You are currently viewing Arte – Arte com a natureza

Arte – Arte com a natureza

Esta proposta de atividade pertence ao componente curricular de Arte, indicada para 2º ano do Ensino Fundamental.

VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS NO OUTONO?

O QUE ACONTECE COM A MAIOR PARTE DAS PLANTAS NESTA ESTAÇÃO DO ANO?

Imagem livre. Crianças Passeio Marítimo Paisagem De Outono. link: <https://pixabay.com/pt/photos/crian%c3%a7as-passeio-mar%c3%adtimo-1138682/>

VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS NO OUTONO? 

ESSA ESTAÇÃO DO ANO TRAZ CONSIGO TRANSFORMAÇÕES MARCANTES NA NATUREZA.UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS NOTÁVEIS DESSE PERÍODO É A QUEDA DAS FOLHAS. MAS POR QUE ISSO ACONTECE?

A MAIOR PARTE DAS PLANTAS, DURANTE O OUTONO, PASSA POR UM PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAR O INVERNO. COM A CHEGADA DO FRIO, A QUEDA DAS FOLHAS É UMA ESTRATÉGIA QUE AS PLANTAS ADOTAM PARA PRESERVAR ENERGIA E NUTRIENTES. 

COM ESSE EVENTO NATURAL, PODEMOS APROVEITAR PARA CRIAR LINDAS OBRAS DE ARTE, EM QUE COLHEMOS FOLHAS, SEMENTES, GRAVETOS, FLORES E O QUE MAIS NOS CHAMAR A ATENÇÃO. 

USAR ELEMENTOS DA NATUREZA JÁ CAÍDOS NO CHÃO, NÃO MACHUCA OU PREJUDICA A PLANTA E AINDA PERMITE PERCEBER A BELEZA QUE HÁ EM TODO O PROCESSO DOS SERES VIVOS.

QUESTÃO 1

VAMOS PASSEAR E OBSERVAR, AS PLANTAS, FLORES, GRAVETOS, SEMENTES E FOLHAS, ESPECIALMENTE OS QUE CAÍRAM NATURALMENTE NO CHÃO!

PODEMOS ENCONTRAR ESTE ELEMENTOS DA NATUREZA NA ESCOLA, NO CAMINHO PARA CASA, EM UMA PRAÇA OU PARQUE.

AS FOLHAS, FLORES, SEMENTES E GRAVETOS QUE VOCÊ ENCONTRAR CAÍDOS E ACHAR INTERESSANTE PEGUE E GUARDE PARA NOSSA ATIVIDADE.

QUESTÃO 2

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

VOCÊ JÁ PENSOU EM CRIAR OBRAS DE ARTE COM ELEMENTOS NATURAIS?

VAMOS PROVIDENCIAR O MATERIAL?

  • COLA BRANCA,
  • PAPEL (FOLHA BRANCA, PAPELÃO OU PAPEL PARDO), 
  • CANETINHA OU PINCEL ATÔMICO,
  • E OS ELEMENTOS DA NATUREZA COLETADOS ANTERIORMENTE (DE PREFERÊNCIA JÁ CAÍDOS NO CHÃO OU RESSECADOS. CASO USEM ELEMENTOS VERDES, A ATIVIDADE DEVE OCORRER LOGO EM SEGUIDA, POIS EM GERAL ELES MURCHAM OU RESSECAM DE UM DIA PARA O OUTRO).

QUESTÃO 3

ATENÇÃO: É IMPORTANTE FAZER A ATIVIDADE EM DUPLA OU GRUPO, COM FAMILIARES OU COLEGAS DE SALA, AUMENTANDO AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO E DE RECURSOS.

ANTES DE INICIAR, VAMOS DEFINIR O TEMA DE NOSSA CRIAÇÃO. ESCOLHA UMA DAS SUGESTÕES:

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

POSSIBILIDADE 1 –  SOBRE A NATUREZA, REPRESENTE ALGUM LUGAR OU ANIMAL COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS. (PODEMOS NOS INSPIRAR EM LEITURAS DE LIVRO COMO: “UM PASSEIO PELA NATUREZA”)

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

POSSIBILIDADE 2  – TRABALHAR O TEMA FAMÍLIA (DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA NO DIA 15 DE MAIO E  DIA NACIONAL DA FAMÍLIA 8 DE DEZEMBRO), CADA CRIANÇA REPRESENTAR SUA FAMÍLIA POR MEIO DOS ELEMENTOS NATURAIS COLETADOS E EM SEGUIDA APRESENTA  PARA OS COLEGAS E DIALOGA SOBRE ELA.

É MUITO IMPORTANTE O MOMENTO DO DIÁLOGO, SOCIALIZAÇÃO E APRECIAÇÃO DEPOIS DE FINALIZADAS AS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS.

Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022
Imagem de acervo pessoal. Ariadiny Morais, 08 de abril de 2022

DEPOIS DE FINALIZAR É IMPORTANTE TIRAR UMA FOTO, BEM ILUMINADA, PARA GARANTIR O REGISTRO. LEMBRE-SE, A NATUREZA É VIVA E PODE SER QUE NO DIA SEGUINTE SUA OBRA NÃO ESTEJA DA MESMA FORMA.

AS FOTOS PODEM SER DIVULGAS PARA A COMUNIDADE ESCOLA PELOS MEIOS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO.

QUESTÃO 4

O QUE O TEXTO SUGERE QUE PODEMOS FAZER DURANTE A QUEDA DAS FOLHAS NO OUTONO?

A) PODAR AS PLANTAS PARA ESTIMULAR O CRESCIMENTO.

B) CRIAR OBRAS DE ARTE UTILIZANDO ELEMENTOS DA NATUREZA CAÍDOS NO CHÃO.

C) EVITAR O CONTATO COM AS PLANTAS NESSA ESTAÇÃO.

D) PLANTAR NOVAS MUDAS PARA SUBSTITUIR AS QUE PERDERAM SUAS FOLHAS.

QUESTÃO 5

QUAL A VANTAGEM DE USAR ELEMENTOS DA NATUREZA JÁ CAÍDOS NO CHÃO PARA CRIAR OBRAS DE ARTE, CONFORME MENCIONADO NO TEXTO?

A) ISSO ESTIMULA O CRESCIMENTO DAS PLANTAS.

B) EVITA A EXPOSIÇÃO AO FRIO DO INVERNO.

C) NÃO MACHUCA OU PREJUDICA AS PLANTAS.

D) CONTRIBUI PARA A POLÍNIZAÇÃO DAS FLORES.


SABER MAIS

MAIS ATIVIDADES QUE UTILIZAM A NATUREZA EM: ATIVIDADES NA NATUREZA COM A CRIANÇADA. LINK:https://www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga E Mestre Em Educação
Componente Curricular:Arte
Habilidade:
Matrizes Estéticas e Culturais local e regional e seus artistas representante

Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais

Sentidos plurais Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas

(GO-EF02AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e a criação autoral.

(GO-EF02AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos, sociais e culturais de modo individual, coletivo e colaborativo.

(GO-EF02AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo e comparativo. 

Referências 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime Goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. 

Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acesso em:  26 de mar de 2022. 

PAULA, Júlia de. Atividades na Natureza com a Criançada. 06/10/2020. Disponível em: www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/ Acessado em: 06 de abril de 2022