Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental.

CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS É MUITO IMPORTANTE! ELES TÊM MUITAS HISTÓRIAS PARA NOS CONTAR E PODEMOS APRENDER MUITO COM ELAS. ALÉM DISSO, ELES TÊM UM MUNDO DIFERENTE DO NOSSO, COM CULTURA E GOSTOS MUSICAIS ÚNICOS!
QUANDO CONVERSAMOS COM OS MAIS VELHOS, PODEMOS CONHECER MAIS SOBRE A SUA CULTURA. CADA PESSOA TEM SUAS TRADIÇÕES, SUAS COMIDAS FAVORITAS, SUAS ROUPAS TÍPICAS E MUITO MAIS! AO CONVERSAR COM ELES, PODEMOS APRENDER SOBRE ESSAS COISAS E ENTENDER MELHOR A DIVERSIDADE QUE EXISTE NO MUNDO.
OUTRA COISA LEGAL É DESCOBRIR OS GOSTOS MUSICAIS DOS MAIS VELHOS. ELES VIVERAM EM ÉPOCAS DIFERENTES DA NOSSA E TIVERAM SUAS PRÓPRIAS BANDAS E CANTORES FAVORITOS. AO CONVERSAR COM ELES E CONHECER SUAS MÚSICAS PREFERIDAS, PODEMOS DESCOBRIR NOVOS ESTILOS MUSICAIS E ATÉ MESMO NOS APAIXONAR POR ELES!
ALÉM DISSO, CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS É UMA FORMA DE MOSTRAR RESPEITO E CARINHO. ELES TÊM UMA SABEDORIA ACUMULADA AO LONGO DOS ANOS E PODEM NOS ENSINAR MUITAS COISAS. ESCUTÁ-LOS E VALORIZAR SUAS OPINIÕES É UMA FORMA DE DEMONSTRAR AMOR E GRATIDÃO.
PORTANTO, CRIANÇAS, NÃO SE ESQUEÇAM DA IMPORTÂNCIA DE CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS. ELES TÊM MUITO A NOS ENSINAR E A COMPARTILHAR CONOSCO. APRENDER SOBRE SUAS CULTURAS E GOSTOS MUSICAIS É UMA FORMA DE ENRIQUECER NOSSAS VIDAS E VALORIZAR A DIVERSIDADE QUE EXISTE NO MUNDO. ENTÃO, VAMOS ABRIR NOSSAS MENTES E NOSSOS CORAÇÕES PARA OUVIR O QUE ELES TÊM A NOS DIZER!
QUESTÃO 1
VOCÊ CONVIVE COM PESSOAS IDOSAS? PODE SER SEUS AVÓS, BISAVÓS, AMIGOS DA FAMÍLIA OU ATÉ MESMO UM VIZINHO. ESCOLHA UM PARA ENTREVISTAR SOBRE MÚSICA.
PARA REFLETIR:
“À MEDIDA QUE ANA CRESCIA, ELA NUNCA PERDEU A PAIXÃO PELA MÚSICA. ELA SABIA QUE AS CANÇÕES PODIAM CONECTAR PESSOAS DE TODAS AS IDADES E CULTURAS. GRAÇAS A SUA AVÓ, ANA DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DE CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS E CONHECER SUAS PREFERÊNCIAS MUSICAIS, POIS ISSO PODERIA TRAZER MAIS UNIÃO E APRENDIZADO PARA TODOS.”
História criada para esta aula, autoral.
QUESTÃO 2
PERGUNTE AO IDOSO, 2 OU 3 MÚSICAS PREFERIDAS DE SUA JUVENTUDE.
EM SEGUIDA SOLICITE QUE ELE CANTE OU MOSTRE PARA VOCÊ.
VOCÊ GOSTOU DE CONHECER AS MÚSICAS MAIS ANTIGAS?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAA8uUcg6-A/
QUESTÃO 3
AGORA ESCOLHA UMA DAS FICHAS DE IMAGENS ABAIXO E MOSTRE AO IDOSO QUE ESTÁ DIALOGANDO, PERGUNTE:
- O QUE SÃO OS OBJETOS DA IMAGEM E COMO SE USA?
- APROVEITE O DIÁLOGO PARA CONHECER MAIS SOBRE O MUNDO DA MÚSICA DE ANTIGAMENTE.
CLIQUE NO BOTÃO PARA BAIXAR AS FICHAS.
QUESTÃO 4

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. APRENDEMOS AO CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS?
A) SOBRE AS TRADIÇÕES
B) SOBRE ROUPAS TÍPICAS.
C) SOBRE A DIVERSIDADE DO MUNDO.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
Imagem cria em AI no canva.com
QUESTÃO 5
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. DESCOBRIMOS AO CONHECER OS GOSTOS MUSICAIS DOS MAIS VELHOS:
A) NOVOS ESTILOS MUSICAIS.
B) BANDAS E CANTORES FAVORITOS.
C) COMO NOS APAIXONAR POR MÚSICA.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO 6
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. AO CONVERSAR COM OS MAIS VELHOS DEMONSTRAMOS?
A) RESPEITO E CARINHO.
B) AMOR E GRATIDÃO.
C) QUE VALORIZAMOS SUAS OPINIÕES.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.

Imagem cria em AI no canva.com
PARA AMPLIAR
PODEMOS CONVIDAR UM DOS IDOSOS PARA CONHECER A TURMA E CONVERSAR COM ELES, CASO TENHA CONHECIMENTO MUSICAL COM INSTRUMENTOS, PODEM EXPLORAR A MUSICALIDADE COM AS CRIANÇAS.
- CONFIRA UMA HISTÓRIA CRIADA ESPECIALMENTE PARA ESTA PROPOSTA NOS SLIDES.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: Processos de Criação: Criação Musical Estruturação e Arranjo Contextos e Práticas: Patrimônio e memória cultural, material e imaterial do Brasil Construção de vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas | (GO-EF02AR17-A/C) Desenvolver a criatividade, imaginação e expressividade musical, por meio de improvisações e composições individuais e coletivas, ao explorar sons oriundos de diversas fontes sonoras (GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. |