You are currently viewing ARTE – A MÚSICA DE ANTIGAMENTE

ARTE – A MÚSICA DE ANTIGAMENTE

Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEIyqoUZ3E/

CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS É MUITO IMPORTANTE! ELES TÊM MUITAS HISTÓRIAS PARA NOS CONTAR E PODEMOS APRENDER MUITO COM ELAS. ALÉM DISSO, ELES TÊM UM MUNDO DIFERENTE DO NOSSO, COM CULTURA E GOSTOS MUSICAIS ÚNICOS!

QUANDO CONVERSAMOS COM OS MAIS VELHOS, PODEMOS CONHECER MAIS SOBRE A SUA CULTURA. CADA PESSOA TEM SUAS TRADIÇÕES, SUAS COMIDAS FAVORITAS, SUAS ROUPAS TÍPICAS E MUITO MAIS! AO CONVERSAR COM ELES, PODEMOS APRENDER SOBRE ESSAS COISAS E ENTENDER MELHOR A DIVERSIDADE QUE EXISTE NO MUNDO.

OUTRA COISA LEGAL É DESCOBRIR OS GOSTOS MUSICAIS DOS MAIS VELHOS. ELES VIVERAM EM ÉPOCAS DIFERENTES DA NOSSA E TIVERAM SUAS PRÓPRIAS BANDAS E CANTORES FAVORITOS. AO CONVERSAR COM ELES E CONHECER SUAS MÚSICAS PREFERIDAS, PODEMOS DESCOBRIR NOVOS ESTILOS MUSICAIS E ATÉ MESMO NOS APAIXONAR POR ELES!

ALÉM DISSO, CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS É UMA FORMA DE MOSTRAR RESPEITO E CARINHO. ELES TÊM UMA SABEDORIA ACUMULADA AO LONGO DOS ANOS E PODEM NOS ENSINAR MUITAS COISAS. ESCUTÁ-LOS E VALORIZAR SUAS OPINIÕES É UMA FORMA DE DEMONSTRAR AMOR E GRATIDÃO.

PORTANTO, CRIANÇAS, NÃO SE ESQUEÇAM DA IMPORTÂNCIA DE CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS. ELES TÊM MUITO A NOS ENSINAR E A COMPARTILHAR CONOSCO. APRENDER SOBRE SUAS CULTURAS E GOSTOS MUSICAIS É UMA FORMA DE ENRIQUECER NOSSAS VIDAS E VALORIZAR A DIVERSIDADE QUE EXISTE NO MUNDO. ENTÃO, VAMOS ABRIR NOSSAS MENTES E NOSSOS CORAÇÕES PARA OUVIR O QUE ELES TÊM A NOS DIZER!

QUESTÃO 1

VOCÊ CONVIVE COM PESSOAS IDOSAS? PODE SER SEUS AVÓS, BISAVÓS, AMIGOS DA FAMÍLIA OU ATÉ MESMO UM VIZINHO. ESCOLHA UM PARA ENTREVISTAR SOBRE MÚSICA. 

PARA REFLETIR:

“À MEDIDA QUE ANA CRESCIA, ELA NUNCA PERDEU A PAIXÃO PELA MÚSICA. ELA SABIA QUE AS CANÇÕES PODIAM CONECTAR PESSOAS DE TODAS AS IDADES E CULTURAS. GRAÇAS A SUA AVÓ, ANA DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DE CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS E CONHECER SUAS PREFERÊNCIAS MUSICAIS, POIS ISSO PODERIA TRAZER MAIS UNIÃO E APRENDIZADO PARA TODOS.”

História criada para esta aula, autoral.

QUESTÃO 2

PERGUNTE AO IDOSO, 2 OU 3 MÚSICAS PREFERIDAS DE SUA JUVENTUDE.

EM SEGUIDA SOLICITE QUE ELE CANTE OU MOSTRE PARA VOCÊ.

VOCÊ GOSTOU DE CONHECER AS MÚSICAS MAIS ANTIGAS?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAA8uUcg6-A/

QUESTÃO 3

AGORA ESCOLHA UMA DAS FICHAS DE IMAGENS ABAIXO E MOSTRE AO IDOSO QUE ESTÁ DIALOGANDO, PERGUNTE:

  • O QUE SÃO OS OBJETOS DA IMAGEM E COMO SE USA?
  • APROVEITE O DIÁLOGO PARA CONHECER MAIS SOBRE O MUNDO DA MÚSICA DE ANTIGAMENTE.

CLIQUE NO BOTÃO PARA BAIXAR AS FICHAS.

QUESTÃO 4

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. APRENDEMOS AO CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS? 

A) SOBRE AS TRADIÇÕES 

B) SOBRE ROUPAS TÍPICAS.

C) SOBRE A DIVERSIDADE DO MUNDO. 

D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

Imagem cria em AI no canva.com

QUESTÃO 5

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. DESCOBRIMOS AO CONHECER OS GOSTOS MUSICAIS DOS MAIS VELHOS: 

A) NOVOS ESTILOS MUSICAIS. 

B) BANDAS E CANTORES FAVORITOS. 

C) COMO NOS APAIXONAR POR MÚSICA. 

D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

QUESTÃO 6

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. AO CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS DEMONSTRAMOS? 

A) RESPEITO E CARINHO. 

B) AMOR E GRATIDÃO. 

C) QUE VALORIZAMOS SUAS OPINIÕES. 

D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

Imagem cria em AI no canva.com

PARA AMPLIAR

PODEMOS CONVIDAR UM DOS IDOSOS PARA CONHECER A TURMA E CONVERSAR COM ELES, CASO TENHA CONHECIMENTO MUSICAL COM INSTRUMENTOS, PODEM EXPLORAR A MUSICALIDADE COM AS CRIANÇAS. 

  • CONFIRA UMA HISTÓRIA CRIADA ESPECIALMENTE PARA ESTA PROPOSTA NOS SLIDES.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:Arte
Habilidades:
Processos de Criação: Criação Musical Estruturação e Arranjo
Contextos e Práticas: Patrimônio e memória cultural, material e imaterial do Brasil Construção de vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas
(GO-EF02AR17-A/C) Desenvolver a criatividade, imaginação e expressividade musical, por meio de improvisações e composições individuais e coletivas, ao explorar sons oriundos de diversas fontes sonoras

(GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.