Olá, estudante. Esta videoaula de Arte foi veiculada na TV no dia 06 de dezembro de 2021 (Segunda-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE MAIS UMA LINGUAGEM DA ARTE, A MÚSICA. MÚSICA É UMA FORMA DE ARTE QUE CONSTITUI NA COMBINAÇÃO DE VÁRIOS SONS E RITMOS, SEGUINDO UMA PRÉ-ORGANIZAÇÃO AO LONGO DO TEMPO. VAMOS LÁ, ASSISTIR A AULA? CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO!
https://pixabay.com/pt/vectors/m%c3%basica-notas-clave-159868/
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: MÚSICA
OLÁ, CRIANÇA! TUDO BEM COM VOCÊ? NESSA AULA VAMOS ESTUDAR SOBRE A MÚSICA E SEUS ELEMENTOS! VOCÊ SABE O QUE É MÚSICA? A MÚSICA É UMA FORMA DE ARTE QUE SE CONSTITUI NA COMBINAÇÃO DE VÁRIOS SONS E RITMOS, SEGUINDO UMA PRÉ-ORGANIZAÇÃO AO LONGO DO TEMPO. MÚSICA É A LINGUAGEM DOS SONS. VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SOM, ELEMENTOS DA MÚSICA, AS NOTAS MUSICAIS. BORA LÁ?
ATIVIDADE – 1
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES: QUAIS OBJETOS ESTÃO SENDO UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS MUSICAIS? VOCÊ JÁ BRINCOU DE FAZER SONS? COMO FOI?
FONTE: LOPES, 2017
ATIVIDADE – 2
ESCREVA O NOME DE UMA MÚSICA SUA PREFERIDA? QUAIS SENTIMENTOS ESSA MÚSICA CAUSA EM VOCÊ?
https://pixabay.com/pt/vectors/notas-musicais-m%c3%basica-sorriso-6159013/
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- MÚSICA É A ARTE QUE SE EXPRESSA POR MEIO DE SONS E SILÊNCIOS ORGANIZADOS, RITMADOS COM A INTENÇÃO DE SEREM OUVIDOS;
- O SOM E SUAS CARACTERÍSTICAS;
- TODAS ESSAS ORGANIZAÇÕES DE SONS E SILÊNCIOS É BASEADA TAMBÉM EM TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA;
- NOTAS MUSICAIS;
- VÍDEO: BONECA DE LATA, TRABALHANDO MÚSICA E DANÇA;
- ATIVIDADES DE FIXAÇÃO.
Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares | (GO-EF01AR37) EXPLORAR SONORIDADES EM DIVERSOS OBJETOS, EM MATERIAIS DO AMBIENTE E NO PRÓPRIO CORPO, COMO INSTRUMENTOS DE PRÁTICA MUSICAL.(GO-EF01AR14-A) VIVENCIAR E ENTENDER QUE A MATÉRIA-PRIMA DA MÚSICA E O SOM E QUE ESTE POSSUI DIFERENTES PARÂMETROS, COMO ALTURA, DURAÇÃO, TIMBRE E INTENSIDADE. (GO-EF01AR17-A/C) DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E EXPRESSIVIDADE MUSICAL, POR MEIO DE IMPROVISAÇÕES E COMPOSIÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, AO EXPLORAR SONS ORIUNDOS DE DIVERSAS FONTES SONORAS.(GO-EF01AR15-A/B) DISCRIMINAR E CLASSIFICAR AS FONTES SONORAS, DE ACORDO COM OS PARÂMETROS DO SOM COMO ALTURA, DURAÇÃO, TIMBRE E INTENSIDADE E OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MÚSICA, A MELODIA E O RITMO. |
Referências: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. LOPES, CAMARGO ANDRÉ (ORG.). NOVO PITANGUÁ: ARTES. 1 ª ED. MODERNA: SÃO PAULO.2017. A ARTE DE FAZER ARTE, 1º ANO/ HADDAD DENISE AKEL; MORBIN, DULCE GONÇALVES; OKINO, PRISCILA. – 1 ED.- SÃO PAULO: SARAIVA, 2013. https://www.youtube.com/watch?v=ZdoXn_WpHK8https://pixabay.com/pt/. |