Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você conhece Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, uma das mais ilustres doceiras vilaboenses?
E a poetisa Cora Coralina, da cidade de Goiás?
Acredita que as duas são a mesma pessoa?
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), também conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina, foi uma escritora e poetisa goiana. Sua obra literária retrata a vida cotidiana do interior do Brasil, principalmente a região de Goiás, onde passou a maior parte de sua vida.
Suas obras mais conhecidas incluem “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, “Meu Livro de Cordel” e “Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha”. Além de sua carreira literária, Cora Coralina também trabalhou como doceira, o que a levou a escrever sobre culinária em seus poemas e contos. Ela teve sua obra reconhecida postumamente, tendo recebido diversos prêmios e honrarias no Brasil e no exterior.
A Poesia e a Arte são amigas que têm muito em comum, uma relação que se estende ao longo da história da humanidade. A culinária também tem uma boa relação com essas duas, mais recente, porém muito bonita.
Tanto a poesia quanto a arte foram e são produções culturais que surgem como expressões profundas do ser humano, dando voz às emoções, às sensações, aos pensamentos e sentimentos.
Uma das principais características que aproximam poema e arte é a capacidade de atravessar as barreiras do tempo, da cultura e do espaço, nos transportando para outros lugares, tempos e realidades. Ambas possuem a capacidade de nos fazer mergulhar em nossa realidade ou de outras pessoas. A partir dessa imersão, é possível encontrar novas perspectivas e compreensões da vida e do mundo que nos rodeia.
A beleza é fundamental nestas duas expressões artísticas (Poesia e Arte), a estética nos convida a apreciar as coisas simples com mais intensidade e a enxergar a beleza nas coisas que antes passavam despercebidas.
Podemos afirmar, com tudo isso, que Cora Coralina foi uma grande artista, imortalizada por suas obras.
Questão 1
Qual o significado da palavra “arte”?
A) Uma comida
B) Um instrumento musical
C) Uma expressão do homem
D) Um jogo de tabuleiro
Questão 2
O que a poesia e a arte têm em comum?
A) elas convidam para apreciá-las
B) elas não se preocupam com a beleza
C) elas são congeladas em um tempo e lugar
D) elas fazem obras de argila
Questão 3
Vamos ver o vídeo a seguir e observar com atenção!
Vamos refletir e dialogar:
A – Sobre quem é o vídeo que acabamos de ver?
B – Qual a importância de Cora para a cultura goiana e para a cidade de Goiás?
Questão 4
Vamos ler?
Vamos dialogar mais um pouco:
A – Se houver palavras no texto desconhecidas vamos pesquisar sobre elas.
B – Vamos dialogar/refletir um pouco sobre a leitura que fizemos e o que nos chamou mais a atenção.
Questão 5
Agora que conhecemos um pouco sobre Cora e sua importância para a cultura goiana.
Vamos ser os artistas da vez!
Vamos representar o que aprendemos hoje por meio de uma produção artística, pode ser um desenho, a interpretação de um poema ou até mesmo uma coreografia para encenar a declamação de um poema.
Cada um de nós tem uma habilidade a ser explorada, então mão à obra!
Saiba mais
Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial Processos de Criação: Criação e ressignificação em artes visuais Sentidos Plurais | Habilidades: (GO-EF03AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, tais como: desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, desenvolvendo o senso crítico, investigativo e colaborativo. (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais. (GO-EF03AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade |
Referências | Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> acessado em: 08 de mar de 2022. Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em: 08 de mar de 2022 Coralina, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Todas as Vidas. (1983). São Paulo: Global Editora. |
Banco de Imagens
Imagem 1: Criação feita no Canva com os recursos educacional.
Imagem 2: Cora Coralina, por Gabriel Stein Barreto. Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escritora_Cora_Coralina.jpg>