OLÁ, EDUCANDO (A) !ESTA VIDEOAULA DE ARTE, FOI VEICULADA NA TV NO DIA 13/04/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
AS CRIANÇAS OUVIRÃO A MÚSICA “A FOLHINHA” DO GRUPO TAQUITÁ VÃO APRENDER A VALORIZAR A PRODUÇÃO GOIANA, RECONHECENDO OS ARTISTAS QUE CONTRIBUEM COM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA LOCAL E REGIONAL, ESPECIFICAMENTE. IRÃO TAMBÉM DESENVOLVER A SUA CRIATIVIDADE E EXPRESSIVIDADE POR MEIO DA MÚSICA E DAS ATIVIDADES. VÃO APRENDER A PRESERVAR A NATUREZA.
Leaf vector created by freepik – www.freepik.com
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: A MÚSICA E A NATUREZA.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE NOSSA ATIVIDADE É SOBRE MÚSICA E NATUREZA. PRIMEIRO VAMOS LER A MÚSICA “A FOLHINHA” DO GRUPO TAQUITÁ. VOCÊS CONHECEM O GRUPO TAQUITÁ? É MUITO LEGAL!
A FOLHINHA
A FOLHINHA VAI VOANDO,
VAI VOANDO SEM PARAR
PARA UM LADO E PARA O OUTRO CONTINUA A BALANÇAR,
MAS O VENTO FOI EMBORA E A FOLHINHA SE CANSOU
FOI PARANDO DEVAGAR E NO CHÃO SE ACOMODOU
Composição: Jéssica Ini e Zé Junqueira
A MÚSICA FALA DE FOLHAS DE ÁRVORES. VOCÊ SABIA QUE PODEMOS CONSTRUIR ATIVIDADES ARTÍSTICAS LINDAS USANDO FOLHAS DE PLANTAS?
ATIVIDADE 1:
CARIMBOS DE FOLHAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE TINTA GUACHE, FOLHAS DE ÁRVORES E UM PAPEL CHAMEX.
ATIVIDADE 2:
SOMBRAS DE FOLHAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE LÁPIS DE CERA, FOLHAS DE ÁRVORES E UM PAPEL CHAMEX.
ATIVIDADE 3:
FIGURAS COM FOLHAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE COLA, CANETINHA OU LÁPIS DE COR, FOLHAS DE ÁRVORES E UM PAPEL CHAMEX.
RELEMBRANDO:
- PRODUÇÃO GOIANA
- MÚSICA GOIANA
- ARTE COM MATERIAIS DA NATUREZA
Ciclo da infância: Habilidade estruturante Habilidades complementares | (GO-EF02AR03-A) Conhecer as distintas matrizes estéticas e culturais, reconhecendo os artistas que contribuem com a produção artística local e regional especificamente e possam produzir, a partir das obras estudadas, desenvolvendo a sua criatividade e expressividade. (GO-EF02AR09-A) Estabelecer relações entre as partes e o todo corporal na construção do movimento dançado, a partir de orientações anatômicas, percepção de ações da gravidade, alinhamentos posturais, apoios, tempos, eixos, planos, direções. (GO-EF02AR41) Reconhecer e explorar os elementos concretos que, inter-relacionados à interpretação dos atuantes, compõem um espetáculo teatral: cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação, sonoplastia. |