Olá! Hoje vamos aprender sobre a cantiga popular, saber sobre a diversidade cultural e brincar com as palavras por meio da música e descobrir que ler, escrever e cantar é sempre um presente.
Atividade 1
Quem conhece alguma cantiga popular?
A cantiga é gênero textual: canção (música)
Vamos conhecer o gênero textual: cantigas populares são textos curtos, fáceis de memorizar, passados oralmente de geração, que podem apresentar algumas variações na letra. Pela a repetição das estruturas, pelo ritmo, pela a melodia e pela a ludicidade. Possibilitam a brincar com as palavras.
Atividade 2
⮚ Vamos ouvir e acompanhar fazendo gestos a cada momento da cantiga. ⮚ Fique Atento! Durante o vídeo algumas perguntas terão que ser respondidas.
Você já conhecia essa Cantiga popular?
A barata diz que tem o que?
Por que será que ela é diferente?
Conversem depois com seus familiares quais as cantigas que fizeram parte da infância deles.
Atividade 3
⮚ A cantiga foi escrito em versos, cada linha é um verso.
⮚ Rimas é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
Vamos observar: ler
A barata
A barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ra ra ra, ró ró ró ela tem é uma só!
Ra ra ra, ró ró ró ela tem é uma só!
A barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ra ra ra, ró ró ela tem é casca dura
Ra ra ra, ró ró ró ela tem é casca dura
A barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ra ra ra, ró ró ró ela tem é de capim
Ra ra ra, ró ró ró ela tem é de capim
A barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, ela tem é o pé peludo
Ra ra ra, ró ró ró ela…
Fonte: Musixmatch
Atividade 4
Agora! Copie no seu caderno a Cantiga “A barata”
Pinte na cantiga
⮚ De azul, um verso que diz que a barata é mentirosa.
⮚ De vermelho, um verso que repete em toda cantiga.
⮚ Circulem na cantiga as palavras que rimam
⮚ Leia este verso.
RA RA RA RÓ RÓ RÓ
O que esse verso acima quer mostrar?
⮚ Faça um circulo na cantiga acima o que a barata tem de verdade
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Cantiga popular Prática da oralidade Educação literária Estudo sobre a língua escrita Versos Rimas GO-Materialidade: Expressão, consciência e percepção do corpo. |
Habilidades | (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz. (EF15LP12-A) Reconhecer que as expressões corporais podem ser associadas a fala, exercendo papel importante na construção dos sentidos dos textos orais (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, trava línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF12LP07-A) Reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível reproduzi-los em atividades de escrita e reescrita, assim como de criá-los em atividades de produção de textos. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (GO-EF01AR27) Experimentar diferentes formas de expressão, consciência e percepção do corpo, tais como: elementos das práticas somáticas, danças de roda, jogos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, contação de histórias dramatizadas e outras atividades interartísticas. |
Proponentes/ Professores | Língua Portuguesa / Arte e dança Professora: Kátia P. Borges |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Santa Helena |
CRE: | Regional Bretas |