You are currently viewing Arte – Povos indígenas – Karajás

Arte – Povos indígenas – Karajás

Esta proposta de atividade de Arte é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.

Índios Karajá Xambioá se reúnem em área próxima a Aldeia Okara, Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil CCBY3.0,20 de out de 2015.
IMAGEM 1: ÍNDIOS KARAJÁ XAMBIOÁ SE REÚNEM EM ÁREA PRÓXIMA A ALDEIA OKARA, FOTO DE MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL CCBY3.0,20 DE OUT DE 2015.

VOCÊ SABIA QUE OS POVOS KARAJÁS SÃO HABITANTES SECULARES DAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO?

O PASSAR DOS ANOS E A CONVIVÊNCIA COM A SOCIEDADE URBANA NÃO OS IMPEDIU DE MANTER COSTUMES TRADICIONAIS DO GRUPO COMO: A LÍNGUA NATIVA, AS BONECAS DE CERÂMICA, AS PESCARIAS FAMILIARES, OS RITUAIS COMO A FESTA DE ARUANÃ E DA CASA GRANDE (HETOHOKY), OS ENFEITES PLUMÁRIOS, A CESTARIA E ARTESANATO EM MADEIRA E AS PINTURAS CORPORAIS, COMO OS CARACTERÍSTICOS DOIS CÍRCULOS NA FACE, UM EM CADA BOCHECHA?

UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO POVO KARAJÁ É A PINTURA FEIRA NO ROSTO COMO UM RITO DE PASSAGEM AO FIM DA INFÂNCIA. GERALMENTE SÃO TRAÇOS ESCUROS FEITOS COM CARVÃO.

PARA OS POVOS INDÍGENAS, A DANÇA POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS. HÁ MOMENTOS QUE ELA É USADA PARA CELEBRAR FESTAS, HOMENAGEAR ALGUÉM, PEDIR CURA, AGRADECER A COLHEITA OU AINDA COMO PREPARAÇÃO PARA GUERRAS.

QUESTÃO 1


VOCÊ JÁ VIU ALGUMAS DESSAS OCASIÕES PELA TV, INTERNET OU PRESENCIALMENTE?VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO:

Encontro de Culturas – ALDEIA MULTIÉTNICA: Iwraru Karajá (TO) – cc – disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KHeq68E_9K4>

DIALOGUE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO, MÚSICAS E DANÇAS.

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

PARA OS INDÍGENAS,

A) A DANÇA NÃO POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS

B) A DANÇA POSSUI VÁRIOS SIGNIFICADOS

C) HÁ DANÇA NÃO FAZ PARTE DAS CELEBRAÇÕES E FESTAS

D) DANÇAR É PROIBIDO PARA MULHERES

QUESTÃO 3

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

SOBRE OS POVOS KARAJÁ,

A) CHEGARAM RECENTEMENTE NO BRASIL

B) NÃO EXISTEM MAIS

C) SÃO HABITANTES DE SÃO PAULO E AMAZONAS 

D) SÃO HABITANTES DE GOIÁS, TOCANTINS E MATO GROSSO

QUESTÃO 4

EM NOSSO DIA A DIA A CULTURA INDIGENA ESTÁ BASTANTE PRESENTE. UTILIZAMOS DIVERSAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENAS, SENDO A MAIOR PARTE DELAS DE ORIGEM TUPI. VAMOS PROCURAR ALGUMAS DESSAS PALAVRAS?

ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM

QUESTÃO 5

UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO POVO KARAJÁ É A PINTURA FEITA NO ROSTO COMO UM RITO DE PASSAGEM AO FIM DA INFÂNCIA. GERALMENTE SÃO TRAÇOS ESCUROS FEITOS COM CARVÃO.

A – APÓS SABERMOS DESSA CARACTERÍSTICA LHE CONVIDO A DESENHAR E PINTAR UMA FACE NO DESENHO ABAIXO PARECIDA COM AS PINTURAS USADAS PELOS KARAJÁS. AS CORES SÃO BEM VINDAS!

Imagem editada no Canva. Original em: https://colorindo.org/indio/

B – CASO DESEJE FAZER ESSA ATIVIDADE DIGITALMENTE ACESSO O LINK A SEGUIR E PINTE O ÍNDIO: HTTPS://WWW.COLORIRGRATIS.COM/DESENHO-DE-ROSTO-DE-CHEFE-%C3%ADNDIO-PENAS_5792.HTML


SAIBA MAIS

Consulte e use a Apresentação construída para esse material:  

Para saber mais veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk

Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga E Mestre Em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeia. 
Habilidade:
(GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, fazendo relações com as experiências em dança.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME GOIÁS, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24, Fev, 2022.

Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022.

Brasil, MEC. Coleção textos Indígenas – Série Cultura: Adornos e Pintura Corporal Karaja. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002030.pdf>. Acessado em: 24, fev, 2022.