Esta proposta de atividade de Arte é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE OS POVOS KARAJÁS SÃO HABITANTES SECULARES DAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO?
O PASSAR DOS ANOS E A CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE URBANA NÃO OS IMPEDIU DE MANTER COSTUMES TRADICIONAIS DO GRUPO COMO: A LÍNGUA NATIVA, AS BONECAS DE CERÂMICA, AS PESCARIAS FAMILIARES, OS RITUAIS COMO A FESTA DE ARUANÃ E DA CASA GRANDE (HETOHOKY), OS ENFEITES PLUMÁRIOS, A CESTARIA E ARTESANATO EM MADEIRA E AS PINTURAS CORPORAIS, COMO OS CARACTERÍSTICOS DOIS CÍRCULOS NA FACE, UM EM CADA BOCHECHA?
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO POVO KARAJÁ É A PINTURA FEIRA NO ROSTO COMO UM RITO DE PASSAGEM AO FIM DA INFÂNCIA. GERALMENTE SÃO TRAÇOS ESCUROS FEITOS COM CARVÃO.
PARA OS POVOS INDÍGENAS, A DANÇA POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS. HÁ MOMENTOS QUE ELA É USADA PARA CELEBRAR FESTAS, HOMENAGEAR ALGUÉM, PEDIR CURA, AGRADECER A COLHEITA OU AINDA COMO PREPARAÇÃO PARA GUERRAS.
QUESTÃO 1
VOCÊ JÁ VIU ALGUMAS DESSAS OCASIÕES PELA TV, INTERNET OU PRESENCIALMENTE?VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO:
DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO, MÚSICAS E DANÇAS.
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
PARA OS INDÍGENAS,
A) A DANÇA NÃO POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS
B) A DANÇA POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS
C) HÁ DANÇA NÃO FAZ PARTE DAS CELEBRAÇÕES E FESTAS
D) DANÇAR É PROIBIDO PARA MULHERES
QUESTÃO 3
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
SOBRE OS POVOS KARAJÁ,
A) CHEGARAM RECENTEMENTE NO BRASIL
B) NÃO EXISTEM MAIS
C) SÃO HABITANTES DE SÃO PAULO E AMAZONAS
D) SÃO HABITANTES DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO
QUESTÃO 4
EM NOSSO DIA A DIA A CULTURA INDIGENA ESTÁ BASTANTE PRESENTE. UTILIZAMOS DIVERSAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENAS, SENDO A MAIOR PARTE DELAS DE ORIGEM TUPI. VAMOS PROCURAR ALGUMAS DESSAS PALAVRAS?
ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM
QUESTÃO 5
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO POVO KARAJÁ É A PINTURA FEITA NO ROSTO COMO UM RITO DE PASSAGEM AO FIM DA INFÂNCIA. GERALMENTE SÃO TRAÇOS ESCUROS FEITOS COM CARVÃO.
A – APÓS SABERMOS DESSA CARACTERÍSTICA LHE CONVIDO A DESENHAR E PINTAR UMA FACE NO DESENHO ABAIXO PARECIDA COM AS PINTURAS USADAS PELOS KARAJÁS. AS CORES SÃO BEM VINDAS!
B – CASO DESEJE FAZER ESSA ATIVIDADE DIGITALMENTE ACESSO O LINK A SEGUIR E PINTE O ÍNDIO: HTTPS://WWW.COLORIRGRATIS.COM/DESENHO-DE-ROSTO-DE-CHEFE-%C3%ADNDIO-PENAS_5792.HTML
SAIBA MAIS
Consulte e use a Apresentação construída para esse material:
Para saber mais veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk
Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeia. | Habilidade: (GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME GOIÁS, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24, Fev, 2022. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022. Brasil, MEC. Coleção textos Indígenas – Série Cultura: Adornos e Pintura Corporal Karaja. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002030.pdf>. Acessado em: 24, fev, 2022. |