Esta proposta de atividade pertence ao componente curricular de Arte, indicada para 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS NO OUTONO?
O QUE ACONTECE COM A MAIOR PARTE DAS PLANTAS NESTA ESTAÇÃO DO ANO?
Imagem livre. Crianças Passeio Marítimo Paisagem De Outono. link: <https://pixabay.com/pt/photos/crian%c3%a7as-passeio-mar%c3%adtimo-1138682/>
VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS NO OUTONO?
ESSA ESTAÇÃO DO ANO TRAZ CONSIGO TRANSFORMAÇÕES MARCANTES NA NATUREZA.UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS NOTÁVEIS DESSE PERÍODO É A QUEDA DAS FOLHAS. MAS POR QUE ISSO ACONTECE?
A MAIOR PARTE DAS PLANTAS, DURANTE O OUTONO, PASSA POR UM PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAR O INVERNO. COM A CHEGADA DO FRIO, A QUEDA DAS FOLHAS É UMA ESTRATÉGIA QUE AS PLANTAS ADOTAM PARA PRESERVAR ENERGIA E NUTRIENTES.
COM ESSE EVENTO NATURAL, PODEMOS APROVEITAR PARA CRIAR LINDAS OBRAS DE ARTE, EM QUE COLHEMOS FOLHAS, SEMENTES, GRAVETOS, FLORES E O QUE MAIS NOS CHAMAR A ATENÇÃO.
USAR ELEMENTOS DA NATUREZA JÁ CAÍDOS NO CHÃO, NÃO MACHUCA OU PREJUDICA A PLANTA E AINDA PERMITE PERCEBER A BELEZA QUE HÁ EM TODO O PROCESSO DOS SERES VIVOS.
QUESTÃO 1
VAMOS PASSEAR E OBSERVAR, AS PLANTAS, FLORES, GRAVETOS, SEMENTES E FOLHAS, ESPECIALMENTE OS QUE CAÍRAM NATURALMENTE NO CHÃO!
PODEMOS ENCONTRAR ESTE ELEMENTOS DA NATUREZA NA ESCOLA, NO CAMINHO PARA CASA, EM UMA PRAÇA OU PARQUE.
AS FOLHAS, FLORES, SEMENTES E GRAVETOS QUE VOCÊ ENCONTRAR CAÍDOS E ACHAR INTERESSANTE PEGUE E GUARDE PARA NOSSA ATIVIDADE.
QUESTÃO 2
VOCÊ JÁ PENSOU EM CRIAR OBRAS DE ARTE COM ELEMENTOS NATURAIS?
VAMOS PROVIDENCIAR O MATERIAL?
- COLA BRANCA,
- PAPEL (FOLHA BRANCA, PAPELÃO OU PAPEL PARDO),
- CANETINHA OU PINCEL ATÔMICO,
- E OS ELEMENTOS DA NATUREZA COLETADOS ANTERIORMENTE (DE PREFERÊNCIA JÁ CAÍDOS NO CHÃO OU RESSECADOS. CASO USEM ELEMENTOS VERDES, A ATIVIDADE DEVE OCORRER LOGO EM SEGUIDA, POIS EM GERAL ELES MURCHAM OU RESSECAM DE UM DIA PARA O OUTRO).
QUESTÃO 3
ATENÇÃO: É IMPORTANTE FAZER A ATIVIDADE EM DUPLA OU GRUPO, COM FAMILIARES OU COLEGAS DE SALA, AUMENTANDO AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO E DE RECURSOS.
ANTES DE INICIAR, VAMOS DEFINIR O TEMA DE NOSSA CRIAÇÃO. ESCOLHA UMA DAS SUGESTÕES:
POSSIBILIDADE 1 – SOBRE A NATUREZA, REPRESENTE ALGUM LUGAR OU ANIMAL COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS. (PODEMOS NOS INSPIRAR EM LEITURAS DE LIVRO COMO: “UM PASSEIO PELA NATUREZA”)
POSSIBILIDADE 2 – TRABALHAR O TEMA FAMÍLIA (DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA NO DIA 15 DE MAIO E DIA NACIONAL DA FAMÍLIA 8 DE DEZEMBRO), CADA CRIANÇA REPRESENTAR SUA FAMÍLIA POR MEIO DOS ELEMENTOS NATURAIS COLETADOS E EM SEGUIDA APRESENTA PARA OS COLEGAS E DIALOGA SOBRE ELA.
É MUITO IMPORTANTE O MOMENTO DO DIÁLOGO, SOCIALIZAÇÃO E APRECIAÇÃO DEPOIS DE FINALIZADAS AS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS.
DEPOIS DE FINALIZAR É IMPORTANTE TIRAR UMA FOTO, BEM ILUMINADA, PARA GARANTIR O REGISTRO. LEMBRE-SE, A NATUREZA É VIVA E PODE SER QUE NO DIA SEGUINTE SUA OBRA NÃO ESTEJA DA MESMA FORMA.
AS FOTOS PODEM SER DIVULGAS PARA A COMUNIDADE ESCOLA PELOS MEIOS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO.
QUESTÃO 4
O QUE O TEXTO SUGERE QUE PODEMOS FAZER DURANTE A QUEDA DAS FOLHAS NO OUTONO?
A) PODAR AS PLANTAS PARA ESTIMULAR O CRESCIMENTO.
B) CRIAR OBRAS DE ARTE UTILIZANDO ELEMENTOS DA NATUREZA CAÍDOS NO CHÃO.
C) EVITAR O CONTATO COM AS PLANTAS NESSA ESTAÇÃO.
D) PLANTAR NOVAS MUDAS PARA SUBSTITUIR AS QUE PERDERAM SUAS FOLHAS.
QUESTÃO 5
QUAL A VANTAGEM DE USAR ELEMENTOS DA NATUREZA JÁ CAÍDOS NO CHÃO PARA CRIAR OBRAS DE ARTE, CONFORME MENCIONADO NO TEXTO?
A) ISSO ESTIMULA O CRESCIMENTO DAS PLANTAS.
B) EVITA A EXPOSIÇÃO AO FRIO DO INVERNO.
C) NÃO MACHUCA OU PREJUDICA AS PLANTAS.
D) CONTRIBUI PARA A POLÍNIZAÇÃO DAS FLORES.
SABER MAIS
MAIS ATIVIDADES QUE UTILIZAM A NATUREZA EM: ATIVIDADES NA NATUREZA COM A CRIANÇADA. LINK:https://www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidade: Matrizes Estéticas e Culturais local e regional e seus artistas representante Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais Sentidos plurais Relação entre os processos de criação e produção entre as diversas linguagens artísticas | (GO-EF02AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e a criação autoral. (GO-EF02AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos, sociais e culturais de modo individual, coletivo e colaborativo. (GO-EF02AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo e comparativo. |
Referências | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime Goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acesso em: 26 de mar de 2022. PAULA, Júlia de. Atividades na Natureza com a Criançada. 06/10/2020. Disponível em: www.jardinsdaana.com.br/l/atividades-na-natureza-com-a-criancada/ Acessado em: 06 de abril de 2022 |