDÍGENA QUE VIVE PERTO DO RIO ARAGUAIA, EM ESTADOS COMO GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO. ELES TÊM COSTUMES MUITO ANTIGOS E FAZEM ARTE PARA CONTAR SUAS HISTÓRIAS E MOSTRAR COMO VEEM O MUNDO. AS MULHERES KARAJÁ FAZEM BONECAS DE BARRO CHAMADAS “RITXÒKÒ”, QUE SÃO

(A) MOLDADAS COM AS MÃOS, QUEIMADAS NO FOGO E PINTADAS COM CORES NATURAIS.

(B) FEITAS DE MADEIRA E DECORADAS COM PENAS COLORIDAS e ADEREÇOS VARIADOS.

(C) USADAS APENAS PARA BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS E NUNCA REPRESENTAM PESSOAS.

(D) IMPORTADAS DE OUTRAS TRIBOS E VENDIDAS EM FEIRAS DA CIDADE E MERCADOS.

QUESTÃO 2

AS PRINCIPAIS FORMAS DE ARTE DOS KARAJÁ SÃO A CERÂMICA E OS GRAFISMOS. OS GRAFISMOS DOS KARAJÁ SÃO DESENHOS QUE

(A) SÃO FEITOS SEM SIGNIFICADOS, POIS O QUE IMPORTA É APENAS A ESTÉTICA.

(B) SÓ PODEM SER USADOS EM ROUPAS E TECIDOS PINTADOS A MÃO, PARA VENDA.

C) REPRESENTAM ELEMENTOS DA NATUREZA E SÃO USADOS EM FESTAS E CERIMÔNIAS.

(D) SÃO SEMPRE IGUAIS EM TODAS AS TRIBOS INDÍGENAS, PARA MANTER A ORIGEM.

QUESTÃO 3

AS BONECAS DE BARRO CHAMADAS “RITXÒKÒ” SÃO MOLDADAS COM AS MÃOS. ESSAS BONECAS AJUDAM A CONTAR SOBRE A CULTURA DO POVO E SÃO PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E MARQUE COM UM X QUAL DELAS REPRESENTA ESSA BONECA.

Imagens 1, 2 e 3: Canva

Imagem 4: Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boneca_Karaj%C3%A1_MN_02.jpg Acesso em 01, abril de 2025.

QUESTÃO 4

UTILIZE MASSINHA OU ARGILA PARA MODELAR UMA PEQUENA BONECA INSPIRADA NAS RITXÒKÒ. ALÉM DE USAR REFERÊNCIAS DA ARTE KARAJÁ, PENSE EM COMO PODERÁ REPRESENTÁ-LA A PARTIR DA SUA PRÓPRIA IMAGEM OU DE ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTA. ACRESCENTE DETALHES COMO ROUPAS E ACESSÓRIOS. APÓS A SECAGEM (SE NECESSÁRIO), PINTE SUA BONECA E APRESENTE PARA A TURMA, EXPLICANDO O QUE REPRESENTOU E COMO FOI A EXPERIÊNCIA. COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS COLEGAS.


AUTORIAVERUSKA BETTIOL
FORMAÇÃOARTES VISUAIS
COMPONENTE CURRICULARARTE/ARTES VISUAIS
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOSMATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS: MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS E SEUS ARTISTAS REPRESENTANTES.
HABILIDADE(GO-EF01AR03-A) CONHECER AS DISTINTAS MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS LOCAIS E REGIONAIS A FIM DE RECONHECER OS ARTISTAS REPRESENTANTES DESSAS MATRIZES E PRODUZIR ARTISTICAMENTE A PARTIR DAS OBRAS ESTUDADAS, DESENVOLVENDO A SUA CRIATIVIDADE.
REFERÊNCIASCAMPOS, SL BONECAS KARAJÁ: APENAS UM
BRINQUEDO? REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, SÃO PAULO, N. 12,
PÁG. 233-248, 2002.
LIMA, NC ET AL. BONECAS KARAJÁ: ARTE, MEMÓRIA
E IDENTIDADE INDÍGENA NO ARAGUAIA: DOSSIÊ DESCRITIVO DO MODO DE FAZER RITXOKO.
GOIÂNIA:  UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/MUSEU ANTROPOLÓGICO, 2011.
TORAL, ANDRÉ AMARAL DE. A PINTURA CORPORAL KARAJÁ CONTEMPORÂNEA. IN: VIDAL,
L. (ORG.). GRAFISMO INDÍGENA. SÃO PAULO: EDUSP: NOBEL, P. 191-208, 1992.