You are currently viewing Matemática – Aprendendo com o tempo

Matemática – Aprendendo com o tempo

Olá crianças! Vocês sabem me dizer qual dia do mês é hoje? Qual o dia da semana? Qual é o mês?Hoje vamos identificar a passagem do tempo com o uso do calendário e compreender que há intervalo nas medidas de tempo na relação dia, mês e ano.

Vamos lá?!


Atividade 1:

Vamos ler um pouco sobre medidas de tempo:

As medidas de tempo surgiram para atender a diversas necessidades dos seres humanos, como compreender o período de tempo entre o cultivo e a colheita ou, até mesmo, o momento em que o Sol vai se pôr. A primeira referência para controle do tempo foi o Sol, assim, os primeiros relógios controlavam o tempo de acordo com a posição da Terra em relação à principal estrela do Sistema Solar.

Atualmente, medir o tempo continua sendo uma tarefa importante e, por isso, surgiram relógios analógicos e calendários. Existem várias unidades de medida de tempo, como a hora, minuto, segundo, semana, dia, ano, década, século, entre outras.

Para controlarmos os dias do ano, utilizamos o calendário. Na história da humanidade, surgiram vários calendários, mas o que utilizamos hoje no Brasil é o calendário gregoriano, dividido em 12 meses (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro), que possuem entre 30 e 31 dias, exceto o mês de fevereiro, que possui 28 dias. Vale ressaltar que, de 4 em 4 anos, fevereiro possui 29 dias.

Os anos em que fevereiro possui mais dias são conhecidos como anos bissextos. Isso acontece porque cada ano tem, na realidade, 365 dias e 6 horas, o que faz com que, de 4 em 4 anos, essas 6 horas excedentes se tornem 1 dia a mais.

As medidas de tempo utilizadas são variações de medida de dias, anos ou horas.

tabela de tempo

https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-tempo.htm

Atividade 2:

Assista ao vídeo intitulado “MEDIDAS DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO – CALENDÁRIO” que consiste em uma explicação resumida sobre a contagem de tempo das semanas, meses e ano.

“MEDIDAS DE TEMPO: SEMANA, MÊS E ANO – CALENDÁRIO | RESUMO ANIMADO” Canal: Resumos Animados – https://www.youtube.com/watch?v=LNw89F2YahE

Atividade 3:

Este é o calendário do mês de Abril de 2020.
Calendário abril 2020 - 62SD. Fácil de ler. Calendário mensal e programa imprimível livre.

NO DIA 23 DE ABRIL DE 2020 COMEMOROU-SE O DIA DO LIVRO. QUAL É O DIA SEMANA DESSA COMEMORAÇÃO, NESTE CALENDÁRIO? _________________________________

 DEZ DIAS ANTES DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO LIVRO, OS ALUNOS PRODUZIRAM POESIAS PARA SEREM APRESENTADAS. QUE DIA DO MÊS E DA SEMANA OS ALUNOS PRODUZIRAM POESIAS?

__________________________________

O PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS, TEM PLANTÃO NA ESCOLA PARA RECEBER OS PAIS. QUE DIA DO MÊS FOI O PLANTÃO PARA RECEBER OS PAIS NA ESCOLA?

__________________________________

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/486/uso-social-do-calendario#atividade-painel-de-solucoes  (adaptado)

Saiba Mais (material complementar/ Referências):

“Como saber quantos dias tem cada mês” Canal: Colégios da Rede Marista – https://www.youtube.com/watch?v=ZBygRCDMGVs

Objeto de ConhecimentoSignificado de medida e de unidade de medida:Medidas de comprimento padronizada e suas Unidades.
Componente curricularMatemática
Habilidades(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Proponentes/ Professores:Polyana Rodrigues do Nascimento.Augusto Boaventura.Alessandra Bueno da Silva Resende.Maria de Jesus Pereira da Silva.
Instituição Educacional:Escola Padre Lima. 
CRE:CENTRAL 

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3° ano – Educação Financeira e Empreendedorismo